Como ter o YouTube em janela flutuante antes do Android 8

Aplicativo gratuito permite usar função do novo Android em versões antigas do sistema

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Elson de Souza, para o TechTudo

O Android 8 (O) finalmente permitirá que o usuário assista a vídeos do YouTube e de outros apps sobre outras janelas, mas não é preciso aguardar até a próxima atualização do sistema para ter essa função no smartphone. O Float Tube é um aplicativo gratuito que possibilita ao usuário assistir conteúdo no modo Picture-in-Picture (PIP) no celular.

Além disso, é possível também acessar suas playlists, ouvir apenas áudio com o player minimizado e em segundo plano, entre outras coisas. Veja, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como ter os vídeos do YouTube em janelas flutuantes antes de instalar o Android O.

Saiba como abrir os vídeos do YouTube em janela flutuante antes do Android O (Foto: Luciana Maline/TechTudo) Saiba como abrir os vídeos do YouTube em janela flutuante antes do Android O (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Saiba como abrir os vídeos do YouTube em janela flutuante antes do Android O (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. A tela inicial do Float Tube é bastante similar à do YouTube. Toque em um vídeo para abrir ou clique no ícone da lupa para pesquisar. Ao tocar na miniatura do vídeo, um pequeno player será aberto.

Float Tube tem interface muito similar ao aplicativo do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Float Tube tem interface muito similar ao aplicativo do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Float Tube tem interface muito similar ao aplicativo do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: o aplicativo exibe propagandas ao abrir um player. Clique no botão de voltar para fechá-las

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. A partir desse ponto, é possível trocar de aplicativos normalmente ou ir para a tela inicial.

Float Tube permite que usuário troque de aplicativo enquanto assiste vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Float Tube permite que usuário troque de aplicativo enquanto assiste vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Float Tube permite que usuário troque de aplicativo enquanto assiste vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Se quiser movimentar o player pela tela, basta tocar no botão ícone do Float Tube acima do aplicativo e arrastá-lo.

Passo 4. Na parte inferior do player, você acha os seguintes botões: pausar ou reproduzir, abrir o Float Tube, repetir, ampliar player e tela cheia.

Float Tube pode ter player minimizado para usuário ouvir apenas áudio do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Float Tube pode ter player minimizado para usuário ouvir apenas áudio do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Float Tube pode ter player minimizado para usuário ouvir apenas áudio do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: se quiser, o usuário pode minimizar o player ao tocar no ícone do Float Tube. O recurso promete ser bastante útil para escutar músicas, por exemplo.

Passo 5. Para fechar o player, toque no ícone do Float Tube e arraste até a parte inferior da tela, da mesma forma como é feito no Facebook Messenger.

Usuário pode fechar player do Float Tube da mesma forma que as conversas do Messenger (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário pode fechar player do Float Tube da mesma forma que as conversas do Messenger (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode fechar player do Float Tube da mesma forma que as conversas do Messenger (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como assistir vídeos do YouTube em modo PIP antes do Android O.

Como acessar a sua conta para ver seu histórico e playlist

Passo 1. Na tela inicial do Float Tube, toque no botão de “Pessoa” na barra superior. Em seguida, toque no botão "Fazer login".

Usuário pode fazer login com a conta do YouTube no Float Tube (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário pode fazer login com a conta do YouTube no Float Tube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode fazer login com a conta do YouTube no Float Tube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Entre normalmente com os seus dados da conta Google. O Float Tube mostrará o seu perfil, já com as suas playlists e histórico.

Float Tube mostrará playlists da conta do usuário e histórico de vídeos (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Float Tube mostrará playlists da conta do usuário e histórico de vídeos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Float Tube mostrará playlists da conta do usuário e histórico de vídeos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como acessar seu perfil do YouTube no Float Tube.

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo