Celular

20/08/2014 09h33 - Atualizado em 22/08/2014 11h45

De volta ao passado: como seria usar o primeiro iPhone em 2014?

Anna Kellen Bull
por
Da redação

Ter um iPhone 2G seria moderno... Em 2007. Lançado há sete anos, o primeiro iPhone foi considerado a "revolução dos celulares" na época. Mas como é usar o smartphone pioneiro da Apple nos dias de hoje? É isso que o TechTudo foi descobrir. Testamos o primeiro iPhone em pleno 2014 e você confere nossas impressões a seguir.

Veja quais são os melhores smartphones de 2014... Até agora

Primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


No dia do lançamento, Steve Jobs fez a seguinte declaração: “Hoje, a Apple vai reinventar o telefone", o que, de fato, aconteceu. O iPhone 2G possui especificações consideradas normais e até mesmo ultrapassadas atualmente. No entanto, a tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, o teclado virtual e a câmera de 2 megapixels foram consideradas “mágicas” em sua estreia. O primeiro smartphone da empresa é equipado com iOS 1.0, mas é possível atualizá-lo até 3.1.3 em sua versão final. 

Após usá-lo durante uma semana, podemos dizer que sua utilização é bem limitada para os usuários de smartphones atuais. Ou seja, com ele, você pode apenas fazer ligações, enviar SMS e acessar à Internet com a (lenta) rede 2G.

Detalhe do conector e da saída de áudio do primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Detalhe do conector e da saída de áudio do primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Não é sequer possível baixar novos aplicativos na App Store. Isso mesmo: o iOS 3.1.3 não suporta os apps disponíveis na loja. Portanto, viver sem WhatsApp, Instagram e Snapchat é uma realidade para os donos do aparelho. Aplicativo do Facebook? Nem pensar. Para entrar na rede social, é necessário usar o Safari e ainda esperar para que a conexão 2G dê conta do recado. Isso porque o dispositivo não suporta rede 3G e nem 4G, apenas EDGE. 

Em relação à câmera há outro problema: o sensor tem resolução de apenas 2 megapixels e, por isso, as imagens ficam com pouca nitidez. Tirar foto à noite é ainda mais complicado porque o celular não tem flash. Além disso, se você quiser uma selfie vai ter que se contentar com a câmera traseira, pois a primeira geração do iPhone não possui lente frontal. 

Traseira do primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Traseira do primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Para quem está acostumado com dispositivos atualizados, a lentidão dele também pode irritar. Com o CPU ARM 11 de 412 MHz, o primeiro iPhone leva, em média, dois segundos para abrir o aplicativo nativo de câmera da Apple. Parece rápido, mas não é. O iPhone 5S, por exemplo, leva menos de um segundo para abrir o mesmo app da câmera.

Os concorrentes da Apple estão deixando o iPhone para trás? Opine no Fórum

Primeiro iPhone e iPhone 5S lado a lado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Primeiro iPhone e iPhone 5S lado a lado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Ao longo de sete anos, seis iPhones já foram lançados depois do 2G.  Apesar de muitas mudanças de visual e hardware, algumas características do aparelho se mantiveram. Como, por exemplo, os botões físicos: home, liga/desliga, laterais de controle de volume e outro para colocá-lo no silencioso.

Mexer no primeiro iPhone em pleno 2014 dá a sensação de estar usando um smartphone muito, muito ruim. A experiência é uma ótima forma de se dar conta do quanto a tecnologia evoluiu e o quão rápido isso aconteceu. Em apenas sete anos, o salto de poder e funções dos smartphones foi enorme - e nada melhor do que um primeiro iPhone para nos lembrar disso.

Tabela de especificações do iPhone 2G e iPhone 5S (Foto: Foto: Arte/ TechTudo)Tabela de especificações do iPhone 2G e iPhone 5S (Foto: Foto: Arte/ TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Neto
    2014-11-26T17:12:08

    Pagar mais de 3000 reais por um Iphone? Eu ainda estou lúcidos, não enlouqueci. Vou continuar com meu Smartphone Samsung Galaxy com certeza.

