Como impedir que testes online usem dados pessoais no Facebook

O usuário pode limitar que sites salvem dados extras como e-mail e lista de amigos, além do perfil público.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

Os testes online são divertidos e mostram "com qual celebridade você se parece" e até sua "alma gêmea", mas especialistas já alertaram que esses apps podem colocar em risco sua privacidade. Os sites exigem login com a conta do Facebook e são adicionados como "aplicativos" na sua rede social. Ao aceitar os termos de uso — boa parte das vezes sem ler — o internauta permite acesso a dados do perfil além das informações públicas, como e-mail, lista de amigos, fotos e até curtidas.

Em alguns casos, o usuário deixa que o site publique o resultado do teste ou quiz para amigos, no seu próprio feed, sem que tenha percebido. Isso pode ser impedido no momento de fazer o teste. O usuário só precisa editar a privacidade do compartilhamento dessas informações deixando apenas o item obrigatório para obter o resultado — que são as informações públicas do perfil, como nome e foto.

Descubra como impedir que sites de testes salvem informações do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Luciana Maline/TechTudo) Descubra como impedir que sites de testes salvem informações do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Descubra como impedir que sites de testes salvem informações do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Pelo computador

Passo 1. Acesse o site com o teste. A forma mais prática de obter o resultado é usando a conta do Facebook. Para isso, o site exibe um botão de "Conectar-se ao Facebook". Clique nele (caso a página seja confiável) e continue seu teste;

Acesse o teste que deseja fazer pelo computador e inicie o login com Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse o teste que deseja fazer pelo computador e inicie o login com Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse o teste que deseja fazer pelo computador e inicie o login com Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. É nesse momento que você precisa estar atento. Note que será exibida uma tela para permitir o uso do perfil. Antes de continuar clique em "Editar isso";

Edite as informações que o site coleta do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Edite as informações que o site coleta do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Edite as informações que o site coleta do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Desmarque todos os itens que não deseja compartilhar com o site de testes para manter sua privacidade, como a "lista de amigos" e "endereço de e-mail". Mantenha apenas o "Perfil público" que é obrigatório para ver o resultado do teste. Confirme em "Continuar como...";

Desmarque as informações que não são obrigatórias e continue (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Desmarque as informações que não são obrigatórias e continue (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Desmarque as informações que não são obrigatórias e continue (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Por fim, se você quiser ter ainda mais controle de privacidade no seu perfil, limite quem pode ver possíveis postagens do teste online para "Somente eu". Confirme em "Ok". Pronto. Agora o site vai ter acesso apenas ao seu perfil público e os posts ficarão privados no Facebook.

Limite a visualização de posts do teste para privado no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Limite a visualização de posts do teste para privado no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Limite a visualização de posts do teste para privado no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já adicionou o site de testes no seu Facebook?

Passo 1. Caso você já tenha concedido acesso aos dados e permitiu ao app publicar em seu nome, saiba que você pode cancelar a permissão pelo Facebook. Clique no ícone de "menu" indicado por uma seta no topo direito da tela e, depois, selecione "Configurações". Em seguida, clique em "Aplicativos", no menu da lateral esquerda. Encontre na lista o nome do site de teste e clique nele;

Acesse as configurações de aplicativos do seu Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações de aplicativos do seu Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações de aplicativos do seu Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, desmarque as informações que você não quer fornecer, como "lista de amigos", email e fotos. Aproveite para alterar, no topo da tela, a privacidade de quem vê possíveis posts, selecionando "Somente eu" para privado;

Remova todos os itens extras que o site coleta do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Remova todos os itens extras que o site coleta do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Remova todos os itens extras que o site coleta do seu perfil do Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, role a tela e encontre a categoria "Este aplicativo pode" e desmarque o item de "Publicação". Assim o site não vai poder postar no seu nome resultados de testes usando seu perfil do Facebook. Confirme em "Salvar".

Não permita que o site faça postagens no seu Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Não permita que o site faça postagens no seu Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Não permita que o site faça postagens no seu Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pelo celular

Passo 1. Acesse o site de teste online pelo navegador do celular. Depois de pressionar o botão "Conectar-se ao Facebook" note que será mostrada uma tela de permissão para continuar. Toque no item "Editar isso";

Edite as informações que o site coleta do seu Facebook pelo celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Edite as informações que o site coleta do seu Facebook pelo celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Edite as informações que o site coleta do seu Facebook pelo celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, para proteger seus dados, desmarque todos os itens menos o "Perfil Público" (obrigatório). Confirme em "Continuar". Se não quiser que seus amigos vejam possíveis compartilhamentos do teste, limite a visualização para "Somente eu" e confirme em "Ok". Pronto, agora o site só vai ter o básico de informações suas e você poderá ver o resultado dos testes. Caso goste, mude a privacidade para "Amigos" para que seus contatos possam ver o resultado.

Remova informações privadas e limite as postagens do site de testes pelo celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Remova informações privadas e limite as postagens do site de testes pelo celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Remova informações privadas e limite as postagens do site de testes pelo celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Facebook não abre no meu PC: o que fazer? Confira no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo
MAIS ESPAÇO NO CELULAR
Foto: (Nic)
DOIS CLÁSSICOS JUNTOS!
Game vem em edição completa para o atual console da Nintendo.
Foto: (Divulgacao)
AINDA É 4K
Televisões são ultrafinas com resolução 4K e HDR; preços ultrapassam os R$ 5 mil
Foto: (Divulgação)
JÁ VI ISSO ANTES...
Console da Microsoft ganhará acessórios transparentes e de cor azul água 
5G VEM AÍ!
Fabricante quer expandir conexão para Internet das Coisas e outras áreas além da telefonia móvel.
BANIDO PARA SEMPRE!
Sistema VAC pode banir de forma permanente usuários de Counter-Strike: Global Offensive que usem hacks ou cheats 
Foto: (Divulgação)
SABIA DESSAS?
Dramatic Finishes que reproduzem momentos marcantes do anime e bizarras distorções dos lutadores estão entre curiosidades do jogo
SABIA DESSAS?
Conheça funções, análises de dados e filtros que irão 'turbinar' sua planilha
Foto: (Divulgação)
FOTOS, VÍDEOS E MUITO MAIS!
Veja alternativas para conversar com os amigos enviando fotos, vídeos e documentos pelo desktop
Foto: (Nicolly Vimercate/TechTudo)