Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Nier: Automata está disponível para PC (via Steam) e PlayStation 4. O jogo da Platinum Games e Square Enix apresenta muita ação e elementos de RPG, além de recursos e mecânicas elaboradas. Confira as dicas do nosso tutorial completo e aprenda como jogar e dominar o game.

Esquiva e defesa

Lutas e combates eletrizantes estão presentes ao longo de toda a jornada em Nier: Automata. Como não existe um medidor de fôlego que limita a stamina, corra sempre e abuse dos movimentos de esquiva para não levar dano. Basta usar o botão R2 para escapar rapidamente dos problemas.

Nier Automata: esquive dos inimigos e contra-ataque na sequência — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

É importante dominar a esquiva, pois ela abre portas para contra-ataques letais. Quando 2B escapar deixando uma trilha de partículas brancas pelo caminho, essa será a marca visual de uma esquiva realizada no tempo exato. Neste momento, desfira qualquer ataque para quebrar a guarda inimiga e emendar combos letais.

"Pod" isso, Arnaldo?

O Pod que acompanha 2B não é apenas um aliado útil, mas também uma arma ambulante, então não esqueça de utilizá-lo como tal. Apesar de o seu poder de ataque não ser dos mais altos, sua munição ilimitada compensa.

Assim, em todas as lutas que encontrar, segure o botão R1, fazendo com que o Pod ataque incessantemente os rivais. Se utilizá-lo bem, todas as lutas serão mais rápidas.

Nier: Automata: Ataque com o Pod para ter vantagem — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Viagem rápida

Diferentemente de outros jogos do gênero, viajar rapidamente pelo mapa de Nier: Automata é um recurso que só é habilitado após muitas horas de jogo. No começo, a viagem só é possível entre o Bunker e Campo da Resistência, então persista e continue jogando a campanha principal para resolver o problema.

Quando chegar à Underground City (Cidade Subterrânea), vá até o fundo da caverna e vença o chefe. Ao sair da caverna, interaja com o androide na entrada, pois ele irá liberar um novo Acess Point (Ponto de Acesso) que inclui um transportador. Finalmente será possível viajar instantaneamente até qualquer outro ponto quando desejar.

Lembre, também, que os Acess Points devem ser usados frequentemente para salvar o seu progresso, já que Nier: Automata não possui um sistema de salvamento automático.

Nier: Automata: a viagem rápida só é habilitada após muitas horas de jogo — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Investimento frutífero

O mundo de Nier: Automata é gigantesco, mas não são apenas as belas vistas que fazem sua exploração valer a pena. Para melhorar as suas armas é preciso obter diversos materiais espalhados pelo cenário, então, em vez de correr de uma missão para outra, gaste alguns minutos investigando cada canto do mapa em busca de recursos.

Colher muitos itens também ajuda na customização de chips da 2B, já que seu fortalecimento exige gastos em dinheiro do jogo. Visite qualquer vendedor para comprar upgrades de habilidades passivas. Escolha sabiamente, pois ao longo da campanha eles aumentam de preço. Interaja, também, com os personagens de outros jogadores para ganhar bônus.

Os chips de fortalecimento são úteis ao natural, mas também podem ser combinados para criar chips ainda mais poderosos no menu de pausa. O único ponto negativo do processo é que o novo chip ocupará mais espaço no inventário.

Nier: Automata: organize seus chips no menu de pausa — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Saúde é o que interessa

A morte não é o fim em Nier: Automata. Caso 2B caia em combate, volte prontamente ao local da derrota para recuperar seus itens. A melhor forma de evitar esse inconveniente é deixar chips com itens de uso automático equipados, e confiar no Pod para a auxiliar nos momentos ruins.

Assim, sempre que a saúde de 2B estiver quase zerada, o Pod correrá em seu socorro, evitando a derrota. Também é aconselhável investir seus recursos no aprimoramento dos chips de cura gradual, já que eles permitem que a heroína recupere seu HP sempre que estiver fora de combate.

Nier: Automata: fale com os vendedores para lucrar e também comprar itens — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

História de pescador

Ganhar dinheiro é essencial para prosperar em Nier: Automata, então é uma boa ideia negociar frequentemente os seus itens e materiais encalhados com os vendedores, além de cumprir missões paralelas para colher recompensas.

Além disso, tente pescar sempre que possível, já que esse é o melhor modo de ganhar dinheiro rapidamente. A pescaria pode ser iniciada em qualquer espaço que possua água.

Nier: Automata: pesque bastante para ganhar dinheiro rapidamente — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Para iniciar a pescaria, segure "círculo" no joystick. Posicione o cursor no local onde o Pod deve iniciar a busca por peixes. Assim que ele sinalizar que fisgou algo, aperte "X" no controle para puxar sua recompensa.

Nier: Automata é melhor no PC ou PlayStation 4? Comente no fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo