Notebook

07/06/2013 06h05 - Atualizado em 10/06/2013 13h49

WWDC 2013: o que esperar da conferência que trará novidades da Apple?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A poucos dias de acontecer a WWDC 2013, o TechTudo traz um resumo do que poderá ou não rolar na conferência de desenvolvedores da Apple. Acompanhe e descubra o que poderá ser lançado no evento e o que poderá continuar sendo apenas rumor.

O que esperar da WWDC 2013? (Foto: Divulgação)O que esperar da WWDC 2013? (Foto: Divulgação)

Todo ano a Apple realiza a WWDC (Worldwide Developers Conference), no mês de junho. O evento é o palco para vários anúncios relacionados principalmente aos sistemas operacionais e softwares da empresa. Com diversos rumores em torno dos produtos da gigante de Cupertino aparecendo, a conferência torna-se o centro das atenções pois pode confirmar ou negar tais boatos.

O que podemos esperar desse evento? É praticamente certo que teremos novidades relacionadas aos sistemas operacionais iOS e Mac OS, algumas renovações nos computadores da Apple e outros lançamentos. Contudo, para ter uma ideia do realmente pode surgir nesse evento é preciso dar uma passada pelos rumores e expectativas em torno dos produtos da Apple.

iOS 7

iOS 7 deve ser apresentado na WWDC 2013 (Foto: Arte/TechTudo)iOS 7 deve ser apresentado na WWDC 2013 (Foto: Arte/TechTudo)

A grande expectativa dos usuários dos gadgets da Apple são as mudanças que o sistema operacional desses aparelhos irá sofrer e que virão na prévia do que será o iOS 7. O iOS já está bem posicionado como sistema mobile, mas enfrenta criticas de seus usuários por causa de características que os outros sistemas oferecem e por ainda manter o mesmo estilo desde as primeiras versões.

A empresa lançou o aplicativo oficial da WWDC para dispositivos iOS na segunda-feira (3). O app apresenta um design ligeiramente “achatado”, o que dá mais credibilidade aos rumores que iOS 7 irá abandonar o design skeuomorphic (que imita materiais reais como o iBooks) e passará a usar uma aparência plana mais simples. Isso se deve em grande parte às últimas mudanças administrativas ocorridas dentro da Apple, que resultaram na saída de Scott Forstall (vice-presidente sênior de iOS) e colocaram Jonh Ive como responsável pelas diretrizes de interfaces humanas.

Além da mudança no design, espera-se que sejam lançadas outras novidades. O iOS 7 poderá incluir funcionalidade para fazer upload de fotos para o Flickr e vídeos no Vimeo. O recurso seria semelhante ao que já existe para o Twitter e Facebook: configura-se a conta uma vez e a partir daí, já é possível usar a funcionalidade no menu de ação em todo o sistema do iOS.

- Air Drop

O AirDrop é um dos recursos mais interessantes do OS X. Ele permite a troca de arquivos entre Macs de uma maneira simples, fácil e rápida. Contudo, tal recurso é exclusivo do OS X, um problema que poderá mudar nessa WWDC.

Segundo o "9to5Mac", a Apple está testando versões internas do iOS 7 que incluem o AirDrop, o que aumenta as chances da empresa anunciar a chegada desse recurso aos iPads, iPhones e iPods touch. As chances disso acontecer são grandes; com o AirDrop no iOS, a troca de arquivos se estenderia aos gadgets e isso os integraria ainda mais aos computadores da Apple, o que fortaleceria o ecossistema da empresa e melhoraria a experiência do usuário.

- iRadio

Existe uma expectativa muito grande que Apple lance um serviço de streaming musical. Esse serviço está sendo apelidado pela mídia como iRadio, o próximo grande concorrente do Spotify, Deezer e Rdio. O produto seria integrado ao iTunes e desenvolvido especialmente para dispositivos móveis. Ele contaria com recursos não existentes em outros serviços, como botões de fácil acesso para que os usuários comprem canções.

