Sistemas Operacionais

14/06/2013 08h56 - Atualizado em 14/06/2013 08h56

Mitos e verdades sobre Windows; tire suas dúvidas

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Windows, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft e o mais popular do mundo em computadores, costuma despertar algumas dúvidas comuns entre os usuários, como a questão da segurança e o desempenho. Para sanar esses e outros questionamentos, o TechTudo preparou um artigo especial com um compilado das dúvidas mais frequentes. Confira:

Windows 8 (Foto: Divulgação)Windows 8 (Foto: Divulgação)

O Windows é um sistema operacional mais vulnerável a vírus que outros?

O que acontece, na verdade, é que o Windows é a plataforma com maior número de usuários, portanto é o sistema mais visado pelos crackers. Outro detalhe é que grande parte dos ataques exploram brechas de softwares que estão instalados no sistema, como o Adobe Reader, Flash, Java, dentre outros. Por esse motivo, de nada adianta um antivírus caro e sempre com a última vacina se os programas não estão atualizados.

Qual o risco com a instalação de uma versão pirata do Windows?

Além de passar vergonha em público com os alertas do WGA, uma instalação pirata do Windows não conta com o suporte da Microsoft e alguns softwares exclusivos para sistema original, como o Security Essentials. O sistema continua recebendo atualizações críticas de segurança, entretanto, alguns updates não podem ser instalados por usuários de versões pirata. Além disso, é bom lembrar, pirataria é crime.

É possível instalar duas versões do Windows em um mesmo computador?

Sim. Basta criar duas partições no HD e instalar uma versão do Windows em cada unidade. No entanto, ao fazer isso, deve-se respeitar a ordem cronológica dos sistemas, ou seja, instalar a versão mais antiga do sistema operacional primeiro. Dessa forma, a edição mais atual do sistema consegue detectar a anterior e adiciona um menu que permite escolher qual Windows iniciar assim que o computador é ligado.

Dual boot entre Windows e Linux (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Dual boot entre Windows e Linux (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

As versões mais recentes do Windows rodam programas para versões mais antigas?

Sim. O Windows é um sistema extremamente compatível com aplicações legadas. Na maioria dos casos, basta instalar o programa normalmente e executá-lo. Em situações mais específicas, o modo de compatibilidade pode resolver o problema. Saiba mais sobre os recursos de compatibilidade do Windows.

O Windows é um bom sistema operacional para jogos? Qual versão é a melhor para este fim?

Sim, é o melhor sistema para jogos, pois possui uma infinidade de títulos exclusivos e continua sendo o sistema mais focado pelas desenvolvedoras. Quanto a melhor versão, depende do hardware do computador. Se seu PC é antigo e não roda os jogos atuais, o Windows XP é o mais indicado por ser leve e estável. Por outro lado, se você possui uma placa de vídeo de última geração compatível com a versão mais recente do DirectX, os gráficos dos jogos ficarão melhor no Windows 8.

Por que o Windows vai caindo o desempenho com o passar do tempo?

CCleaner é uma ferramenta essencial para quem quer manter a saúde do computador em dia  (Foto: Reprodução/Paulo Higa)CCleaner é uma ferramenta essencial para quem quer manter a saúde do computador em dia (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Principalmente devido a instalação de programas, que adicionam entradas desnecessárias à inicialização do Windows. Entretanto, não basta apenas desinstalar os aplicativos que você não usa. Ao fazer isso, é importante utilizar um programa como o Ccleaner para remover os arquivos temporários e entradas desnecessárias no registro deixados pelos programas que foram desinstalados (saiba mais). Na teoria, desfragmentar o HD também pode ajudar, mas na prática o resultado pode não ser visível.

É possível bloquear a instalação e execução de programas no PC?

Sim. Para isso, basta criar uma conta de usuário sem privilégios administrativos e definir uma senha para a conta principal. Para mais detalhes, acesse esse tutorial.

Existe uma ferramenta de correção automática de erros no Windows 8?

Sim. Essa ferramenta é acionada automaticamente durante o boot quando o Windows não pode ser iniciado corretamente ou quando ocorre o desligamento forçado, como uma queda de energia ou tela azul por exemplo. Caso queira acessá-la, siga esse tutorial e, no sexto passo, clique em “Reparo Automático”.

Inicialização avançada do Windows 8  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Inicialização avançada do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ainda tem dúvidas sobre o Windows? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aldo Junior
    2013-06-17T12:58:38

    "As versões mais recentes do Windows rodam programas para versões mais antigas? Sim. O Windows é um sistema extremamente compatível com aplicações legadas." AHAHAHAHAHAHAHAHAHA MUITO BOA ESSA!!!! Melhor do mês do Techtudo!

