Aprenda como checar o estado da bateria do Chromebook

Descubra o percentual restante de carga da bateria para saber a vida útil do componente

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Chromebooks são computadores conhecidos por seu sistema a prova de falhas, mas o hardware é suscetível a problemas assim como qualquer outro notebook. A bateria, por exemplo, sofre igualmente a passagem do tempo, com ciclos definidos de desempenho e perda de carga com o uso regular.

Felizmente, o Chrome OS oferece um meio de verificar o estado do componente em testes no próprio laptop. Aprenda neste tutorial como checar o funcionamento da bateria do seu Chromebook e descobrir se a vida útil está chegando ao fim.

Aprenda como checar o estado da bateria do Chromebook (Foto: Divulgação/Samsung) Aprenda como checar o estado da bateria do Chromebook (Foto: Divulgação/Samsung)

Aprenda como checar o estado da bateria do Chromebook (Foto: Divulgação/Samsung)

Passo 1. Pressione o atalho de teclado Ctrl + Alt + T para abrir o terminal do Chrome OS;

Abra o terminal do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Abra o terminal do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra o terminal do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite o comando battery_test e pressione Enter;

Use o comando de teste de bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Use o comando de teste de bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use o comando de teste de bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O comando mostra algumas informações sobre a bateria. A mais importante delas está ao lado de “Battery Health”, que indica a quantidade de carga utilizável da bateria. Uma bateria com mais de 90% de capacidade é normal depois de um ano de uso constante.

A vida útil da bateria depende da fabricante. A Dell, por exemplo, recomenda integridade de pelo menos 50% antes de trocar por uma nova.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Verifique a saúde da sua bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Verifique a saúde da sua bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Verifique a saúde da sua bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. O mesmo comando executa um teste rápido de consumo de energia. Por padrão, o teste mede a descarga em 300 segundos, mas você pode mudar para quanto tempo quiser para ter noção exata do tempo de uso.

Não é recomendado executar o teste por longos minutos. Em vez disso, faça uma medição rápida e use o resultado para calcular o desempenho geral da bateria. O tempo deve sempre ser digitado em segundos. O comando para 10 minutos, por exemplo, é: battery_test 600

Faça um teste de consumo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça um teste de consumo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça um teste de consumo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Com essas informações em mãos, o usuário pode saber quanto o Chromebook dura longe da tomada, estimar o tempo de uso de um modelo usado ou decidir se é hora de trocar a bateria do seu computador com Chrome OS.

MAIS DO TechTudo