Por Helito Bijora, para o TechTudo


O iCloud, serviço de armazenamento na nuvem da Apple, oferece apenas 5 GB no plano gratuito. Por isso, não é raro o espaço acabar e o usuário receber notificações informando que o iCloud está cheio. Quando a memória da plataforma chega ao fim, não é possível concluir o backup do iPhone ou iPad.

Se você enfrentou problemas do tipo, confira o passo a passo deste tutorial e aprenda a acessar o gráfico de armazenamento do iCloud, nas configurações do iOS. Com isso, é possível descobrir quem são os "vilões" e liberar espaço no serviço.

Aprenda a descobrir o que está ocupando espaço no seu iCloud — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Aprenda a descobrir o que está ocupando espaço no seu iCloud — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Aprenda a descobrir o que está ocupando espaço no seu iCloud — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Descubra o que ocupa mais espaço

Passo 1. Acesse as configurações do iOS e toque sobre o seu nome – o primeiro item da tela.

Acesse as configurações do iCloud no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Bijora Acesse as configurações do iCloud no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Acesse as configurações do iCloud no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Agora, toque em "iCloud" para visualizar o gráfico de armazenamento e descobrir o que está ocupando mais espaço.

Verificando o gráfico de armazenamento no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Bijora Verificando o gráfico de armazenamento no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Verificando o gráfico de armazenamento no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Como liberar espaço no iCloud

Dica 1. Se as suas fotos estão ocupando muito espaço no iCloud, a dica é usar o Google Fotos, que oferece espaço gratuito na nuvem, e liberar espaço pelo app.

Dica 2. Caso o backup do seu iPhone ou iPad esteja ocupando muito espaço, você pode apagar os backups antigos ou desativar o backup de apps específicos, a fim de diminuir o tamanho do backup.

Dica 3. Se o vilão for as suas músicas, a dica é optar por um serviço de streaming, como o Apple Music ou Spotify. Se você já fez isso, confira como apagar todas as suas músicas de uma vez.

Com essas dicas, você poderá saber o que está ocupando mais espaço em seu iCloud e liberar espaço.

Mais do TechTudo