Dez funções úteis que você quase não usa no seu iPhone

Veja dicas para aproveitar melhor os recursos do smartphone da Apple e poupar tempo no dia a dia

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O iPhone tem alguns recursos pouco conhecidos pela maioria dos usuários. Essas funções "escondidas", que foram aprimoradas com a evolução do sistema da Apple até a chegada do iOS 10, podem tornar melhor a experiência com o celular. Além disso, você pode usar os truques para economizar tempo ao realizar tarefas do dia a dia.

Na lista a seguir, o TechTudo reuniu 10 recursos práticos para usuários de iPhone. As dicas são válidas para modelos mais antigos do celular, como o iPhone 5S, até o mais recente iPhone 7.

Dez funções úteis que você quase não usa no seu iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Dez funções úteis que você quase não usa no seu iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Dez funções úteis que você quase não usa no seu iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Fazer a Siri ler os seus e-mails e mensagens do WhatsApp

Desde que a Siri aprendeu a falar português, a assistente virtual ganhou um recurso que permite usá-la para ler suas mensagens em voz alta. É só usar os comandos "Leia meus e-mails" ou "Leia minhas mensagens no WhatsApp" que ela informa o título, a hora e o conteúdo do texto.

iPhone: use a Siri para ouvir mensagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone: use a Siri para ouvir mensagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone: use a Siri para ouvir mensagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Parar automaticamente a sua música com o temporizador

Se você gosta de ouvir música na hora de dormir, saiba que é possível usar o relógio do iPhone como “sleep mode”. No timer do relógio, programe o tempo desejado e escolha a opção "Parar reprodução". O recurso funciona inclusive com músicas do Spotify.

iPhone (iOS): use o timer para parar a música (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone (iOS): use o timer para parar a música (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS): use o timer para parar a música (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3) Adicionar sufixos web com um único toque

Na hora de digitar sites da web no navegador, nem sempre o teclado do iPhone mostra atalhos para sufixos como “.com” e “.net”. No entanto, há uma maneira simples de agilizar a tarefa: basta manter a tecla de ponto pressionada e escolher uma das opções para completar a URL da página.

iPhone (iOS): acesse atalhos para completar URLs (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone (iOS): acesse atalhos para completar URLs (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS): acesse atalhos para completar URLs (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4) Usar o flash para receber notificações

O iPhone não tem LED de notificação para avisar quando chega uma mensagem ou há chamada perdida, mas o flash da câmera pode fazer essa função. Acesse os Ajustes do celular e vá até a opção Geral > Acessibilidade > Flash LED para Alertas para que a luz traseira do iPhone alerte você quando houver uma notificação pendente.

iPhone (iOS): ative notificações no flash (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone (iOS): ative notificações no flash (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS): ative notificações no flash (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5) Tirar fotos com o fone da Apple

Além de mudar o volume de músicas, os botões do fone original da Apple servem para tirar fotos com o iPhone. Abra a câmera do celular e, com o fone conectado, use os botões físicos do acessório para tirar selfies com mais comodidade.

iPhone (iOS): use os botões do fone para fotografar (Foto: Paulo Alves/TechTudo) iPhone (iOS): use os botões do fone para fotografar (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

iPhone (iOS): use os botões do fone para fotografar (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

6) Usar o bloqueio AE/AF da câmera

Ao tirar fotos de objetos próximos à câmera, é possível travar o foco para gerar o efeito de borrado no fundo da imagem. Para isso, pressione o dedo na tela por alguns segundos no ponto desejado até ver o alerta "Bloqueio AE/AF. Mova o celular livremente sem perder o foco no que é mais importante. Veja o passo a passo completo.

iPhone (iOS): fixe o foco em um objeto próximo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone (iOS): fixe o foco em um objeto próximo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS): fixe o foco em um objeto próximo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7) Excluir o último número da calculadora que você digitou errado

A calculadora do iPhone não tem botão de apagar, mas um truque simples permite remover números errados digitados na conta. Deslize o dedo sobre a parte superior, da direita para a esquerda, e exclua caractere por caractere inserido na calculadora.

iPhone (iOS): apague números com um gesto (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone (iOS): apague números com um gesto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS): apague números com um gesto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8) Voltar para o início de feeds de redes sociais

Em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, o iOS tem um truque simples que faz o app mostrar na hora o topo do feed ou linha do tempo. Depois de ver muitos posts, é só tocar no horário, no topo da tela, para mover rapidamente para o início.

iPhone (iOS): toque na hora para subir o feed para o início (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone (iOS): toque na hora para subir o feed para o início (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS): toque na hora para subir o feed para o início (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

9) Formatar o texto no bloco de notas e e-mail

No app de notas e no corpo do e-mail, o iPhone permite mudar a formatação do texto para deixá-lo em negrito, itálico ou sublinhado. Selecione o trecho desejado e escolha as opções em um pop-up flutuante para editar palavras sem precisar de apps adicionais.

iPhone (iOS): deixe texto em negrito, itálico e sublinhado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone (iOS): deixe texto em negrito, itálico e sublinhado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS): deixe texto em negrito, itálico e sublinhado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

10) Fechar mais de um app ao mesmo tempo

Tem o costume de fechar todos os apps abertos do iPhone um por um? Economize tempo fechando vários de uma vez. Para isso, abra a tela de multitarefas (dois toques no botão home) e deslize mais de um app para cima com dois ou mais dedos.

iPhone (iOS): feche mais de um app ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) iPhone (iOS): feche mais de um app ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS): feche mais de um app ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quer liberar mais espaço no seu iPhone? Aprenda no vídeo abaixo:

iPhone: quatro dicas para ganhar mais espaço no smartphone

iPhone: quatro dicas para ganhar mais espaço no smartphone

Android ou iOS: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo