Como permitir que acessem seus e-mails do Gmail sem dar a sua senha

Função do Gmail permite que terceiros leiam, excluam e até mesmo enviem mensagens por você sem sequer saber a sua senha.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, para o TechTudo

O Gmail conta com uma função chamada “Delegação de E-mails”, que permite que outros leiam, deletem e enviem mensagens em seu nome sem a necessidade de informar a sua senha. Contas pessoais podem ter até 10 pessoas com essa permissão, já as de uso corporativo suportam até 25. Apesar de ter acesso a algumas funções, o administrador não é capaz de bater-papo com contatos do titular via Hangouts, nem alterar a senha ou qualquer outra configuração da sua conta Google.

As pessoas autorizadas passam a receber as suas mensagens em seus próprios e-mails e, caso respondam alguma, o endereço dela será exibido para o destinatário (Exemplo: enviado por usuariodelegado@gmail.com). Configurar essa função só é possível pelo navegador, não havendo essa opção no app. Confira como é fácil.

Como dar acesso a seus e-mail no Gmail sem informar a sua senha (Foto: Divulgação/Google) Como dar acesso a seus e-mail no Gmail sem informar a sua senha (Foto: Divulgação/Google)

Como dar acesso a seus e-mail no Gmail sem informar a sua senha (Foto: Divulgação/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Acesse o serviço do Gmail por meio do site. Caso não esteja com login ativo, insira o endereço de e-mail, depois, a senha, e clique em “Seguinte”;

Faça o login em sua conta do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Faça o login em sua conta do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Faça o login em sua conta do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Depois de acessar a sua conta, clique sobre o ícone de engrenagem, situado no lado superior direito e selecione a opção “Configurações”;

Em sua conta do Gmail, acesse a opção Configurações no ícone de engrenagem (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Em sua conta do Gmail, acesse a opção Configurações no ícone de engrenagem (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Em sua conta do Gmail, acesse a opção Configurações no ícone de engrenagem (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Na página seguinte, selecione a aba “Contas e Importação”;

Acesse a aba Contas e Importação nas configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Acesse a aba Contas e Importação nas configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Acesse a aba Contas e Importação nas configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Na seção “Conceder acesso à sua conta”, clique em “Adicionar outra conta”. De acordo com o serviço, no caso de contas corporativas, essa opção pode estar restrita a apenas alguns perfis. Portanto, caso não consiga visualizá-la, é necessário que entre em contato com o administrador;

Para garantir acesso de terceiros ao seu Gmail, clique em Adicionar outra conta (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Para garantir acesso de terceiros ao seu Gmail, clique em Adicionar outra conta (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Para garantir acesso de terceiros ao seu Gmail, clique em Adicionar outra conta (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Uma nova janela se abrirá. Nela, digite o endereço de e-mail de quem você deseja adicionar como delegado e, em seguida, clique sobre “Próxima etapa”;

Adicione o endereço da pessoa a quem deseja conceder acesso às suas mensagens do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Adicione o endereço da pessoa a quem deseja conceder acesso às suas mensagens do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Adicione o endereço da pessoa a quem deseja conceder acesso às suas mensagens do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. Confirme se o endereço de e-mail está correto e, caso realmente queira tornar a pessoa administradora de sua conta, clique em “Enviar e-mail para conceder acesso”;

Confirme se realmente deseja tornar a pessoa administradora de suas mensagens do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Confirme se realmente deseja tornar a pessoa administradora de suas mensagens do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Confirme se realmente deseja tornar a pessoa administradora de suas mensagens do Gmail (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 7. Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela. Agora é só esperar que o delegado aceite o convite, que expira em uma semana. De acordo com o Google, pode levar até 24 horas para que você a veja como delegado.

Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Para o delegado:

Passo 8. A pessoa escolhida receberá um e-mail informando que você concedeu acesso a sua conta do Gmail. Para se tornar um administrador, basta que ela clique no link para aceitar;

Para se tornar administrador de sua conta do Gmail, o delegado precisa aceitar a solicitação (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Para se tornar administrador de sua conta do Gmail, o delegado precisa aceitar a solicitação (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Para se tornar administrador de sua conta do Gmail, o delegado precisa aceitar a solicitação (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 9. Uma nova aba abrirá no navegador e, nessa nova tela, é necessário clicar em “Confirmar”;

Agora é só pressionar o botão Confirmar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Agora é só pressionar o botão Confirmar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Agora é só pressionar o botão Confirmar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 10. Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela, informando que o processo de verificação leverá até 30 minutos para ser concluído.

Uma mensagem de confirmação do Gmail aparecerá na tela (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Uma mensagem de confirmação do Gmail aparecerá na tela (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Uma mensagem de confirmação do Gmail aparecerá na tela (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Depois disso, o delegado receberá os seus e-mail e poderá respondê-los e excluí-los, se quiser.

Caso se arrependa e não queira mais garantir o acesso de terceiros às suas mensagens, basta acessar novamente a seção “Conceder acesso à sua conta" da guia “Contas e importação” (passo 4) e clicar em “excluir”, ao lado do nome da pessoa que deseja remover.

Excluir um delegado de sua conta do Gmail é bastante simples (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Excluir um delegado de sua conta do Gmail é bastante simples (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Excluir um delegado de sua conta do Gmail é bastante simples (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como recuperar senha do gmail sem os dados atualizados? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo