Sistemas Operacionais

08/07/2013 07h30 - Atualizado em 08/07/2013 07h30

Custom ROM de Android: conheça as cinco melhores opções

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

Está cansado do Android do seu smartphone ou quer burlar os limites da fabricante para atualizá-lo? Instalar uma Custom ROM pode resolver o seu problema. Esse tipo de software trate-se de versões personalizadas do sistema, criadas por desenvolvedores independentes. Com elas, é possível utilizar funções que não estão presente no Android original ou fazer o upgrade de aparelhos mais antigos. Para te ajudar, o TechTudo separou as cinco melhores Custom ROMs para o seu smartphone.

Xperia J vem com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Custom ROMs substituem Android originalmente instalados nos aparelhos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

CyanogenMod

CyanogenMod é considerada a custom ROM mais popular do mundo, disponível para uma ampla gama de smartphones e tablets Android. Esta versão alternativa é altamente otimizada e projetada para oferecer a versão mais recente do Android, com maior desempenho e estabilidade. Confira a lista completa de dispositivos suportados.

CyanogenMod oferece recursos não encontrados nas firmwares oficiais (Foto: Reprodução/PhoneArena)CyanogenMod oferece recursos não encontrados nas firmwares oficiais (Foto: Reprodução/PhoneArena)

ParanoidAndroid

ParanoidAndroid é a primeira e única custom ROM que apresenta o chamado modo híbrido, com o qual o usuário pode dimensionar cada aplicativo, widget ou componente do sistema. É possível escolher um modo para cada elemento, mesmo sem ter que ajustar a configuração DPI do sistema. Confira a lista completa de dispositivos suportados.

Na ParanoidAndroid o usuário quem decide qual interface usar: tablet, phablet ou fone (Foto: Reprodução/Phone Arena)Na ParanoidAndroid o usuário quem decide qual interface usar: tablet, phablet ou fone (Foto: Reprodução/Phone Arena)

AOKP

A AOKP (Android Open Kang Project), assim como as outras, baseia-se na versão pura do Android e apresenta um poder de configuração maior do que a CyanogenMod. Ela permite usar gestos do teclado Swype em toda a interface e alterar cores do LED, cor dos botões virtuais, performance, padrões de vibração etc. Confira os dispositivos suportados.

AOKP apresenta grande poder de configuração (Foto: Reprodução/Phone Arena)AOKP apresenta grande poder de configuração (Foto: Reprodução/Phone Arena)

MIUI

MIUI é uma custom ROM que oferece diversas ferramentas de segurança (anti-vírus, anti-spam e recurso de localização do aparelho perdido), serviços em nuvem e backup. Os temas também são suportados, permitindo que se possa mudar o visual da tela inicial e da tela de bloqueio. Confira a lista de dispositivos suportados.

Entre os muitos dispositivos suportados pela MIUI, temos: Samsung Galaxy S III, HTC One S, Google Nexus S, Samsung Galaxy Nexus e o HTC HD2 (Foto: Reprodução/Phone Arena)Entre os muitos dispositivos suportados pela MIUI, temos: Samsung Galaxy S III, HTC One S, Google Nexus S, Samsung Galaxy Nexus e o HTC HD2 (Foto: Reprodução/Phone Arena)

JellyBAM

JellyBAM é uma custom ROM desenvolvida com o objetivo de se tornar o sistema operacional Android mais completo disponível. Ela combina todas as características encontradas em outras ROMs populares, como: CyanogenMod, AOKP, Paranoid Android e muito mais. Dentre sua extensa lista de recursos, podemos encontrar o Sony Mobile BRAVIA Engine, a ferramenta de áudio xLOUD e o DSP, um gerenciador de som. Além disso, a Jelly BAM apresenta temas e suporte à tecnologia de fotos HDR. Conheça os dispositivos suportados.

Qual a diferença entre o Android 2.3.7 (Gingerbread) e o 4.1 (Jelly Bean)? Ajude o usuário no Fórum do TechTudo!

JellyBAM está disponível para mais de 20 dispositivos (Foto: Reprodução/Phone Arena) (Foto: JellyBAM está disponível para mais de 20 dispositivos (Foto: Reprodução/Phone Arena))JellyBAM está disponível para mais de 20 dispositivos (Foto: Reprodução/Phone Arena)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Sorato
    2016-11-06T19:57:37

    Eu estou procurando o dia de uma ROM para um GT-I9063T,eu infelizmente só encontro apenas StockRom, mas nunca encontrou um que foi personalizado (com um Android mais recente), existe alguma maneira de criar um Para este dispositivo? Muito obrigado antecipadamente.

  • Vitor Sorato
    2016-11-06T19:57:24

    I'm looking for the day of a ROM to a GT-I9063T, I unfortunately only find only StockRom, but never found one that has been customized (with a newer Android), is there any way to create for this device? Thank you very much in advance.

  • Lucas Erico
    2013-07-08T11:44:00  

    o que os gênios se esqueceram de colocar na matéria é que pra instalar essas ROMs no celular, podem matar o seu aparelho no processo, que é cheio de procedimentos, e são necessários vários programas.... mas sugerem fazer como se fosse como trocar a bateria....RIDICULO!

    recentes

    populares

    • Lucas Erico
      2013-07-08T11:44:00  

      Bom dia! Na minha opinião, na primeira vez que fiz o Root e troquei de Rom (Samsung Galaxy S3 - Android 4.1 para CyanogenMod 10.1), não foi tão difícil quanto esperava. Claro, que assumi a perca da garantia e o risco de danificar o aparelho. No Galaxy S3, fiz Root e troquei a Rom perfeitamente e em pouco tempo, mas sempre segui precisamente o Tutorial e não pulava passo algum. No Tablet S. Galaxy Tab 2, deu erro na primeira vez (Status 7), não iniciava e entrava em Recovery, eu baixei uma Rom atualizada CyanogenMod e passei para o Cartão SD e reinstalei e funcionou perfeitamente.

    recentes

    populares

    • Lucas Erico
      2013-07-08T11:44:00  

      Qualquer leigo atualmente sabe que os requisitos mínimo pra um usuário comum Android é instalar Custom ROM, fazer Root, instalar Xposed e apps de gerenciamento pós Root.

  • Renan Cerqueira
    2014-02-12T09:58:45

    Concluindo.. No Galaxy S3 ocorreu tudo perfeitamente e exclui App's nativos que ocupavam espaço, instalei o App de rastreamento diretamente no sistema e o CyanogenMod, que é um sistema não oficial, porém, muito melhor que o Oficial na minha opinião, sendo muito estável. No Tablet S. Galaxy Tab 2 (p3100) na primeira instalação ocorreu um erro (Status 7) e o Tablet não ligava mais e entrava no modo Recovery. Após pesquisar um pouco, baixei uma Rom mais atualizada do site do CyanogenMod, transferi para o Cartão SD e reinstalei o sistema e funciona perfeitamente. Recomendo, embora tenha riscos.

  • Renan Cerqueira
    2014-02-12T09:50:13

    No meu caso fiz Root em 2 aparelhos, ambos com CyanogenMod, sendo um Galaxy S3 e um Tablet S. Galaxy Tab 2 (p3100), mas fiz ciente que perderia a garantia e assumindo o risco de danificar o aparelho. Na minha opinião, é só prestar muita atenção nos tutoriais (sites confiáveis) e não pular nenhum passo, mesmo que não tenha à ver diretamente com o Root em si. No Galaxy S3, ocorreu tudo perfeitamente e o CyanogenMod é muito estável e com Root tem acesso à muitos bons Apps, como rastreamento e exclusão de App's nativos. No tablet teve um erro (Status 7), mas foi resolvido c/ uma Rom Atualizada.

  • Klinton Menezes
    2013-08-14T12:31:27

    A ParanoidAndroid foi de longe a melhor experiência que já tive. Ótima ROM.

  • Junior Oliveira
    2013-07-08T17:19:07

    Legal a matéria!, informou de maneira simples que também assim como os Pcs e possível trocar o SO dos Smartphones.

