Segurança

Por Paulo Alves, Para o TechTudo


O Authy é um aplicativo que facilita o login em duas etapas no Facebook, Twitter, Instagram e vários outros sites. O serviço oferece um código adicional que muda o tempo todo e mantém a conta mais segura mesmo que sua senha seja roubada. Além disso, diferente de opções como o Google Authenticator, o app funciona na nuvem e mostra seus tokens no celular e também no computador. Com isso, é possível obter códigos de acesso mesmo quando o smartphone não está por perto.

Veja como usar os códigos do Authy no PC para fazer login seguro nas suas redes sociais e outros sites que oferecem autenticação em duas etapas. O passo a passo mostra a configuração do Facebook, mas o procedimento é similar para outras plataformas.

Authy reúne login em duas etapas para várias plataformas — Foto: Reprodução/Authy Authy reúne login em duas etapas para várias plataformas — Foto: Reprodução/Authy

Authy reúne login em duas etapas para várias plataformas — Foto: Reprodução/Authy

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Acesse as configurações do Facebook e, depois, a opção “Segurança e login”. Role a tela para “Autenticação em dois fatores” e localize a opção “Gerador de códigos. Clique em “third party app” e digite sua senha na sequência;

Configure um gerador de códigos para o Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Configure um gerador de códigos para o Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configure um gerador de códigos para o Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Você verá um código QR e uma chave secreta na tela. Anote o código para usar mais adiante;

Anote o código secreto do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Anote o código secreto do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Anote o código secreto do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em seguida, faça o download da extensão do Authy para Google Chrome e informe o número do seu celular para criar uma conta;

Configure o Auhty no PC — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Configure o Auhty no PC — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configure o Auhty no PC — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. No PC, acesse as configurações do Authy;

Acesse as configurações do Authy no PC — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações do Authy no PC — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do Authy no PC — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Na aba “External Accounts”, clique abaixo em “Add authentication account”;

Adicione uma nova conta no Authy — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione uma nova conta no Authy — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione uma nova conta no Authy — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Digite o código fornecido pelo Facebook no Passo 3 deste tutorial;

Digite o código secreto do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Digite o código secreto do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Digite o código secreto do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Para deixar tudo mais organizado, escolha a logo do Facebook na lista e nomeie o seu token. Clique em “Done” quando terminar;

Deixe seu token com a cara do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Deixe seu token com a cara do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Deixe seu token com a cara do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Agora, sempre ao fazer login no Facebook, basta copiar o código extra fornecido pelo Authy no computador e ter certeza de que sua conta não será invadida mesmo que alguém consiga sua senha.

Use códigos do Authy para complementar a senha do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Use códigos do Authy para complementar a senha do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use códigos do Authy para complementar a senha do Facebook — Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como o Authy sincroniza seus dados na nuvem, os tokens configurados não serão perdidos mesmo que você troque ou formate o computador. Para acessar os códigos, basta informar o mesmo número de celular e recuperar a conta em qualquer lugar.

Qual é o melhor serviço de nuvem? Confira no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo