'Dispositivo USB parou de funcionar'; aprenda como resolver o erro

Aprenda a desativar uma função do sistema que desliga as portas USB para economizar energia

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Windows 10 desativa automaticamente os dispositivos USB que não são usados. Esse recurso permite economizar energia e prolongar a duração da bateria dos notebooks, mas também pode causar problemas em dispositivos que o usuário não costuma usar com frequência – como impressoras, por exemplo.

Se você possui um dispositivo USB que não funciona corretamente, experimente desativar o recurso de suspensão seletiva no sistema da Microsoft. Fazendo isso, o seu computador gastará mais bateria, mas você poderá resolver problemas com periféricos que param de funcionar após algumas horas.

Saiba como resolver o erro: 'Dispositivo USB parou de funcionar' (Foto: Divulgação/HP) Saiba como resolver o erro: 'Dispositivo USB parou de funcionar' (Foto: Divulgação/HP)

Saiba como resolver o erro: 'Dispositivo USB parou de funcionar' (Foto: Divulgação/HP)

Passo 1. Acesse as configurações do Windows 10 e clique em "Sistema";

Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na lateral esquerda da janela, clique em "Energia e suspensão". Agora, à direita, clique em "Configurações de energia adicionais";

Abra as configurações de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra as configurações de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. À direita do plano de energia selecionado, clique em "Alterar configurações do plano";

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Abra as configurações do plano atual (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações do plano atual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra as configurações do plano atual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em seguida, clique em "Alterar configurações de energia avançadas";

Acesse as configurações do plano de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do plano de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações do plano de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Na janela que se abre, vá em "Configurações USB" e "Configuração de suspensão seletiva USB". Você pode desativar o recurso apenas quando o computador estiver conectado à energia e/ou na bateria. Por fim, pressione "OK".

Desativando a suspensão seletiva de USB (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desativando a suspensão seletiva de USB (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desativando a suspensão seletiva de USB (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, o Windows 10 não desativará os dispositivos USB conectados ao seu computador para economizar energia.

MAIS DO TechTudo