Como saber espaço livre, localização e informações de um PC com Windows 10

Veja como acessar e explorar a nova página de dispositivos vinculados à sua conta da Microsoft.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

A Microsoft atualizou a página oficial de dispositivos do usuário online com novas funções de verificação remota. Com a novidade, é possível agora obter informações de um computador com Windows 10 pelo site oficial.

Informações sobre o espaço livre em disco, atualizações disponíveis e até configurações do PC podem ser acessadas online. A função é útil para quem precisa saber tudo sobre sua máquina à distância, mesmo se o aparelho estiver offline. Aprenda, no tutorial abaixo, como acessar o recurso oficial na web.

Como saber espaço livre, localização e outras informações do PC online (Foto: Divulgação/Microsoft) Como saber espaço livre, localização e outras informações do PC online (Foto: Divulgação/Microsoft)

Como saber espaço livre, localização e outras informações do PC online (Foto: Divulgação/Microsoft)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Acesse a página de dispositivos da Microsoft (account.microsoft.com/devices) e faça login na sua conta — precisa ser a mesma cadastrada nos seus computadores com Windows 10;

Faça login com e-mail e senha do PC (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) Faça login com e-mail e senha do PC (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Faça login com e-mail e senha do PC (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 2. Veja uma lista de dispositivos vinculados à sua conta. Clique em “Status” para checar as configurações do computador;

Veja uma lista de computadores vinculados à sua conta (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) Veja uma lista de computadores vinculados à sua conta (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Veja uma lista de computadores vinculados à sua conta (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 3. Você verá dados como atualizações disponíveis, ativação de antivírus e firewall e do sistema de localização da Microsoft;

Veja informações de segurança (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) Veja informações de segurança (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Veja informações de segurança (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 4. Mais abaixo, você pode verificar quanto há de espaço disponível no HD da máquina mesmo estando bem longe dela;

Saiba o espaço livre no PC (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) Saiba o espaço livre no PC (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Saiba o espaço livre no PC (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Passo 5. No menu “Suporte e informações do dispositivo” é possível ver um resumo das especificações técnicas do PC.

Confira as especificações de um computador à distância (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) Confira as especificações de um computador à distância (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

Confira as especificações de um computador à distância (Foto: (Foto: Reprodução/Paulo Alves))

A página de dispositivos da Microsoft mudou muito e, com as novidades, oferece mais controle ao usuário mesmo que ele não esteja na frente do computador.

Vale lembrar, porém, que a função é exclusiva para o Windows 10, e não opera da mesma forma com versões antigas do sistema operacional, como os Windows 8 ou mesmo o Windows 7.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo