Android 7: descubra quais aplicativos acessam a câmera e a localização

Quem tem um celular com Android 7.0 (Nougat) pode saber quais aplicativos utilizam recursos avançados para manter o seu aparelho mais seguro

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

O usuário de smartphone com Android 7.0 (Nougat) pode descobrir quais aplicativos estão usando sua câmera, microfone, localização, telefone e mais recursos. Saber disso pode ser útil para proteger sua privacidade, já que alguns apps acessam ferramentas do celular sem que você perceba, para coletar dados dos locais que já visitou ou até salvar fotos da galeria pessoal. Muitas dessas aplicações visualizam a lista de contatos, itens armazenados e alteraram as configurações do sistema.

Para manter o telefone seguro, saiba que é possível remover as permissões de acesso quando preferir, mantendo ativadas apenas as funções básicas. O ajuste está disponível nas configurações do aparelho, sem precisar instalar nada extra. Para descobrir como personalizar a privacidade do Android, confira o passo a passo deste tutorial.

Privacidade no Android 7.0: veja quais apps usam câmera, localização e mais (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Privacidade no Android 7.0: veja quais apps usam câmera, localização e mais (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Privacidade no Android 7.0: veja quais apps usam câmera, localização e mais (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Remover permissões de aplicativos no celular

Passo 1. No celular com Android 7.0, toque no ícone de "Configurar" no menu e depois selecione "Aplicativos".

Acesse as configurações de aplicativo no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações de aplicativo no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações de aplicativo no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, para visualizar opções mais avançadas, clique no ícone de "Configurações", no topo direito da tela. Depois selecione "Permissões do app".

Acesse as permissões de aplicativo no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as permissões de aplicativo no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as permissões de aplicativo no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que será mostrada uma lista com os recursos do celular que são acessados por aplicativos. Para ver mais detalhes, toque em um deles. Neste exemplo, vamos utilizar o acesso à "câmera" do smartphone. Serão exibidos todos os aplicativos que têm permissão para acessar o recurso. Os ativados mostram a chave em "verde" e os desativados em "cinza". Com isso, remova o acesso de todos os apps que você julgar que não precisa utilizar essa função.

Personalize as permissões de aplicativos nos recursos do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Personalize as permissões de aplicativos nos recursos do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalize as permissões de aplicativos nos recursos do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Repita o mesmo procedimento com todos os recursos do celular, como microfone, localização e agenda, para remover e proteger a privacidade das suas informações.

Remover acessos especiais

Passo 1. Abra o item de "Configurar" no Android 7.0 e selecione "Aplicativos".

Abra as configurações de aplicativos no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra as configurações de aplicativos no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra as configurações de aplicativos no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Clique no ícone de "Configurações", no topo direito da tela, e depois selecione "Acesso especial", no final da tela.

Clique nas configurações avançadas com acesso especial no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Clique nas configurações avançadas com acesso especial no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Clique nas configurações avançadas com acesso especial no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Agora, você consegue monitorar quais aplicativos podem utilizar funções avançadas no celular, personalizando as permissões de cada item. Neste primeiro exemplo, vamos descobrir quais apps podem "Mudar configurações do sistema". Veja que os itens ativados da lista estão marcados com um "Sim".

Observe a lista de acesso especial no celular e veja quais aplicativos podem usar no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Observe a lista de acesso especial no celular e veja quais aplicativos podem usar no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Observe a lista de acesso especial no celular e veja quais aplicativos podem usar no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para desativar a permissão do aplicativo, desligue a chave, mudando da cor "verde" para a "cinza".

Desative a permissão especial do aplicativo no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Desative a permissão especial do aplicativo no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Desative a permissão especial do aplicativo no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Neste segundo exemplo, veja como revogar o "Acesso irrestrito de dados". Note que, ao selecionar o item, será mostrada uma lista com todos os aplicativos que podem utilizar a função (com a chave em verde) e os desativados (chave em cinza). Desligue o que preferir. Esses ajustes são salvos automaticamente.

Veja quais aplicativos têm acesso irrestrito a dados e desligue os que preferir no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Veja quais aplicativos têm acesso irrestrito a dados e desligue os que preferir no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Veja quais aplicativos têm acesso irrestrito a dados e desligue os que preferir no Android 7.0 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Basta repetir o procedimento para todos os itens de acesso especial para remover a permissão.

MAIS DO TechTudo
PUBG MOBILE
Nova versão Lite de PUBG Mobile oferecerá combates em menor escala com apenas 40 jogadores para smartphones menos potentes
Foto: (Reprodução)
SABIA DESSAS?
Conheça funções, análises de dados e filtros que irão 'turbinar' sua planilha
Foto: (Divulgação)
FOTOS, VÍDEOS E MUITO MAIS!
Veja alternativas para conversar com os amigos enviando fotos, vídeos e documentos pelo desktop
Foto: (Nicolly Vimercate/TechTudo)
QUAL É O MELHOR?
Smartphones têm câmera dupla traseira e tela com bordas finas; preços estão abaixo dos R$ 2 mil.
Foto: (Thássius Veloso/TechTudo)
GOLAÇO!
Novos modos para jogos amistosos prometem agitar o jogo de futebol da EA Sports
TEM ATÉ TIMES BRASILEIROS
Sobreviver e ganhar: conheça quem movimenta competitivo de PUBG
Foto: (Reprodução)
SOBE O SOM!
Fabricante garante conforto ao usuário e qualidade de som com aposta na potência dos graves