  • Tiago Alves
    2014-10-14T12:49:45

    Trava menos que o galaxy S5 ! AEHUAEHAUEHAUE

  • Vagner Kochi
    2014-08-20T19:37:39  

    Hahahaha, os fãs do iphone, muitos riam do tamanho dos galaxys, muito grande,telha,etc. Agora eles tb aumentaram o tamanho.Continuo com o Android de preferencia Samsung.

    recentes

    populares

    • Vagner Kochi
      2014-08-20T19:37:39  

      Travou muito pra escrever esse comentario ? hauehau

  • Alberto Pellegrini
    2014-09-09T04:20:44

    Serei breve.... Entre iPhone e o Android eu fico com meu cel de 90 reais que faz chamas e manda sms....Parto comemorando enquanto vcs ficam ai como crianças falando o meu é melhor que o seu, eu tenho e vc não tem e etc...

  • Murilo Noronha
    2014-08-21T10:33:05  

    Pessoas compram Iphone pelo Status. Se comparar qualquer Iphone com o Lumia 925, 1020 ou o Nexus 4, fica muito no chinelo.

    recentes

    populares

    • Murilo Noronha
      2014-08-21T10:33:05  

      Não tem como comprar IOS E ANDROID com windowsphone . windowsphone não é sistema de verdade

    recentes

    populares

    • Murilo Noronha
      2014-08-21T10:33:05  

      É isso aí. Não troco Iphone por nenhum outro, por mais avançado que possa ser vai ser sempre um android. Compro pelo status mesmo, ninguém nota quem está usando um S5, mas todos percebem quem tem um apple.

  • Douglas Coelho
    2014-08-22T13:40:33  

    Sou usuário dos dois sistemas e acho que cada um tem seus méritos. Mas só estou entrando nos comentários porque acho que a Apple depois do 4S não fez mais nada, só maquiagem, quero ver comparar 5S com 4S e ver se tem alguma diferença forte. Vamos ver no 6 se vou mudar minha opinião, espero que sim.

    recentes

    populares

    • Douglas Coelho
      2014-08-22T13:40:33  

      Não compro apple pelas novidades, mas por ser apple.

  • Jefferson Cardoso
    2014-09-08T21:10:02

    Putz... ultrapassado assim, parece um Galaxy

  • Dono Verdade
    2014-08-21T08:42:55  

    O que um iPhone tem que o Android não tem?Qualidade....essa é a diferença!

    recentes

    populares

    • Dono Verdade
      2014-08-21T08:42:55  

      Carlos Fernandes, pega leve com o coitado do fanboy....ele não quer tecnologia...quer apenas um falso "status". kkk

    recentes

    populares

    • Dono Verdade
      2014-08-21T08:42:55  

      IOSburros compram esse celular de mulher?

  • João Silva
    2014-08-23T11:03:27

    Iphone é celular de mulher ou de pobre que acha que é rico (comum no Brasil).

  • Likelike
    2014-08-21T18:53:59  

    Me desculpe mais se você tem um RuindowsPhone passe longe dos comentários e do artigo . Pelo simples motivo : Vocês não tem sistema a altura . Não tem como comparar IOS E ANDROID com windowsphone . windowsphone não é sistema de verdade

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-08-21T18:53:59  

      e com base no que você diz isso?

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-08-21T18:53:59  

      E você diz isso baseado no quê?

  • Likelike
    2014-08-21T18:51:06

    Me desculpe mais se você tem um RuindowsPhone passe longe dos comentários e do artigo . Pelo simples motivo : Vocês não tem sistema a altura .

  • Murilo Noronha
    2014-08-21T16:30:08

    Peguem o top do Iphone (5s) e faça uma comparação com os Tops Android(S5 ou Nexus5) e Windows Phone. (lumia 1020). Iphone perde em memória Ram, câmera, pixels da tela, resolução da tela e durabilidade da bateria. Ah, ganha porque tem a maçãzinha atrás, rs.

