Como editar fotos e deixá-las perfeitas com o Lightroom para celular

Tutorial ensina a usar todos os recursos gratuitos do aplicativo da Adobe, disponível para iPhone e Android

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

O Adobe Photoshop Lightroom é um poderoso editor de imagens no computador, mas que também conta com versões mobile. O download está disponível para celulares Android e iPhone (iOS), mas vale destacar que a versão de testes do app é gratuita por 30 dias e que, após esse período, o usuário terá que pagar uma taxa.

O aplicativo reúne uma série de ferramentas avançadas do Lightroom, incluindo curvas de cor e ajustes de exposição. No tutorial a seguir, mostramos como usar todos os recursos grátis da versão de testes do Adobe Lightroom para celular.

Lightroom: aprenda a usar o app de fotos da Adobe (Foto: Aline Batista/TechTudo) Lightroom: aprenda a usar o app de fotos da Adobe (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Lightroom: aprenda a usar o app de fotos da Adobe (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Cortar, girar e espelhar

Passo 1. Ao abrir o Lightroom no celular, pressione o botão "Adicionar fotos" para carregar imagens da galeria ou clique no botão de câmera para tirar uma nova foto. Neste exemplo, vamos usar uma imagem salva no dispositivo. Selecione uma ou mais fotos e toque em "Adicionar fotos".

Carregamento de foto do Android no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Carregamento de foto do Android no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Carregamento de foto do Android no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. As fotos selecionadas serão agrupadas em uma nova galeria. Toque na pasta e, em seguida, selecione a foto que você quer editar.

Abertura de foto para edição no app do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Abertura de foto para edição no app do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Abertura de foto para edição no app do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O primeiro menu de edição que ensinaremos a usar é o "Cortar", destacado abaixo na imagem abaixo. Toque nele para abrir suas ferramentas.

Menu de cortar do Lightroom para celular selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Menu de cortar do Lightroom para celular selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Menu de cortar do Lightroom para celular selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. À esquerda, haverá dois campos chamados "Aspecto". No primeiro, você pode escolher uma proporção pré-definida para cortar a imagem. Ao lado, você seleciona a opção "Livre", que permite arrastar as bordas livremente, ou "Bloq.", que mantém a proporção fixa. Para arrastar a borda, basta manter o dedo sobre um dos traços brancos e deslizá-lo na direção desejada.

Processo de corte de fotografia no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Processo de corte de fotografia no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Processo de corte de fotografia no Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Se quiser inclinar a imagem, pressione e arraste a linha curva pontilhada abaixo da foto até o ângulo desejado. Dê um toque no botão "Automático - Corrigir", destacado na segunda imagem abaixo, para que o Lightroom faça a correção automática da foto, deixando-a reta.

Inclinação manual e automática de foto no Lightroom para celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Inclinação manual e automática de foto no Lightroom para celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Inclinação manual e automática de foto no Lightroom para celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. A qualquer momento que desejar, toque na seta curva que aponta para a esquerda para desfazer uma operação – a do lado irá refazer a operação. Toque em "Orientação" para girar a foto em 90º, espelhar horizontalmente ou verticalmente.

Botão de desfazer operação e menu de orientação do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Botão de desfazer operação e menu de orientação do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Botão de desfazer operação e menu de orientação do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Por fim, toque no ícone de check para confirmar as edições de corte.

Finalização das edições de corte, rotação e espelhamento no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Finalização das edições de corte, rotação e espelhamento no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Finalização das edições de corte, rotação e espelhamento no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Filtros

Passo 1. O app do Lightroom salvará as edições e voltará à tela principal. Toque no menu de filtros, representado pela interseção de três círculos, e veja que novas ferramentas apareceram.

Destaque para menu de filtros do Adobe Lightroom para celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Destaque para menu de filtros do Adobe Lightroom para celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Destaque para menu de filtros do Adobe Lightroom para celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque em "Criativa" para ver opções de filtros e selecione o desejado. Em "Cor", será exibida uma lista de esquemas de cores pré-definidos, que podem ser selecionados da mesma forma.

Menus de filtros criativos e esquemas de cores do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Menus de filtros criativos e esquemas de cores do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Menus de filtros criativos e esquemas de cores do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Clique no botão "P&B" para escolher entre diferentes esquemas de preto e branco. Há mais ferramentas à direita, basta deslizar o dedo para visualizá-las.

Expansão de mais ferramentas do menu de filtros (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Expansão de mais ferramentas do menu de filtros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Expansão de mais ferramentas do menu de filtros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Clique em "Detalhe" para escolher um tipo de tratamento para os detalhes da foto (mais claro, com menos ruído, mais detalhado etc). Em "Efeito", é possível selecionar efeitos como vinheta, desfoque e granulado, por exemplo.

Destaque para menus de detalhes e efeitos no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Destaque para menus de detalhes e efeitos no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Destaque para menus de detalhes e efeitos no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O menu "Câmera" conta com mais cinco opções de esquemas de cor simulando ajustes na câmera. Se quiser desfazer todas as edições, toque em "Redefinir" e selecione "Tudo".

Caminho para anular todas as edições no aplicativo do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Caminho para anular todas as edições no aplicativo do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Caminho para anular todas as edições no aplicativo do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Note que todas as edições da foto foram anuladas. Você pode refazer as edições tocando no botão de "Desfazer" até chegar ao estágio desejado para a imagem.

