Aprenda como aumentar a precisão do mouse para games

Tutorial ensina como tirar a aceleração de mouse do Windows com o programa gratuito Mouse Acceleration Fix

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

O Windows possui sistema de aceleração do mouse nativo em todas as suas versões. Ele faz com que o cursor ande mais rápido caso o usuário mova o mouse em uma velocidade maior que a habitual. Se no dia a dia a função faz sentido, nos games ela atrapalha. Isso porque o jogador frequentemente passa do ponto onde está realmente querendo chegar, tornando o controle mais difícil.

A saída para acabar com o problema é tirar a aceleração do mouse, dando precisão ao periférico. Uma das melhores ferramentas para isso é o Mouse Acceleration Fix, programa gratuito que cria um arquivo de registro do Windows capaz de deixar as configurações do cursor ideais para os jogos. Neste tutorial ensinamos como usar o software, que funciona vas versões XP, Vista, 7, 8, 8.1 e Windows 10.

Aprenda como aumentar a precisão do mouse para games  (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Aprenda como aumentar a precisão do mouse para games  (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aprenda como aumentar a precisão do mouse para games (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Testando a aceleração do mouse

Passo 1. Baixe o Mouse Acceleration Fix. Abra a pasta compactada no local selecionado para download e, em seguida, abra a subpasta compactada 'MouseMovementRecorder_1.13_20150718x';

Indicação de subpasta do pacote do Mouse Acceleration Fix  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Indicação de subpasta do pacote do Mouse Acceleration Fix  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Indicação de subpasta do pacote do Mouse Acceleration Fix (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Dê um duplo clique no executável 'MouseMovementRecorder'. Será aberta uma caixa de diálogo informando que o aplicativo depende de arquivos compactados. Pressione o botão 'Extrair tudo' para descompactar todos os arquivos;

Descompactação de arquivos para execução de aplicativo  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Descompactação de arquivos para execução de aplicativo  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Descompactação de arquivos para execução de aplicativo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Escolha um destino para os arquivos (o mais recomendável é manter o caminho sugerido pelo sistema) e clique em 'Extrair';

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Escolha de local para extração de arquivos  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Escolha de local para extração de arquivos  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Escolha de local para extração de arquivos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Dê novamente um duplo clique no 'MouseMovementRecorder' - desta vez o aplicativo será aberto. Mova o cursor do mouse livremente e observe se há indicações em verde e vermelho na tela. Se houver é porque a aceleração do mouse está ativada. Neste caso, você precisa desativá-la para aumentar a precisão do periférico nos jogos.

Janela do Mouse Acceleration Fix para teste de aceleração do cursor (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Janela do Mouse Acceleration Fix para teste de aceleração do cursor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Janela do Mouse Acceleration Fix para teste de aceleração do cursor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Desativando a aceleração do mouse

Passo 1. Selecione a pasta compactada 'MarkC_Windows_10+8.x+7+Vista+XP_MouseFix_Builder_2.4x' e extraia os arquivos dela;

Pasta compactada que contém aplicativo de remoção da aceleração do mouse  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Pasta compactada que contém aplicativo de remoção da aceleração do mouse  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pasta compactada que contém aplicativo de remoção da aceleração do mouse (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Serão extraídos quatro arquivos. Dê um duplo clique sobre o 'MarkC_Windows_10+8.x+7+Vista+XP_MouseFix_Builder' identificado como 'Arquivo de script do VBScript'. Na janela que será aberta, pressione 'Abrir';

Abertura de aplicativo do Mouse Acceleration Fix (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Abertura de aplicativo do Mouse Acceleration Fix (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Abertura de aplicativo do Mouse Acceleration Fix (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Será aberta uma pequena janela para identificação do sistema operacional. Digite o código correspondente ao seu sistema, seguindo a legenda do desenvolvedor ('1' para Windows XP e Vista, '2' para Windows 7 e '3' para Windows 8, 8.1 e 10);

Inserção de código correspondente à versão do Windows  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Inserção de código correspondente à versão do Windows  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Inserção de código correspondente à versão do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Na janela a seguir, mantenha a porcentagem em 100% e pressione o botão 'OK';

Definição do percentual de DPI da tela  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Definição do percentual de DPI da tela  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Definição do percentual de DPI da tela (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O próximo passo é definir a velocidade do ponteiro. O padrão do Windows é mediano, o que no Mouse Acceleration Fix corresponde ao número 6. Manteremos o dígito porque este é o nível de rapidez com o qual a maioria das pessoas está acostumada, mas você pode definir velocidades mais lentas com valores inferiores ou mais rápidas, com números entre sete e 11.

Inserção de código correspondente à velocidade do ponteiro  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Inserção de código correspondente à velocidade do ponteiro  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Inserção de código correspondente à velocidade do ponteiro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Na janela seguinte, digite '0' para que a aceleração do mouse seja retirada e pressione 'OK';

Etapa de eliminação de toda aceleração do mouse do Windows  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Etapa de eliminação de toda aceleração do mouse do Windows  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Etapa de eliminação de toda aceleração do mouse do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Na próxima etapa, mantenha o código '1-to-1'. Isso fará com que cada movimento do mouse corresponda a um movimento do cursor. Clique em 'OK';

Definição da relação entre movimento do mouse e do cursor  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Definição da relação entre movimento do mouse e do cursor  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Definição da relação entre movimento do mouse e do cursor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Será aberta uma janela para que você defina o local onde o arquivo de registro será salvo (neste tutorial, escolhemos a Área de Trabalho). Dê 'OK';

Definição do local do arquivo de registro  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Definição do local do arquivo de registro  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Definição do local do arquivo de registro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Por fim, haverá uma janela para confirmação dos detalhes de correção do mouse. Se tudo estiver conforme definido, pressione o botão 'OK';

Confirmação dos detalhes do arquivo de registro  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Confirmação dos detalhes do arquivo de registro  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Confirmação dos detalhes do arquivo de registro (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. O programa exibirá uma mensagem informando que o arquivo de registro foi salvo. Ao pressionar 'OK', você verá uma nova janela avisando que o registro ainda não foi aplicado. Para que isso aconteça, pressione o botão 'Sim' e depois reinicie o computador.

Aplicação das mudanças feitas pelo Mouse Acceleration Fix  (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Aplicação das mudanças feitas pelo Mouse Acceleration Fix  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aplicação das mudanças feitas pelo Mouse Acceleration Fix (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pronto, agora você tem um mouse preciso para jogos.

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo