Fabricantes

28/06/2013 08h45 - Atualizado em 28/06/2013 08h46

Vitrine Taiwan Excellence

B. Piropo
por
Para o TechTudo

Taiwan é uma ilha. Uma bonita ilha de formato oblongo (tão bonita que por muitos anos foi conhecida como “Ilha Formosa”, nome a ela atribuído pelos navegadores portugueses que a visitaram em meados do século XIV) que se estende por cerca de 400 km no Mar da China aproximadamente na direção N/S. Com uma área pouco maior que 36 mil km2 (à título de comparação: o Estado do Rio de Janeiro ocupa cerca de 43 mil km2) abriga pouco mais de 23 milhões de habitantes, um terço dois quais vive em torno da capital Taipei e nos vizinhos distritos de New Taipei e Keelung, situados no extremo Norte do país.

Segundo a Wikipedia, Taiwan oferece total liberdade de imprensa e serviços públicos de educação e saúde de boa qualidade, além de elevado grau desenvolvimento humano. E, segundo este vosso amigo que batuca neste teclado e já a visitou um punhado de vezes, a cidade de Taipei é limpa, organizada, servida por uma excelente rede de transportes públicos e abriga um dos povos mais hospitaleiros, educados, ordeiros e afáveis dentre os que encontrei nos muitos pedaços do mundo por onde andei.

Taiwan está entre as vinte maiores economias mundiais.

Uma pequena ilha com pouco mais de vinte milhões de almas? Como pode?

Certamente não em virtude de seu mercado interno. Afinal, por maior que seja seu grau de desenvolvimento humano, uma população tão pequena não pode sustentar uma economia assim pujante. Logo, a resposta só pode ser uma: comércio exterior.

E de fato o comércio exterior é tão importante para a economia do país que recebe um decidido suporte governamental, seja de órgãos do Governo, como o Ministério da Economia, seja de agências semigovernamentais por ele apoiadas.

Representantes de Taiwan no evento no Rio (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Representantes de Taiwan no evento no Rio (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Uma destas agências é o Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan, ou TAITRA (Taiwan External Trade Development Council), que reúne diversas associações comerciais e industriais Taiwanesas e foi criada em 1970 especificamente para fomentar e promover o comércio exterior.

Uma das iniciativas conjuntas da TAITRA é do Ministério da Economia de Taiwan é selecionar os produtos merecedores do Taiwan Excellence Award, um cobiçado prêmio concedido anualmente para incentivar as indústrias a criar produtos que incorporem aquilo que o TAITRA chama de “innovalue”, um misto de inovação e valor agregado. O prêmio é concedido segundo estritos critérios de avaliação baseados em alguns valores fundamentais que incluem Projeto Industrial (“design”), Pesquisa & Desenvolvimento e Qualidade. Os produtos que concorrem ao prêmio são apresentados pelos fabricantes e os finalistas são escolhidos por um júri internacional.

Representantes de Taiwan no evento no Rio (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)O Mestre de cerimônia, Luigi Baricelli mostrando
alguns produtos do evento (Foto: TechTudo
/Rodrigo Bastos)

Este ano foram selecionados 541 produtos merecedores de premiação, dentre os quais foram escolhidos apenas 26 para receber os prêmios nas categoria Ouro e Prata. Destes, 15 eram produtos do setor de tecnologia de informação e telecomunicações – dos quais cinco receberam o prêmio na categoria ouro e os dez restantes na categoria Prata.

O prêmio é considerado um certificado de qualidade concedido pelo próprio país. Receber o Taiwan Excellence Award é considerado uma honra tão elevada que este ano os galardoados do setor da tecnologia da informação e telecomunicações receberam seus certificados das mãos do próprio Presidente da República Ma Ying-jeou na cerimônia de encerramento da COMPUTEX 2013, uma das mais importantes feiras mundiais internacionais do setor realizada anualmente em Taiwan.

Mas e o que temos com isso nós aqui do patropi?

Bem, é que o Brasil é considerado um mercado estratégico por Taiwan, de onde importou em 2012 um total de 13,6 bilhões de dólares americanos, atingindo com isto a primeira posição dentre os importadores da América do Sul.

Ora, sendo o Brasil tão importante para o comércio exterior de Taiwan e sendo os produtos que receberam o Taiwan Excellence Award considerados a nata da produção industrial do país, nada mais razoável que o TAITRA decidisse expor aqui estes produtos.

Representantes de Taiwan no evento no Rio (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Vista parcial da exposição no shopping Leblon no Rio de Janeiro (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Na verdade e exposição, denominada “Vitrine Taiwan Excellence”, é uma mostra itinerante que já foi apresentada na Índia e Inglaterra, está sendo no momento exibida no Rio de Janeiro (até o próximo domingo, 30 de junho), de onde irá para São Paulo (onde será realizada de 21 a 25 de agosto próximo) e posteriormente seguirá para Moscou e Cidade do México.

A cerimônia de abertura da exposição foi realizada no auditório do Shopping Leblon com a presença da imprensa, autoridades municipais e estaduais, representantes de associações comerciais e do Sr. Jorge Guang Pu Shyu, representante de Taiwan no Brasil (em virtude de questões diplomáticas, Taiwan e Brasil não podem trocar embaixadores, apenas representantes – o que, em termos práticos, dá mais ou menos no mesmo) e da Sra. Elina Hui-Ling, Diretora Executiva do TAITRA. O mestre de cerimônia foi o simpático e bem humorado ator Luigi Baricelli.

Feitas as apresentações e os devidos pronunciamentos, foram todos ao que mais interessava: visitar a exposição propriamente dita. Onde eram exibidos os vencedores do prêmio Taiwan Excellence 2013. E não apenas os do setor de TI, que eu já havia visto na COMPUTEX 2013 há três semanas, mas de todos os setores.

Há de tudo. Desde tacos de golfe de titânio até uma armadilha para mosquito, passando naturalmente por produtos do setor de TI como um escâner portátil, “pen drives” e os mais avançados micros portáteis da ASUS do tipo conversível (“notebook” / tablete).

Bicicleta STRIDA exposta no evento (Foto: Divulgação)Bicicleta STRIDA exposta no evento (Foto: Divulgação)

O produto que mais chamava a atenção era a bicicleta dobrável STRIDA em alumínio, não apenas pela concepção mas também pela beleza do projeto. Mas o conversível Taichi da ASUS, com suas duas telas e quatro modos de operação não ficava atrás. Além de produtos para a casa, como um jogo de serviço de chá e acessórios de mesa.

Conversível ASUS Taichi (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Conversível ASUS Taichi (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Você pode ver todos os produtos merecedores do prêmio em 2013 na página “2013 Taiwan Excellence Award” – não apenas os classificados nas categorias Gold e Silver, mas todos os 541 galardoados este ano.

Mas, se você mora no Rio de Janeiro, melhor que visitar a página é visitar a exposição. Ela está sendo realizada no espaço para eventos do primeiro piso do Shopping Leblon, Av. Afrânio de Mello Franco 290, em frente à loja de artigos esportivos Centauro.

E lá todos os produtos premiados, em carne e osso, digo, em metal e plástico, estarão lá esperando por você até o próximo domingo, 30 de junho.

Não perca que vale a pena.

B. Piropo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares