Como espelhar seus jogos no Chromecast a partir de dispositivos móveis

Descubra como fazer para jogar jogos no Chromecast a partir de dispositivos móveis

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Edivaldo Brito, para o TechTudo

Existem muitos aplicativos compatíveis com Chromecast para Android e iOS. Por causa disso, alguns proprietários do aparelho realmente rodam jogos através desse gadget e desfrutam os gráficos e o áudio na TV com o espelhamento de tela.

Mas apesar de ser bom, o espelhamento não explora todas as possibilidades do Chromecast. Para conseguir isso, você deve usar seus dispositivos Android ou iOS como controlador de jogo, combinado com a visualização na TV. E se você ainda não sabe como isso funciona, esse tutorial mostra tudo.

 Como jogar jogos no Chromecast a partir de dispositivos móveis (Foto: Divulgação/Google)  Como jogar jogos no Chromecast a partir de dispositivos móveis (Foto: Divulgação/Google)

Como jogar jogos no Chromecast a partir de dispositivos móveis (Foto: Divulgação/Google)

Quais são os requisitos para jogar no Chromecast a partir de um dispositivo mobile?

Para poder espelhar jogos no Chromecast a partir de dispositivos móveis você precisará dos seguintes requisitos:

  • Um Chromecast (primeira ou segunda geração) conectado em uma TV, totalmente configurado e conectado na mesma rede do dispositivo mobile;
  • Um dispositivo com iOS ou Android compátível com o Chromecast e com o aplicativo Google Home instalado, e conectado na mesma rede do Chromecast;
  • Jogos compatíveis com o Chromecast.

Com tudo isso pronto, siga o procedimento abaixo para conseguir espelhar jogos no Chromecast a partir de dispositivos móveis.

Passo 1. Instale um jogo compatível com o Chromecast no seu dispositivo mobile. Para isso, consulte essa lista do Google. Nesse tutorial, será usado o Angry Birds Friends;

Consultando a lista de jogos compatíveis com o Chromecast (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Consultando a lista de jogos compatíveis com o Chromecast (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Consultando a lista de jogos compatíveis com o Chromecast (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Ao executar o jogo, se todos os requisitos foram atendidos, o ícone de transmissão será exibido na tela do game. No caso do Angry Birds Friends, ele estará no canto superior direito. Toque nesse ícone para iniciar a trasmissão para o Chromecast;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Tocando no  ícone de transmissão dentro do jogo  (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Tocando no  ícone de transmissão dentro do jogo  (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Tocando no ícone de transmissão dentro do jogo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, toque no nome do Chromecast para usá-lo para levar o jogo à TV e transformar o dispositivo mobile em um controlador remoto do jogo;

Selecionando o Chromecast para usá-lo para levar o jogo à TV (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Selecionando o Chromecast para usá-lo para levar o jogo à TV (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Selecionando o Chromecast para usá-lo para levar o jogo à TV (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Ao efetivar a conexão, o ícone de transmissão do jogo ficará preenchido internamente, para mostrar que está conectado ao Chromecast. A partir de agora, você já pode começar a jogar tocando em "Play", ou qualquer que seja a opção usada para iniciar uma partida no jogo;

Conectado e iniciando o jogo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Conectado e iniciando o jogo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Conectado e iniciando o jogo (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 5. Ao entrar na partida do jogo, a ação será exibida na TV e a interação no dispositivo mobile, junto com as devidas instruções. No caso do Angry Birds Friends, é exibido um estilingue com uma instrução acima dele "Drag and release to fling bird" (Arraste e solte para arremessar o pássaro), e alternativamente, também é exibida a instrução "Double tap for menu" (toque duas vezes para acessar o menu);

Lendo e seguindo as instruções de uso do jogo no smartphone ou tablet (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Lendo e seguindo as instruções de uso do jogo no smartphone ou tablet (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Lendo e seguindo as instruções de uso do jogo no smartphone ou tablet (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 6. Quando houver algum tipo de mudança ou pergunta, será exibida uma pequena área sobreposta com as opções a serem escolhidas.

Confirmando ou cancelando uma ação do jogo no dispositivo mobile (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Confirmando ou cancelando uma ação do jogo no dispositivo mobile (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Confirmando ou cancelando uma ação do jogo no dispositivo mobile (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Agora que você já sabe como fazer para jogar jogos no Chromecast a partir de dispositivos móveis, aproveite a novidade e explore os jogos compatíveis com esse recurso. Boa diversão!

MAIS DO TechTudo