Aprenda como personalizar a tela da TV usando o Chromecast

Descubra como fazer para personalizar a tela da TV usando o Chromecast

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Edivaldo Brito, para o TechTudo

O Chromecast não serve apenas para exibir filmes, séries e fotos de diferentes fontes de stream. Quando está ocioso, o aparelho envia imagens e informações climáticas para a tela da TV. Isso é possível graças ao recurso 'Pano de fundo', que permite selecionar e exibir na TV, imagens e dados de diferentes locais.

Embora ele pareça algo estático, na verdade é bem dinâmico e pode ser configurado conforme o gosto do usuário. Por isso, esse tutorial irá mostrar como fazer para personalizar a tela da TV usando o Chromecast, confira.

Veja como fazer para personalizar a tela da TV usando o Chromecast (Foto: Divulgação/Google) Veja como fazer para personalizar a tela da TV usando o Chromecast (Foto: Divulgação/Google)

Veja como fazer para personalizar a tela da TV usando o Chromecast (Foto: Divulgação/Google)

Essencialmente, a opção Pano de fundo do Chromecast permite que você preencha a tela da TV com os seguintes conteúdos:

  • Seus álbuns de fotos (particulares ou públicos) no Google+. Você pode ativar ou desativar os álbuns, um a um;
  • Imagens de sua conta do Facebook, Flickr;
  • Notícias do Google Play banca;
  • Obra de galerias e museus ao redor do mundo através do Google Cultural Institute;
  • Imagens de satelite de alguns dos lugares mais difíceis de alcançar na Terra do Google Maps;
  • Informações do clima;
  • Fotos da comunidade do Google+.

E para escolher o que o Chromecast deverá exibir na TV, basta fazer o seguinte:

Passo 1. Ligue a TV em que o Chromecast está conectado;

Passo 2. Em seguida, execute o app Google Home no seu smartphone ou tablet. Na tela do programa, toque no ícone dos dispositivos que fica no canto superior direito;

Acessando a tela dos dispositivos no app Google Home (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Acessando a tela dos dispositivos no app Google Home (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Acessando a tela dos dispositivos no app Google Home (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Toque no ícone de três pontos do seu Chromecast. No menu que será exibido, toque na opção 'Configurações do Pando de fundo';

Acessando as configurações do pano de fundo do Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Acessando as configurações do pano de fundo do Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Acessando as configurações do pano de fundo do Chromecast (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. A janela 'Pano de fundo' exibirá uma listagem das opções que você pode ativar para exibir imagens na tela da TV. Basta tocar em um dos itens, acessar sua configurações e ativá-lo;

Visualizando as opções que podem ser exibidas na tela da TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Visualizando as opções que podem ser exibidas na tela da TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Visualizando as opções que podem ser exibidas na tela da TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Por exemplo, para ativar a exibição de suas fotos na TV, toque no item Google Fotos. Na tela de configuração do item, arraste a chave que fica ao lado do título para a direita e depois marque o álbum que você quer exibir as fotos;

Ativando a exibição de fotos do Google Fotos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Ativando a exibição de fotos do Google Fotos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ativando a exibição de fotos do Google Fotos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Se você quiser exibir suas imagens que estão no Facebook, toque no item 'Facebook'. Na tela que será exibida, toque em 'Conectar' e foneça as credenciais e permissões necessárias ao acesso;

Iniciando a ativação da exibição de fotos do Facebook (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Iniciando a ativação da exibição de fotos do Facebook (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Iniciando a ativação da exibição de fotos do Facebook (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Depois, toque em 'Seu Facebook', arraste a chave que fica ao lado do título para a direita e depois, marque o álbum que você quer exibir as fotos. Para voltar as telas até chegar as 'Configurações de Pano de fundo', toque nas setas que ficam no topo do app;

Ativando a exibição de imagens do Facebook na TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Ativando a exibição de imagens do Facebook na TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ativando a exibição de imagens do Facebook na TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Se depois de mexer muito nas configurações, você se arrepender e quiser voltar as opções originais, toque no item ''Remover suas preferências do Pano de fundo' e confirme tocando em 'Remover'.

Removendo as preferências do Pano de fundo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Removendo as preferências do Pano de fundo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Removendo as preferências do Pano de fundo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora, sempre que quiser, você pode escolher o que quer visualizar na TV enquanto o Chromecast estiver ocioso. Escolha e ative os itens que você quer ver ou mostrar, e deixe por conta do Chromecast.

Vale a pena comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo