Como corrigir erro de 'classe não registrada' no Google Chrome

Esse erro pode acontecer devido a várias razões, que vão desde arquivos DLL corrompidos a entradas de registro.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Edivaldo Brito, para o TechTudo

Você está recebendo erros de classe não registrada ao tentar abrir o Google Chrome? Esse erro chato (muito chato mesmo) pode acontecer devido a várias razões, que vão desde arquivos DLL corrompidos a entradas de registro. Embora o problema pareça um tanto quanto insolúvel, alguns procedimentos podem ajudar a resolvê-lo. Para ajudar nessa tarefa, esse tutorial irá abordar a questão e mostrar as possíveis soluções, para que você se livre de vez dessa mensagem irritante e volte a navegar tranquilamente.

Veja dicas de como corrigir o erro de 'classe não registrada' no Google Chrome (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Veja dicas de como corrigir o erro de 'classe não registrada' no Google Chrome (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Veja dicas de como corrigir o erro de 'classe não registrada' no Google Chrome (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Como não dá para saber com certeza qual é a causa extada do erro 'classe não registrada' no seu Chrome, você deve tentar várias soluções. A seguir, três procedimentos podem resolver o problema. Assim, caso uma dica não funcione, passe para a próxima, até conseguir executar o Chrome sem que o erro apareça.

Apagando algumas chaves do Registro

Excluir algumas chaves de registro relacionadas ao Chome pode evitar que o erro apareça. Para isso, você deve fazer o seguinte:

Primeiramente, digite "cmd" (sem as aspas) no campo de busca do Windows. Na lista de resultados, clique com o botão direito na opção "Prompt de Comando". No menu que aparece, clique em "Executar como administrador";

Executando o Prompt de Comando como Administrador (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Executando o Prompt de Comando como Administrador (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Executando o Prompt de Comando como Administrador (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Depois, quando a tela do Prompt de Comando aparecer, digite os seguintes comandos nele, tecle ente e confirme cada um deles;

REG DELETE HKEY_CLASSES_ROOT\Chrome

REG DELETE HKLM\Software\Classes\Chrome

REG DELETE HKCU\Software\Classes\Chrome

REG DELETE HKLM\Software\Classes\ChromeHTML\open\command\DelegateExecute

REG DELETE HKCU\Software\Classes\ChromeHTML\open\command\DelegateExecute

Apagando chaves do registro relacionadas ao Chrome (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Apagando chaves do registro relacionadas ao Chrome (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Apagando chaves do registro relacionadas ao Chrome (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Iniciando o Google Chrome diretamente

Outra alternativa que pode evitar o erro é a execução direta do Chrome, usando o comando start. Basta executar o comando abaixo no Prompt de Comando ou na janela executar. Não se esqueça de alterar o local, caso você tenha instaldo o Chrome em um diretório diferente do padrão.

start /d "C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\" chrome.exe

Executando o Chrome diretamente via comando start (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Executando o Chrome diretamente via comando start (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Executando o Chrome diretamente via comando start (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Se preferir, você pode até criar um atalho para executar o comando.

Registrando todos os arquivos DLL

Os arquivos DLL do Windows também podem causar o erro 'classe não registrada' do Google Chrome. Se nenhuma das dicas serviu para remover o erro, você pode registrar novamente todos os arquivos DLL para eliminar esse problema.

Para conseguir registrar esses arquivos, tudo o que você precisa fazer é executar o seguinte comando no prompt de comando.

FOR /R C:\ %G IN (*.dll) DO "%systemroot%\system32\regsvr32.exe" /s "%G"

Registrando todos os arquivos DLL do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Registrando todos os arquivos DLL do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Registrando todos os arquivos DLL do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Uma vez que todos os arquivos DLL foram registrados novamente, você deve reiniciar o computador.

Ao menos uma dessas dicas servirá para eliminar a irritante mensagem 'classe não registrada' na hora de usar o Chrome. Se isso não acontecer, deixe uma pergunta no Fórum do TechTudo explicando os detalhes do seu problema.

MAIS DO TechTudo