Internet

05/06/2013 15h06 - Atualizado em 05/06/2013 15h06

O que são 'trolls' e o que é 'trollagem'?

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

Se você é usuário ativo da Internet, com certeza já “trollou” ou foi "trollado" por alguém. Mas você sabe o que isso significa? Embora seu significado como verbo tenha vindo do francês antigo, a palavra “troll” era originalmente utilizada para definir monstros do folclore escandinavo. O termo se aplicava a diversas criaturas, de pequenos goblins a gigantes horrendos, geralmente agressivos e pouco inteligentes. Já no inglês, a expressão é associada a uma técnica de pescaria.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

troll (Foto: troll)Figura do Troll na cultura escandinava (Foto:
Reprodução) 

Na Internet, a gíria derivou-se da expressão “trolling for suckers”, algo como “lançando a isca para os trouxas”. Assim, na rede o termo designa uma pessoa cujo comportamento tende a desestabilizar uma discussão e irritar outras pessoas. Acredita-se que o significado surgiu na década de 80 em um fórum de discussões chamado Usenet. Uma brincadeira no fórum propunha que as pessoas utilizassem o que a professora Judith Donath, do M.I.T, chama de tática “pseudo-naïve” (da falsa ingenuidade). Isto é, eles deviam fazer perguntas idiotas e usar argumentos levianos sobre algo sério para ver quem morderia a isca e realmente se irritaria.

Basicamente, o “troll” é um engraçadinho da Internet que procura aplicar uma espécie de trote nos demais. "Trollar", então, é fazer com que alguém leve a sério aquilo que era apenas uma brincadeira. Um exemplo clássico de "trollagem" é um vídeo postado no YouTube em que o título sugere uma coisa e a mídia em si é outra totalmente diferente. O importante para que o trote seja bem sucedido é que a pessoa leve a sério e sinta-se lesada pela brincadeira. Um "troll" pode, por outro exemplo, criar um perfil falso no Facebook com o nome de “Ninguém” e sair curtindo os status dos amigos para que apareça “Ninguém curtiu isso”.

75378-TrollFace (Foto: 75378-TrollFace)Famoso meme "Troll Face" (Foto: Reprodução) 

A trollagem é uma nova forma de humor muito apreciada nas redes sociais. O termo ganhou até um meme, o Troll Face, utilizado em tirinhas justamente quando a situação descrita se trata de um trote. A imagem foi criada no programa de edição Paint e é propositalmente tosca. Ela foi difundida graças aos sites de compartilhamento de humor e às redes sociais, e hoje é conhecida em todo o mundo e associada diretamente ao conceito de “trollagem”.

No entanto, é preciso destacar que este tipo de humor não deve ser confundido com cyberbullying. A ideia de “trollar” é fazer graça e passar trote nos amigos, mas no final não passa de uma brincadeira, e a intenção é que a vítima ria junto ao perceber a zoação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cleudiney Brandao
    2013-10-23T14:25:26  

    depois de mais de 15 tentativas tentando passar o chefão Troll eram os monstrinhos bobos de Warcraft 1 e 2 e todos os outras jogos e cia, que quando você terminava de matar o chefão, restando 1/2 pauzinho de vida eles mandavm uma machadinha besta aí você morria! tem nada a ver com o que o TechTudo publicou.

    recentes

    populares

    • Cleudiney Brandao
      2013-10-23T14:25:26  

      Isto acima, crianças, é um bom exemplo de trollagem :D