02/07/2013 10h50 - Atualizado em 02/07/2013 10h50

Firefox OS: conheça o novo sistema da Mozilla para smartphones

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Firefox OS finalmente está pronto para chegar às lojas. É o que anunciou a Fundação Mozilla, responsável pelo sistema de código aberto, nessa segunda-feira (1º). Os dois primeiros aparelhos equipados com ele, o ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire, já começam a ser vendidos nesta terça-feira (2).

Novos aparelhos da Alcatel e ZTE são apresentados em evento fechado para imprensa no MWC 2013 (Foto: TechTudo/Reprodução/pocket-lint)Novos aparelhos da Alcatel e ZTE começam a chegar às lojas (Foto: Reprodução/pocket-lint)

O Firefox OS é baseado em HTML5 e possuí código aberto. A Mozilla espera que estes fatores, aliados com a proposta de ser atrativo ao consumidor sejam suficientes para atrair usuários de outros sistemas. A empresa não perdeu a oportunidade e lançou, ainda em 2012, um simulador do sistema.

O grande diferencial do Firefox OS, segundo a Mozilla, é o Adaptive App Search (busca adaptável de aplicativos), que se adapta ao que o usuários está procurando para fornecer resultados melhores. Além disso, o smartphone terá recursos comuns nos telefones atuais, como um sistema de mensagens, players de música e navegação por mapas.

Para tornar a disputa ainda mais acirrada, a Mozilla preparou ainda a loja de aplicativos Firefox Marketplace, similar aos concorrentes App Store e Google Play. Outras companhias também estão de olho no potencial do Firefox OS e no seu impacto no mercado. O Twitter, por exemplo, já anunciou um aplicativo oficial para o sistema.

Qual o melhor novo sistema operacional: Firefox OS, Ubuntu Phone ou Tizen? Opine no Fórum do TechTudo!

Conforme o TechTudo já havia anunciado, o Brasil é um dos países que receberão as primeiras remessas dos smartphones. A estratégia de divulgação inclui vendas na América Latina, leste e centro da Europa e, em seguida, na Ásia. Espera-se também que as empresas Huawei e LG também lançem aparelhos com o sistema. Enquanto isso, a Sony já anunciou um modelo que deve ser lançado no início de 2014.

Na Espanha, a data de lançamento já foi fixada para esta terça-feira (2). O ZTE Open foi anunciado no país por cerca de 69 euros (aproximadamente R$ 200) para planos pré-pagos.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Chaves
    2013-07-03T07:25:00

    Ja eras o Mozilla isso sim . Não vejo nenhum diferencial mostruoso comparado a IOS & Android

  • Ana Oliveira
    2013-07-02T18:36:47

    Chupa Android!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!