Como criar um pendrive bootável do Windows no Linux

Um pendrive bootável é útil para instalar ou reparar um sistema operacional no computador.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Edivaldo Brito, para o TechTudo

Criar um pendrive bootável do Windows dentro do próprio sistema é uma tarefa simples. Entretanto, nem sempre é possível. Uma alternativa é fazer isso em algum computador com o sistema Linux. O pendrive inicializável oferece diversas vantagens para o usuário, como usar o acessório para experimentar o sistema, copiar arquivos sem precisar iniciar um sistema instalado e até para formatar unidades, por exemplo. Veja como criar um pendrive bootável do Windows no Linux, usando o aplicativo WinUSB.

Veja como fazer para criar um pendrive bootável do Windows no Linux (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Veja como fazer para criar um pendrive bootável do Windows no Linux (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Veja como fazer para criar um pendrive bootável do Windows no Linux (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Instalando o WinUSB

Passo 1. Clique no ícone das chaves para abrir as "Configurações do sistema" e depois na opção "Programas e atualizações";

Acessando a opção Acessando a opção

Acessando a opção "Programas e atualizações" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Em "Programas e atualizações", clique na aba "Outros programas". Em seguida, clique no botão "Adicionar...". Na pequena janela exibida, clique dentro da caixa de texto do campo "Linha do APT" e digite "ppa:nilarimogard/webupd8" (sem as aspas). Confirme a adição da nova fonte de software clicando no botão "Adicionar Fonte";

Adicionando uma nova fonte de software no Ubuntu (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Adicionando uma nova fonte de software no Ubuntu (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Adicionando uma nova fonte de software no Ubuntu (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Clique no botão "Fechar". Na janela que será exibida, clique no botão "Recarregar";

Finalizando e recarregando as fontes de software (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Finalizando e recarregando as fontes de software (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Finalizando e recarregando as fontes de software (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Depois, abra a Central de programas do Ubuntu, procure pelo winusb e instale-o. Se preferir, abra um terminal, digite o comando "sudo apt-get install winusb" (sem as aspas) e tecle Enter.

Criando um pendrive bootável do Windows no Linux

Passo 1. Execute o WinUSB. Para isso, clique no ícone do Ubuntu e depois digite "winusb" (sem as aspas). Clique no ícone do programa na listagem de resultados;

Executando o WinUSB no UBuntu (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Executando o WinUSB no UBuntu (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Executando o WinUSB no UBuntu (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Se você for criar um pendrive a partir de um CD/DVD do Windows, marque a opção "From a CD/DVD drive". Mas se a mídia do Windows for uma imagem ISO, marque a opção "From a disk image (iso)". Em seguida, clique no ícone da pasta que fica abaixo;"

Iniciando a busca pela imagem ISO (ou CD/DVD) do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Iniciando a busca pela imagem ISO (ou CD/DVD) do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Iniciando a busca pela imagem ISO (ou CD/DVD) do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Na janela que será exibida, acesse a pasta onde está a imagem ISO. Clique na pasta e depois no botão "Abrir";

Localizando, selecionando e abrindo a imagem ISO do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Localizando, selecionando e abrindo a imagem ISO do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Localizando, selecionando e abrindo a imagem ISO do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. De volta a janela principal do WinUSB, clique no nome do pendrive. Confirme a criação do pendrive clicando no botão "Install".

Iniciando a gravação do pendrive bootável do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Iniciando a gravação do pendrive bootável do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Iniciando a gravação do pendrive bootável do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Quando terminar a criação do pendrive, basta retirá-lo e conectá-lo ao computador.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo