Tablet

09/07/2013 09h08 - Atualizado em 22/10/2013 10h03

Vale a pena comprar o iPad mini ou esperar pelo sucessor, o iPad mini 2?

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O iPad mini foi anunciado em novembro de 2012, mas só chegou ao mercado brasileiro em junho deste ano. Há algumas semanas, no entanto, rumores sobre a segunda geração do produto, o iPad mini 2, pipocaram na Internet e muitos consumidores recuaram no desejo de comprar o atual tablet da Apple. Afinal, vale a pena comprar o iPad mini ou é melhor esperar pelo seu sucessor?

iPad mini (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPad mini foi lançado em 2012, mas só chegou ao Brasil em junho deste ano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Usuários da Apple sabem que a política da empresa é seguir ciclos de atualização para todos seus produtos. Seja na linha de computadores, smartphone ou tablets, cada produto tem ciclo de um ano, salvo algumas exceções. Esta atitude, porém, não determina se um produto está defasado ou suscetível a problemas técnicos.

Os últimos rumores indicam que a produção do novo iPad mini começará no mês de julho e trará aparelhos atualizados com telas Retina e resolução de 2048 x 1536 pixels. A ideia da Apple seria manter a coerência de resolução em toda linha de seus tablets facilitando o trabalho dos desenvolvedores de aplicativos. Outro recente rumor diz que, em decorrência dos desafios técnicos encontrados para introduzir as telas Retina, a estreia do dispositivo seria adiada em alguns meses.

Em geral, o iPad mini foi um dispositivo bem recebido pelo mercado. Testes de benchmark, por exemplo, relatam que desempenho do aparelho é bastante satisfatório. Em testes de inicialização, ficou claro que o iPad mini é tão rápido quanto o iPhone 5 e bem mais veloz que o iPad 2 e os iPods.

iPad mini (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Novo iPad mini deve manter o mesmo design (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Conclusão

Para quem faz questão de uma tela de qualidade ímpar, a indicação é esperar pelo novo aparelho e sua provável tela Retina. Além disso, o desempenho do device também deve receber um upgrade como de praxe, mas é pouco provável que algo mude em relação ao design.

Por outro lado, não há dúvidas de que o atual iPad mini é um excelente aparelho, capaz de rodar inclusive aplicativos mais pesados sem travamentos. Ele também receberá o iOS 7, a mais recente versão do sistema operacional Apple. Por isso, comprar um produto produzido em 2012 não deixa de ser um bom negócio.

Quem puder esperar, a melhor saída é aguardar pelo próximo iPad mini. Com uma data de lançamento prevista para setembro, vale a pena esperar para ver o que a companhia da maçã reserva aos seus consumidores. E, na pior das hipóteses, caso o anúncio não surpreenda, os futuros compradores poderão se beneficiar de uma significativa queda de preço da primeira versão do iPad mini.

Concorda com a conclusão? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jayme Maia
    2013-07-10T12:03:44

    Quem tem realmente necessidade já comprou por 330 doletas. Agora quem pensa em pegar um desses por conforto espera até setembro. Pq com esse hardware atual não vai valer o seu dinheiro acredite.

  • Kow Suz
    2013-07-09T23:16:40

    Com certeza e melhor esperar com tela retina. mais espero que tenha mesmo com tela retina ouvi rumores que talvez não teria com tela retina vamos ver no que vai dar. Eu ia comprar o iPad Mini mais preferi esperar o próximo lançamento com tela retina. Ja faz 6 meses que comprei o Nexus 7 e não gostei muito não só to esperando sair o iPad Mini com TR que vou vender meu Nexus 7 e já ate consegui comprador meu primo hehehe...

  • Daiana Oliveira
    2013-07-09T14:46:39

    Nós compradores temos a "esperança" que o modelo antecessor fique mais barato que o anterior. Mais na maioria das vezes o valor não diminui tanto assim.

  • Ricardo Pedro
    2013-07-09T12:03:37

    Se for sempre esperar, nunca vai comprar nada, pois sempre terá uma versão melhor... Acho que se quer ter um vai sabendo que daqui a seis meses vai estar uma versão anterior! A Apple (sansung, motorola, htc etc.) é assim mesmo, que sugar seu suado dinheiro a cada versão que na verdade não traz nada de tão inovador.

  • Edu Oliveira
    2013-07-09T10:10:48

    Pra quem fala besteiras como o Zé ai abaxio. Eu já tive smart Adroid, gostei, mas o iOS é muito bom por ser exatamente uma plataforma fechada e deixando os aparelhos com bom desempenho. Meu amigo tem um S4 com processador de 1,9GHz e meu iPhone 4S tem 1GHz e não deixa nada a desejar em desempenho ele é rápido e nao trava.

  • Roberto J
    2013-07-09T10:09:01

    Compra tudo... se tiver dinheiro.. compra.. novo o velho e por ai vai..

  • Tiago Costa
    2013-07-09T10:08:13

    Um excelente aparelho, mas quem está desempregado ou tem problema mental, vai dizer que é um lixo. Excelente escolha para quem quer mobilidade, sem o desconforto de peso.

  • Rafael Soares
    2013-07-12T10:42:09  

    Depois de virar lixo eletronico ele chega no Brasil custando apenas 2.999,00 Se você é maníaco pela maça! é uma ótima aquisição! Mas se você tem mais conhecimento na área de tecnologia, vai aguardar mais um pouco.

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2013-07-12T10:42:09  

      cara eu tenho formação em tecnologia da informação e sinceramente me apetece mais um tablet apple do que um android, paguei no meu 1299 novo do site da apple, não sei daonde tirou 2999,, até porque os valores dos produtos samsung e apple sempre são lançados no mesmo preço....

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2013-07-12T10:42:09  

      Parabens Bruno Sentone! Sou formado em Ciência da Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Com relação ao Software a Apple está anos luz a frente do Android. Mas o hardware é o mesmo. Microchips, transistor e todo o resto! Você pagou 1299 pelo lixo da informatica dos EUA. Dá um pulo lá e vê o que é tecnologia de ponta.

  • Gustavo Volpe
    2013-07-09T17:56:53  

    Não acho que o ipad mini seja a melhor opção do segmento. O ipad 2, 3 e 4 são os melhores tablets, mas o mini não. Tava em dúvida entre o ipad mini, nexus 7 e galaxy note 8. Fui a uma loja testar lado a lado os 3 e o note 8 foi o melhor deles, pro meu uso. Muito rápido, cheio de funcionalidades, tela muito boa, boa pegada e a s-pen, que é um recurso MUITO BOM. Nenhuma stylus chega aos pés em precisão, parece que está escrevendo ou desenhando com caneta "real".

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-07-09T17:56:53  

      se serve como ajuda eu tive um ipad 2 e agora peguei o mini, o mini é bem mais manuseável que o 2, de hardware são identicos, mesmo processador memória e resolução de tela, no mini fica melhor porque a densidade é maior, ele ficou mais leve e agora acompanha o plug lightning,,, a tela de 7.9 para a de 10 não da muita diferença nao,,,,