  • Marco Pires
    2013-07-08T11:15:53

    kkkkk, a techtudo vem incentivando aos usuarios do bugdroid matarem seus aparelhos, em 1 semana ja são dois post... muito bem kkkkkk.

  • Alessandro Silva
    2013-07-08T14:24:52

    Por enquanto nao vou futricar no meu D3... até porque ainda é mto instavel rootear ele... mas quem sabe mais pra frente... gosto mto das CM...

  • Flávio Souza
    2013-07-08T13:34:08  

    Esse pessoal ta de brincadeira! Falam com se fosse fácil fazer isso e não mencionam que isso faz com que o aparelho perca a garantia. Se no processo vc fizer coisa errada PERDE seu celular!

    recentes

    populares

    • Flávio Souza
      2013-07-08T13:34:08  

      Qual o problema? Essa notícia apenas falas das roms disponíveis, não em tutoriais de como fazer. Isso se acha facilmente no google e em foruns específicos.

  • Marcos Assunção
    2013-07-08T12:28:26

    compre um ominia w ou lumia que tem winphone ,ai vc fica livre disso tudo!!!!

  • Rafael Silveira
    2013-07-10T16:37:54  

    Dentre essas apresentadas eu sempre me simpatizei mais com a Miui. O problema dessas ROMs eh q cada dia sai atualização de uma delas e lá ia eu testar no meu falecido GSII. Te tanto que eu instalava ROMs um belo dia ele não acordou mais. Até na macumba eu levei ele e nada. Hoje eu tenho um RAZR i, que felizmente não me permite esse tipo de procedimento :D

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2013-07-10T16:37:54  

      Anonimo Nome : Dá para mexer no RAZRi sim . Desbloquear Bootloader, etc.

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2013-07-10T16:37:54  

      hahahaha sinto muito, mas eu ri... tentou fazer o restore atraves do adb shell?

  • Diego Santos
    2013-07-08T13:06:30

    queria instalar o whatsapp no meu samsung star II, mas infelizmente não dá. aneeemmmm

  • André Nardi
    2013-07-10T09:45:19

    Esqueceu do Slim Bean... melhor rom que já testei.

  • Diogo Francisconi
    2013-07-09T03:17:04

    como faço o download do rom e qual o programa p o xperia j? é seguro?

  • Operacao Helpdesk
    2013-07-08T10:45:34

    teste

  • Allan Nascimento
    2013-07-09T20:58:32  

    Que matéria lamentável... Não fala da melhor ROM, a Sentinel rom.

    recentes

    populares

    • Allan Nascimento
      2013-07-09T20:58:32  

      Depois que experimentei a Sentinel Rom as outras ficaram no chinelo, realmente excelente!

    recentes

    populares

    • Allan Nascimento
      2013-07-09T20:58:32  

      A SentinelROM é realmente excelente!

  • Artur Pinho
    2013-07-08T14:02:04

    Pessoal, vcs sabem se já existe ROM pra Galaxy Ace Duos? Já procurei e nada encontrei!!

  • Vitor Ferrari
    2013-07-08T16:59:42  

    Tenho o MIUI no meu Xperia S. Vale muito a pena trocar a ROM na minha opiniao. O MIUI é leve e traz uma série de aplicativos e configurações que são muito úteis. Além disso, consegui bons níveis de bateria configurando algumas opções e usando apps como CPU tuner ou SET cpu. Muitos falam que o MIUI junta o melhor do IOS com o melhor do Android. E tem muita coisa em comum com ambos os sistemas mesmo. Se quiserem saber como instalar, procurem no fórum do XDA. Abracos

    recentes

    populares

    • Vitor Ferrari
      2013-07-08T16:59:42  

      MIUI foi a melhor rom que eu usei quando tinha meu defy. Super leve e simplificada. Realmente pegaram várias facilidades do IOS e colocaram, quase toda a parte de configuração é baseada no IOS. No começo eu estranhei, pois fazia tempos que meu iphone tinha morrido e eu já tinha me acostumado no android, mas logo me reacostumei. Boa mesmo!

    recentes

    populares

    • Vitor Ferrari
      2013-07-08T16:59:42  

      como fazer o download e isso e seguro no xperia j