O fechamento de um acordo de licenciamento com a Waner Music Group no domingo (02), aumentou as especulações sobre o lançamento desse novo serviço da Apple. A empresa já havia fechado um contrato de licenciamento com a Universal Music no mês passado e ainda está negociando com a Sony, o que é um forte indicio que ela está correndo para poder lançar o iRadio nessa WWDC.

Existe uma forte especulação publicada pela "Bloomberg" de que esse serviço seja gratuito aos usuários. Assim como acontece no Pandora e no Grooveshark, o custo do iRadio seria bancado por propagandas. No intervalo das músicas, seria transmitida uma publicidade semelhante a das rádios, com vinhetas de curta duração e que usam apenas áudio, já que os usuários dificilmente olharão para a tela do iRadio enquanto escutam suas músicas.

Macs

Novos Macs e atualização do Mac OS X também devem pintar na WWDC (Foto: Arte/TechTudo)Novos Macs e atualização do Mac OS X também devem pintar na WWDC (Foto: Arte/TechTudo)

- MacBook Pro com tela Retina e Air

Espera-se que o MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina receba uma atualização e seja apresentado nesse evento. O atual MacBook Pro Retina de 15 polegadas é um pouco mais magro que o modelo de 13 e, por isso, pode ser que a Apple esteja preparando um modelo de 13 polegadas que corresponda à espessura da atual máquina de 15 polegadas. De acordo com um relatório do "9to5Mac", o modelo será atualizado com os novos chips Haswell da Intel (que possivelmente estarão presentes em todos os modelos a serem mostrados no evento) e terá um desenho industrial um pouco mais magro, além de receber uma webcam de resolução 1080p (Facetime HD). 

E claro, também está prevista uma atualização para a linha de MacBook Air. O modelo passará a usar a configuração de microfone duplo empregada pelo atual MacBook Pro. A matriz de dois microfones permitirá o uso de técnicas de cancelamento de ruído avançada para melhorar outras aplicações de voz e do serviço de videochamadas FaceTime. Com um melhor reconhecimento de voz, é claro, essa seria a oportunidade para a Apple levar as funcionalidades do Siri para o Mac.

- Mac Pro “redesenhado”

Embora com poucas informações a respeito, também existe uma expectativa de uma nova geração de Mac Pro. O site MacRumors encontrou uma postagem de Andrew Scott Baird, na qual ele afirma ter tido uma conversa com Douglas Brooks (gerente de produtos de hardwares Mac na Apple). Na conversa, Brooks faz referência ao Mac Pro e diz que estavam fazendo algo realmente diferente. Por causa disso, é esperado que o Mac Pro venha totalmente redesenhado.

- Mac OS X

É grande a expectativa de que o OS X 10.9 seja revelado nessa conferência. Apelidado de “Lynx”, rumores apontam que o próximo sistema operacional da Apple será focado na usabilidade e não trará nenhuma mudança significativa no que diz respeito ao sistema operacional e novas ferramentas.

Haverá mudanças na forma como o Finder funciona, trazendo suporte a tags e navegação por abas e tornando a transferência e o gerenciamento de arquivos muito mais fácil. O sistema virá com um novo Safari, que será mais ágil, com melhorias no carregamento das páginas, velocidade e eficiência.

Outra mudança significativa será a característica multitarefa, muito similar ao que já vemos no iOS, além de um suporte para mais de um monitor com aplicativos em tela cheia. Na mesma linha de recursos do iOS que estão sendo migrados para o OS X, o site "9to5Mac" afirma que as primeiras versões de desenvolvimento do próximo OS X possuem o assistente de voz Siri e que ele possui integração com o serviço de mapas da Apple, resta saber se esse recurso finalmente chegará ao sistema.

 O que não vai ter?

Lançamento de iPhone e iPad dificilmente acontecerá na WWDC 2013 (Foto: Arte/TechTudo)Lançamento de iPhone e iPad dificilmente acontecerá na WWDC 2013 (Foto: Arte/TechTudo)

Fãs dos gagdet da Apple possivelmente terão que esperar mais um pouco, pois uma coisa que dificilmente acontecerá na WWDC, será o lançamento de iPad e iPhone. Não que isso seja impossível, mas a Apple normalmente não lança esses dispositivos nesse evento. O lançamento deles, se a Apple seguir o padrão atual, deverá ocorrer somente em setembro e outubro.

Também dificilmente haverá alguma atualização da Apple TV. Supostos produtos alardeados pela mídia como o iWatch e iTV, podem até aparecer, mas as chances disso acontecer são bem pequenas. Portanto, o melhor é não fazer muita expectativa sobre estes e esperar para ver no dia do evento.

Cobertura do evento

O TechTudo fará a cobertura da WWDC na próxima segunda-feira (10). Acompanhe conosco todas as novidades que a Apple preparou para esse evento. Vamos ver quais rumores se confirmam e quais novidades ninguém seque imaginou. Aqui no TechTudo, em tempo real.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Diniz
    2013-06-07T15:36:09

    É, com certeza não teremos aparelhos como iPod, iPhone ou iPad nesta apresentação. Mas o iOS 7 será bem diferente do atual. Jony Ive não gosta de skeumorfismo (desenhos do sistema que imitam objetos da vida real), gosta das coisas mais simples, minimalistas e objetivas. O Tim Cook já disse na última entrevista dele que o iOS será um pouco mais aberto, acho que isso significa que teremos o Air Drop ou algo com a mesma função! Espero muitas coisas boas deste iOS, mas nada muito estrondoso.

  • Edu Oliveira
    2013-06-07T11:27:08

    Se não vier com mudanças significativas eu mudo pro Nexus 4 no dia seguinte. :-)

  • Anderson Pereira
    2013-06-07T11:01:49

    iphone sem jailbreak é muito limitado, meu iphone hoje possui recursos que qualquer outro smartphone não possui, como gestos na tela enfim, mas esperamos que a apple mude um pouco nesse novo sistema.

  • Victor Moore
    2013-06-07T09:51:24

    Que novidades surpreendentes terão no IOS7? rssssss Pra mim continua o mesmo IOS3 de sempre... Nada significativo acontece nesse sistema.

  • Luís Fernando
    2013-06-07T10:18:40

    continuara tudo na mesma, nada de inovador irá acontecer!

  • Paulo Pimentel
    2013-06-09T08:49:22  

    Pessoal me ajudem,tenho um iphone,só que ele venho com android,como faço para intalalar o ios ? da apple.

    recentes

    populares

    • Paulo Pimentel
      2013-06-09T08:49:22  

      Cara lamento mas seu iphone é falso, alguém te deu calote tomara que nao tenha pago caro

    recentes

    populares

    • Paulo Pimentel
      2013-06-09T08:49:22  

      Eduardo Costa, você tem razão! Atrás do aparelho está escrito Samsung. Made in Korea. Acho que fui enganado! Que droga!

  • Caetano Moreira
    2013-06-07T11:34:34  

    Designe? Jony Ive? Vamos revisar o texto, pessoal.

    recentes

    populares

    • Caetano Moreira
      2013-06-07T11:34:34  

      Jony Ive está corretíssimo, meu caro!

  • Roberto Bareboin
    2013-06-07T10:55:24  

    A Apple é atualmente a maior empresa de tecnologia do mundo! Criada em 1976, a companhia saiu da garagem do seu CEO e fundador, Steve Jobs, para escritórios em 617 locais do mundo, além de mais de 450 lojas Apple Stores. Nos últimos dez anos, a empresa ajudou a redefinir o mercado de aparelhos eletrônicos com sucessos como o iPhone, iPad, iPod, iMac, Mac Mini, MacBook e Apple TV. Parabéns Apple pelos seus 36 anos trazendo alegria e revolucionando o mercado tecnológico. Congratulations Apple!

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-06-07T10:55:24  

      mais um puxa saco...ueheuheuhe sacanagi...mas realmente ela foi responsavel pela criação de muitos rumos na tecnologia. Amando ou odiando a Apple, temos que reconhecer que fez muito mesmo

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-06-07T10:55:24  

      Augusto MlMI, o grau de inveja determina o quanto a Apple é bem-sucedida.