Sistemas operacionais

Por Felipe Alencar, para o TechTudo


Os celulares com sistema Android permitem que os usuários escolham diferentes tipos de senhas, como um código numérico, chamado PIN, ou um desenho padrão. O recurso oferece mais segurança ao smartphone, pois evita que qualquer pessoa desbloqueie a tela do aparelho. Apenas quem sabe a senha consegue visualizar as informações do dono do telefone.

Além disso, mesmo nos smartphones com leitor de impressões digitais, que são cada vez mais comuns no mercado, o PIN ou desenho são pedidos como método alternativo de desbloqueio. No tutorial abaixo, você aprende a configurar os dois tipos de senha para deixar o seu celular mais seguro.

Aprenda a adicionar um PIN ou desenho para desbloquear o celular Android — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Aprenda a adicionar um PIN ou desenho para desbloquear o celular Android — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Aprenda a adicionar um PIN ou desenho para desbloquear o celular Android — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como colocar um PIN como senha no Android

Passo 1. Abra o app de configurações do seu smartphone e role a tela para baixo até a opção “Segurança”, que se encontra na seção “Pessoais”.

Acesse as opções de segurança do Android  — Foto: Reprodução/Felipe Alencar Acesse as opções de segurança do Android  — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Acesse as opções de segurança do Android — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Passo 2. Na seção “Segurança do dispositivo”, selecione “Bloqueio de tela” e depois escolha a opção “PIN” para defini-lo como método de desbloqueio.

Escolha o PIN como método de desbloqueio no Android  — Foto: Reprodução/Felipe Alencar Escolha o PIN como método de desbloqueio no Android  — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Escolha o PIN como método de desbloqueio no Android — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Passo 3. Na tela seguinte, escolha a opção “Solicitar PIN para iniciar dispositivo”. Assim, sempre que o celular for desligado, ele irá pedir o código PIN para reiniciá-lo. Depois, é só definir o seu PIN, que deve ter no mínimo quatro caracteres. Para concluir, toque em “Continuar”, no canto inferior direito.

Definindo o código PIN no Android  — Foto: Reprodução/Felipe Alencar Definindo o código PIN no Android  — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Definindo o código PIN no Android — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Agora, a senha do seu celular será esse código PIN que foi configurado. Ele também será solicitado sempre que você reiniciar o dispositivo, o que aumenta a segurança de seus dados em caso de roubo ou furto.

Como colocar um desenho padrão como senha no Android

Se você preferir o desenho padrão do Android, repita o passo 1 do tópico anterior e siga os procedimentos a seguir:

Passo 1. Toque novamente na opção “Bloqueio de tela”, na seção “Segurança do dispositivo”, e, em seguida, clique em “Padrão”.

Escolhendo o desenho padrão como método de desbloqueio do Android — Foto: Reprodução/Felipe Alencar Escolhendo o desenho padrão como método de desbloqueio do Android — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Escolhendo o desenho padrão como método de desbloqueio do Android — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Passo 2. Toque em “Solicitar padrão para iniciar dispositivo” e, por fim, desenhe o seu desenho-padrão na próxima tela, sempre ligando os pontos. Quando terminar, toque em “Continuar” no canto inferior direito.

Definindo o desenho padrão no Android  — Foto: Reprodução/Felipe Alencar Definindo o desenho padrão no Android  — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Definindo o desenho padrão no Android — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Assim, você pode alterar o método de desbloqueio do seu smartphone Android para aquele que for mais conveniente ou seguro.

Mais do TechTudo