  • Marcelo Coelho
    2014-08-20T18:09:24  

    Tenho um amigo que é viciado pelos Iphone um certo dia ele resolveu a tirar onda com o meu XPERIA , perguntei a ele uma unica função que o aparelho dele faz que o meu não .... ele não soube me responder ficou com a cara de bes...., agora pergunto a vcs fãs da APPLE oque ele faz que o meu não?

    recentes

    populares

    • Marcelo Coelho
      2014-08-20T18:09:24  

      Marcelo, se não fosse o iphone seu XPERIA ainda seria um "smartphone" com teclado QUERTY.

    recentes

    populares

    • Marcelo Coelho
      2014-08-20T18:09:24  

      Cara simpels...O Iphone é muiiiiiiiiiiitooo melhor que esse andorid Morto!! Nunca mais

  • Lula Molusco
    2014-08-20T10:39:28  

    PARABÉNS PARA A SAMSUNG. -------------PRA QUEM NÃO SABE ,,,, É A SAMSUNG QUE FABRICA O IPHONE. ------------A APPLE NÃO TEM CAPACIDADE E NEM TECNOLOGIA PRA FABRICAR NADA. ---------------QUEM DUVIDA BUSQUE NO GOOGLE A FRASE (Processador da Apple é fabricado pela Samsung). --------------QUANTO MAIS OS FANBOYS DISCUTEM QUE É A MELHOR. ---------AS DUAS EMPRESAS CRESCEM E SEUS DONOS TOMAM CHAMPANHE JUNTOS NO FINAL DE SEMANA..

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-08-20T10:39:28  

      Pedir Maiscedo....KKKK....quanta bobagem junta. Até a Apple usa componentes feitos na China, principalmente a tela. Acorda! A LG chutou os traseiros da concorrência desde o G2 e é uma gigante de tecnologia de displays.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-08-20T10:39:28  

      keb

  • G Diniz
    2014-08-20T18:47:45  

    Eu tenho 41 anos e sinto saudades de um tempo que não tão distante comprávamos bens, hoje compramos produtos que com um ano de uso já são considerados lixo. Dinheiro indo para o ralo, fazendo bilhonários e consumidores aprendizes de um captalismo selvagem. E ainda pensamos que somos felizes.

    recentes

    populares

    • G Diniz
      2014-08-20T18:47:45  

      Tem toda razão, é decepcionante gastar 1500 num smartphone que em dois anos já perdeu metade do seu desempenho. Sem falar em outros eletrônicos.

    recentes

    populares

    • G Diniz
      2014-08-20T18:47:45  

      Vocês tem toda razão, melhor mesmo é ficar parado no tempo, ficar 10 anos com um produto que não evolui... Você poderia estar usando ainda aquele nokia tijolão, uma tv sem cores de 14 polegadas, de fato seria bem melhor, assim não precisaria trocar a cada 2 anos. O que nós precisamos de verdade é que os preços sejam justos no Brasil, e não essa roubalheira com os tributos mais altos do mundo, assim poderíamos seguir as tendências, utilizarmos produtos sempre modernos e evoluídos, sem pagar os 1500 como o Luiz citou acima. (detalhe, um smartphone top custa bem mais que 1500 no Brasil)

  • William
    2014-08-21T11:00:58

    E Sangun Boys, agradeçam a Apple e ao Steve por hoje, não só outras marcas, mas principalmente a Sansung, por fazerem cópias de algo que de fato revolucionou e faz sucesso ha tanto tempo.

  • Hugo N
    2014-08-20T15:29:45  

    Comparar APPLE com SAMSUNG é a mesma coisa que comparar TOYOTA com HYUNDAI, TVS SONY com TVS LG, Sons BOSE com BEATS, MCDONALDS com BOBS e assim vai. As primeiras marcas que citei, são as marcas mais conceituadas em países onde as pessoas podem comprar um produto pela QUALIDADE e não pelo PREÇO. Só ai já responde muita coisa. A SAMSUMG pode até lançar um GALAXY com camera de MIL MEGA PIXELS com processador TETRADECA CORE, a HYUNDAI pode lançar um carro com painel de LED, de 10 portas, com 10 mil opcionais, a LG pode lançar uma TV 10D e ETC que vão sempre ser "XING-LING". Sempre correndo atrás

    recentes

    populares

    • Hugo N
      2014-08-20T15:29:45  

      Ou seja, não tem diferença.....o que difere é o gosto da pessoa, essa discussão é ridícula...

    recentes

    populares

    • Hugo N
      2014-08-20T15:29:45  

      Enquanto isso, os componentes do seu "fabuloso" Iphone continuam sendo feitos na China. Se informe antes de vomitar besteira aqui.