Desfazendo redefinição de edições na foto pelo Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Desfazendo redefinição de edições na foto pelo Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Desfazendo redefinição de edições na foto pelo Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ajustes manuais

Passo 1. O último menu principal de edição do Lightroom tem os ajustes manuais. Ao selecioná-lo, serão exibidas por padrão as ferramentas de ajustes básicos, identificadas pelo símbolo de obturador de câmera. No primeiro botão, "P&B", você pode ativar ou desativar o esquema de cores preto e branco.

Ferramentas básicas de ajustes manuais do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Ferramentas básicas de ajustes manuais do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ferramentas básicas de ajustes manuais do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Em "Equil. Branco" constam três opções pré-definidas de equilíbrio de branco e um seletor manual, que permite capturar um tom da foto para ser usado como base em um novo esquema de cores. Para usá-lo, toque em "Seletor", arraste o círculo interno até a tonalidade desejada e depois dê um toque no check dentro do círculo branco.

Equilíbrio de branco no Lightroom a partir de tonalidade da foto escolhida por usuário (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Equilíbrio de branco no Lightroom a partir de tonalidade da foto escolhida por usuário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Equilíbrio de branco no Lightroom a partir de tonalidade da foto escolhida por usuário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O app do Lightroom conta ainda com opções de ajuste de temperatura, matiz, tom automático, exposição, contraste, realces, sombras, brancos, pretos, claridade, vibração e saturação. Todos eles funcionam da mesma forma: basta tocar na ferramenta e mover o ponto até a posição da barra de rolagem que mais condiz com o efeito que você quer dar à fotografia.

Ajustes manuais básicos do Lightroom feitos através de barra de rolagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Ajustes manuais básicos do Lightroom feitos através de barra de rolagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ajustes manuais básicos do Lightroom feitos através de barra de rolagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Toque no ícone de obturador, no canto esquerdo, para expandir os submenus avançados do menu de ajustes manuais. Em "Curva de tons", pressione e arraste o dedo sobre a linha para transformá-la em uma curva e alterar o esquema de cores conforme desejado. Você também pode definir o modo da curva (paramétrico, RGB, vermelho, verde ou azul); ajustar realces; aumentar ou reduzir claros e escuros; e modificar sombras.

Manuseio da curva de tons no app do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Manuseio da curva de tons no app do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Manuseio da curva de tons no app do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Selecione "Vinheta" no botão da esquerda. Serão expandidas opções avançadas para edição da vinheta, englobando intensidade, ponto médio, difusão, arredondamento, estilo e realces. As ferramentas também são ajustáveis por meio da mesma barra de rolagem inferior vista anteriormente.

Ferramentas avançadas do Adobe Lightroom para edição de vinheta (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Ferramentas avançadas do Adobe Lightroom para edição de vinheta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ferramentas avançadas do Adobe Lightroom para edição de vinheta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Clique em "Tonalização dividida" para aplicar um esquema de duas cores na sua foto (uma é a matiz e a outra é a matiz de sombras). Neste submenu, estão as ferramentas realça matiz, saturação, equilíbrio, matiz de sombras e saturação da matiz de sombras.

Submenu de tonalização dividida, presente nos ajustes manuais do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Submenu de tonalização dividida, presente nos ajustes manuais do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Submenu de tonalização dividida, presente nos ajustes manuais do Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Selecionando o submenu "Cor / P&B" é possível aumentar ou diminuir os percentuais de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-piscina, azul, púrpura e magenta nos ajustes de matiz, saturação e luminância. Basta tocar no ajuste desejado e arrastar as cores para a direita (aumenta) ou esquerda (diminui).

Ajustes de tonalidades no submenu "Cor / P&B" no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Ajustes de tonalidades no submenu "Cor / P&B" no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ajustes de tonalidades no submenu "Cor / P&B" no Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Entre em "Desembaçar" para tornar as cores de sua foto mais nítidas. O efeito é conseguido movendo o ponto para a direita, ao passo que as cores ficam mais "embaçadas" quando o cursor vai para a esquerda.

Demonstração da ferramenta "Desembaçar" do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Demonstração da ferramenta "Desembaçar" do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Demonstração da ferramenta "Desembaçar" do Adobe Lightroom (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. O último submenu dos ajustes manuais é o "Correção da lente". Toque nele e ative ou desative a correção de lente para que o aplicativo retire eventuais irregularidades provocadas no momento da captura da foto.

Resultado da ferramenta de ajuste "Correção da lente" (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Resultado da ferramenta de ajuste "Correção da lente" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Resultado da ferramenta de ajuste "Correção da lente" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Salvando

Passo 1. A primeira imagem abaixo mostra três botões em destaque. Os da esquerda permitem classificar a imagem, enquanto o da direita dá acesso ao presets e outros recursos de edição pagos. Para salvar, toque no botão de upload, no canto superior direito da tela, e selecione a opção desejada – neste exemplo, "Salvar na galeria...".

Salvando imagem editada no Adobe Lightroom na galeria do celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Salvando imagem editada no Adobe Lightroom na galeria do celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Salvando imagem editada no Adobe Lightroom na galeria do celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Selecione a qualidade da foto e pressione "Ok". Aguarde alguns instantes até que o aplicativo exiba a mensagem de êxito confirmando o salvamento da foto.

Foto editada no Adobe Lightroom salva com êxito no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Foto editada no Adobe Lightroom salva com êxito no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Foto editada no Adobe Lightroom salva com êxito no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

MAIS DO TechTudo