  • Ivan Silva
    2013-06-14T10:33:16

    Olha estou usando o win8 a uns 3 meses e estou adorando viu! Só odiei os aplicativos que abrem em tela inteira, Mas isso eu resolvi não usando app's... Mas tem muitas funções que ajudam pra caramba e o windows defender trabalhando como anti-vírus ficou perfeito... Pretendo até criar um post quando lançar meu novo blog mostrando as varias funções novas que ajudam pra caramba. Twitter: @ivaanlenon

  • Benedito Barbosa
    2013-06-14T12:16:19

    É o melhor ,sem concorrente a altura,isso para os adultos!

  • Julio Crosciatti
    2013-06-14T12:30:56  

    O windows 8 é bacana quando usado com tela touch screen.Precisa de algumas correções como os aplicativos que abrem em tela metro mas não tem a opção de fechar.Seria ótimo fechar somente diminuindo a tela com os dedos.Talvez o que gera mais confusão são as diferenças entre trabalhar com tela touch que tem suas aplicações feitas para serem trabalhadas desse modo com as outras configurações clássicas que já estamos tão acostumados.Das duas uma,ou é promissor ou um verdadeiro fracasso!

    recentes

    populares

    • Julio Crosciatti
      2013-06-14T12:30:56  

      Para fechar os aplicativos em tela metro é só "segurar" na parte superior da tela(do mesmo jeito que faz para deixar ocupando parte da tela) e "jogá-los" para baixo, até o fim da tela do pc. Aqui, mesmo sem touch, estou adorando o windows 8, não uso muito os aplicativos em metro, mas até que estou gostando do "email/calendário/mensagens/pessoas".

  • Aldo Junior
    2013-06-17T13:07:32  

    Pessoa que escreveu essa matéria, deveria mudar de profissão. O Windows é uma desgraça quando se trata de compatibilidade com material legado. É impossível prever se o seu velho soft do windows XP 32 Bits vai "fumegar" no mais 7 ou 8 64 bits. E se falarmos da tal compatibilidade com hardware, a mentira é maior ainda... Começa pela dificuldade EXTREMA em se achar drivers de periféricos antigos para sistemas 64 bit da M$. A cada troca de versão do windows a MESMA mentira é empurrada pra frente da mesma forma, sem absolutamente NENHUM teste que comprove o anunciado.

    recentes

    populares

    • Aldo Junior
      2013-06-17T13:07:32  

      assino embaixo tudo o que você disse. O Windows é péssimo no quesito compatibilidade com versões anteriores. Já perdi a conta de quantos programas e drivers de versões anteriores que não funcionaram nem por milagre no Windows 7, e no 8 então, nem se fala. Isso sem contar a questão, como você também disse, dos 32 e 64 bits; aí é que a coisa fede mesmo.

  • Everson Oliveira
    2013-06-17T12:39:21  

    win8! a melhor coisa q a MS ja fez ate hj.. pena q n posso falar o mesmo sobre o office2013

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2013-06-17T12:39:21  

      realmente o desempenho do 2013 x64 é muito melhor e é muito mais aprimorado do q o 2010 x64

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2013-06-17T12:39:21  

      para mim o melhor windows foi o 3.1.1, grande salto do Dos para interface grafica

  • Tarcísio Deschamps
    2013-06-14T13:29:48  

    Verdade sobre o windows: O linux é melhor!

    recentes

    populares

    • Tarcísio Deschamps
      2013-06-14T13:29:48  

      Vilson Neto em alguns requisitos sim.. mais tem lados que a microsoft ganha...

    recentes

    populares

    • Tarcísio Deschamps
      2013-06-14T13:29:48  

      o Windows é melhor por ser mais acessível que os outros e também ter maior compatibilidade com as aplicações sendo eles Jogos, programas Etc.... o Mac também é um ótimo sistema porem é menos acessível e caro se comparado aos PC que usam Windows, já Linux é leve fluido mas para o uso no dia - dia não é uma boa escolha pois tem poucas aplicações compatíveis então quem é humilde sabe que o Windows é melhor por esses fatores.

  • Luiz Oliveira
    2013-06-14T10:11:32  

    Sinto o cheiro de "subsidio" rs.

    recentes

    populares

    • Luiz Oliveira
      2013-06-14T10:11:32  

      Cheiro, o gosto, o conteúdo... rsrsrsrs

  • Fernando Luiz
    2013-06-14T09:59:50  

    Windows 8 = Lixo da MS

    recentes

    populares

    • Fernando Luiz
      2013-06-14T09:59:50  

      Bruno Tuca as vezes não é somente o sistema.

    recentes

    populares

    • Fernando Luiz
      2013-06-14T09:59:50  

      Daniel Freitas concordo com sua colocação... comprei um sansung 5502p ad1, e vei com o 8... tive varios problemas... sendo que tive que recorrer a garantia e pegar um novo para que resolvesse o problema... tudo por conta do sistema... duas semanas dps ja troquei para o 7...