  • Carlos Pereira
    2014-08-21T10:25:46

    Ainda bem que teve a evolução. Outro dia fui numa empresa e tinha um maluco que não curtia tecnologia. Ele tinha ainda um Nokia daqueles antigão com visor preto e branco. Pensei nossa como consegue??

  • Abrahão Silva
    2014-08-21T02:07:29  

    Oque ele faz que o meu galaxy s5 não faz?

    recentes

    populares

    • Abrahão Silva
      2014-08-21T02:07:29  

      status meu caro....hehe

  • Alexandre Gaya
    2014-08-20T17:06:53  

    Atualmente sou morador europeu,e aqui os dois são lixo do passado!! Meus pesames para vcs brasileiros!!

    recentes

    populares

    • Alexandre Gaya
      2014-08-20T17:06:53  

      tu nou sabes de nada e um pau mandado

    recentes

    populares

    • Alexandre Gaya
      2014-08-20T17:06:53  

      Amigão, então me diz qual aparelho você usa? Nokia 1100? O samsung e apple lideram o mercado europeu junto com um chinês.

  • Tomalho Humpinto
    2014-08-21T07:01:01  

    tenho um galaxy s3 que a cada 10 minutos para de funcionar do nada. trava tudo ...tem que tirar a bateria e ligar tudo de novo. e juro eh de 10 em 10 minutos... tambem tenhno um ipad que usso todos os dias (fora a tela que esta rachada pq o ipad caiu no chao) ele nunca deu problema nenhum. roda tods os app que quero e nunca me deu dor de kabessa. ja o galaxy s3 , tenho vontade de jogar fora ... aqui eh uma porcaria. se colocar mts app ele para de funcionar...

    recentes

    populares

    • Tomalho Humpinto
      2014-08-21T07:01:01  

      Amigo, Não sei se vocÊ percebeu mais seu S3 esta com problemas, nenhum aparelho acontece isso. Nem mesmo um S2 que eu utilizo como suporte pois não consigo ter apenas um aparelho. Você vem aqui só denegrir a imagem da marca

    recentes

    populares

    • Tomalho Humpinto
      2014-08-21T07:01:01  

      Tenho o Galaxy S3 desde 2012 e esse problema de travar se resolve se você reestabelecer as configurações de fábrica. Entra no menu de configurações e reativa as configurações originais que o problema desaparece. Fiz isso uma vez faz mais de um ano e nunca mais travou. Elimina os excessos de aplicativos que não utiliza e que fazem uso da memória RAM que o celular volta a ficar rápido. Lembrando que é um aparelho relativamente antigo.

  • Gustavo Volpe
    2014-08-21T08:47:23

    Irreconhecível como? Continua muito parecido, apenas menor e mais arredondado.

  • Diego Rodrigues
    2014-08-21T01:18:47

    LA VEM ESSAS GUERRINHA DE FÃ BOY DE APPLE E ANDROID

  • Sergio Oliveira
    2014-08-21T00:13:17

    Uma diferença deste primeiro modelo iOS com os que rodam Android até hj, nele (iOS) não aparece aquela irritante mensagem "O aplicativo parou de funcionar desesperadamente", ou vc instala e funciona corretamente ou ele nem deixa instalar por ser incompatível com o hardware e/ou software. Tudo no iOS funciona, falo isto com propriedade pois já tive os dois.

  • Stefi
    2014-08-20T21:23:00

    Por mais incrível que pareça eu tenho um IPhone 1 e ele funciona normalmente!! Eu não o descarto enquanto ele não parar de servir ao seu propósito. Eu o comprei no Canadá em 2007 de uma garota que queria um celular novo Blackberry!! :-)