Como jogar com Orisa, a nova personagem do game Overwatch

Heroína robótica é do estilo tanque e possui uma metralhadora e um escudo de proteção.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Demartini, Para o TechTudo

Overwatch, jogo para PC, PS4 e Xbox One recebeu uma nova personagem: Orisa. Com um gameplay do estilo tanque e boa combinação com heróis como Junkrat ou Bastion, a personagem tem vantagem quando usada com táticas que utilizam suas habilidades em conjunto com as de outros personagens.

Confira o tutorial para conhecer as principais habilidades de Orisa e aprenda a jogar com a robô tanque em Overwatch e com quais personagens e combinações são favoráveis ao estilo de jogo da personagem.

Orisa é da categoria tanque, mas tem ataques que servem de apoio a outros personagens de Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Demartini) Orisa é da categoria tanque, mas tem ataques que servem de apoio a outros personagens de Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Orisa é da categoria tanque, mas tem ataques que servem de apoio a outros personagens de Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Habilidades

Metralhadora de fusão

A arma padrão de Orisa é uma metralhadora de projéteis, que lembra um pouco a de Bastion. De médio alcance, a arma também possui um bom poder de fogo, além de ser bastante precisa. Os tiros seguem uma trajetória em linha reta, e o equipamento possui recuo moderado, exigindo pouco ajuste após o começo da ação.

Apesar das características que o tornam melhor que a versão usada por D.Va, o Fusion Driver tem um longo tempo de recarga de 200 projéteis, uma quantidade que pode acabar rapidamente durante a batalha.

Arma principal de Orisa, em Overwatch, é uma metralhadora de médio alcance (Foto: Reprodução/Felipe Demartini) Arma principal de Orisa, em Overwatch, é uma metralhadora de médio alcance (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Arma principal de Orisa, em Overwatch, é uma metralhadora de médio alcance (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Parados!

A arma secundária consiste em um item de energia capaz de puxar os oponentes e retirá-los da posição original. Ao contrário da habilidade suprema de Zarya, o gráviton usado por Orisa não é tão poderoso e permite um uso mais estratégico durante os combates, devido ao tempo de recuperação de apenas oito segundos.

Halt é útil, por exemplo, para lançar jogadores em abismos ou atraí-los para um local determinado, onde as habilidades supremas de Junkrat ou D.Va podem causar danos a diversos oponentes de uma só vez.

Habilidade da nova personagem de Overwatch pode atrair os oponentes para um local (Foto: Reprodução/Felipe Demartini) Habilidade da nova personagem de Overwatch pode atrair os oponentes para um local (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Habilidade da nova personagem de Overwatch pode atrair os oponentes para um local (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Barreira Protetora

Funcionando de forma semelhante a outros que já existem em Overwatch, o escudo protetor de Orisa fica em um local fixo por 20 segundos, permitindo que outros jogadores se protejam atrás dele. A arma secundária opera mais ou menos como uma granada, com o projétil criando a barreira onde tocar o solo.

Com apenas 900 pontos de energia, entretanto, o escudo é mais fraco que os utilizados por personagens como Reinhardt ou Symmetra. Ainda assim, pode ser uma boa adição a um time em desvantagem, que garante alguns segundos de invulnerabilidade para reagrupamento ou controle de um objetivo.

Em Overwatch, Orisa tem habilidade de escudo semelhante a outros personagens (Foto: Reprodução/Felipe Demartini) Em Overwatch, Orisa tem habilidade de escudo semelhante a outros personagens (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Em Overwatch, Orisa tem habilidade de escudo semelhante a outros personagens (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Fortificar

Mais uma habilidade de Orisa, o comando de fortificação reduz pela metade o dano sofrido por ela, além de torna-la invulnerável a ataques especiais. Quando protegida, ela não pode ser hackeada por Sombra ou puxada pelas correntes de Roadhog.

O tempo de permanência, entretanto, dura apenas quatro segundos, com mais dez segundos necessários para recarregar. É uma boa habilidade para ser usada caso o jogador fique mal-posicionado e precise fugir rapidamente do local.

Habilidade de Orisa, de Overwatch, a torna mais forte e invulnerável a ataques especiais (Foto: Reprodução/Felipe Demartini) Habilidade de Orisa, de Overwatch, a torna mais forte e invulnerável a ataques especiais (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Habilidade de Orisa, de Overwatch, a torna mais forte e invulnerável a ataques especiais (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Amplificador

A habilidade suprema da personagem é uma habilidade ligada intrinsecamente ao balanço do time. Com um funcionamento semelhante aos raios de energia de Mercy, mas operando a partir de uma unidade fixa, ela melhora em 50% o poder de ataque de todos os aliados que estiverem dentro de um raio de 25 m da aplicação.

Assim como a personagem, a unidade de amplificação tem energia própria e apenas 200 pontos de HP, podendo ser facilmente destruída pelos oponentes. Caso isso não aconteça, ela garante 15 segundos de poder de fogo melhorado para o time aliado.

Habilidade especial da nova personagem de Overwatch amplia o poder de fogo dos aliados (Foto: Reprodução/Felipe Demartini) Habilidade especial da nova personagem de Overwatch amplia o poder de fogo dos aliados (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Habilidade especial da nova personagem de Overwatch amplia o poder de fogo dos aliados (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Estratégias

A baixa movimentação e resistência de Orisa, em relação aos outros tanques, não a tornam uma personagem para combate direto. Sendo assim, o ideal é que o jogador saiba navegar pelas batalhas de forma a evitar disparos concentrados, e utilizar seus poderes em combinação com as habilidades de outros heróis para maximizar os danos ao time adversário.

Apesar de ser bastante eficaz em missões de ataque, ela brilha durante a defesa de objetivos, principalmente quando o jogador conta com um escudo bem posicionado e diversos aliados em volta para utilização do Supercharger. Um bom uso das habilidades de Orisa pode virar uma partida de tomada de objetivo, por exemplo.

Uma análise dos poderes de Orisa permite dizer que ela é um personagem tanque, mas com um pé na categoria de suporte. A maioria de seus poderes especiais funcionam melhor se ligados às habilidades de outros personagens. Por isso, escolhê-la deve ser uma decisão focada no time e tomada de acordo com os outros heróis disponíveis.

Combinações

Personagens rápidos demais são perigosos para Orisa em Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Demartini) Personagens rápidos demais são perigosos para Orisa em Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Personagens rápidos demais são perigosos para Orisa em Overwatch (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

De maneira geral, Orisa tem ótima performance de combate quando está ao lado dos seguintes personagens:

  • Junkrat: o uso da habilidade de atração pode ser extremamente eficaz junto com a habilidade suprema do personagem. Ao ouvir o grito de “Vai explodir!”, seja rápido em atrair os oponentes para um único local;
  • D.Va: valem, aqui, as mesmas possibilidades de Junkrat, com o Mecha da personagem explodindo exatamente onde os oponentes estão concentrados após um uso bem feito de “Parados!”;
  • Reinhardt e Winston: as habilidades de escudo podem ser combinadas para criar uma barreira ainda mais forte, na qual personagens ofensivos podem se proteger para dispararem contra os oponentes;
  • Bastion: após as recentes mudanças, o modo estacionário do robô se tornou uma ótima arma para defesa de objetivos. Quando essas habilidades são combinadas ao Amplificador, o resultado é devastador para os adversários;
  • Zenyatta e Mercy: em situações mais críticas, os poderes de amplificação de ataque, em conjunto com recuperação de vida, podem ser usados caso seja realmente necessário que Orisa parta para o ataque com sua metralhadora.

Desvantagens

Heróis rápidos demais, por outro lado, são o terror de Orisa, devido à sua baixa velocidade. Habilidades de hacking e bloqueio também são eficazes contra a robô:

  • Sombra: uma das principais rivais de Orisa. Pode desativar todos os poderes de combinação da personagem com seus poderes de hacking;
  • Tracer: com seus poderes de teleporte, pode atacar a robô rapidamente pelos lados, acabando rapidamente com sua energia e destruindo unidades de habilidade;
  • Soldado: 76 e McCree: focados no ataque pelos flancos, os atiradores podem rapidamente destruir unidades de amplificação e levar Orisa a sair de posições fixas.

Qual o melhor herói de suporte em Overwatch? Deixe sua escolha em nosso Fórum!

MAIS DO TechTudo