Como baixar arquivos para acesso offline no Dropbox, OneDrive e Google Drive

Arquivos mais usados podem ser baixados para acesso sem Internet e economia de dados

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

Os aplicativos para celular dos principais serviços de armazenamento na nuvem, Dropbox, Google Drive e OneDrive, permitem baixar arquivos para acesso offline. Com a função, é possível ter um documento, anotação ou imagem sempre à mão, sem depender de uma conexão com a Internet. O recurso também ajuda a economizar dados móveis da sua franquia, visto que os arquivos usados com frequência ficam armazenados em seu celular e não precisam ser baixados sempre que você quiser abri-los.

Veja as dicas a seguir e aprenda a habilitar o uso offline nos três aplicativos. Vale lembrar que, embora as capturas de tela tenham sido feitas em um iPhone (iOS), a ferramenta também está disponível para usuários de celulares com Android, do Google.

programas de nuvem (Foto: Arte/TechTudo) programas de nuvem (Foto: Arte/TechTudo)

programas de nuvem (Foto: Arte/TechTudo)

Dropbox

Passo 1. Abra o Dropbox e localize o arquivo que você quer baixar para acesso offline. Agora, toque sobre o botão à direita do nome do arquivo e, no menu que aparece, selecione "Disponibilizar off-line".

Baixando arquivo para uso offline no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Baixando arquivo para uso offline no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Baixando arquivo para uso offline no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Um pequeno ícone verde à direita do nome indica que o arquivo foi baixado e que está disponível para ser usado mesmo sem conexão. Toque em "Off-line", no canto inferior direito da tela, para ver a lista de arquivos baixados e abri-los.

Acessando arquivos baixados no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acessando arquivos baixados no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acessando arquivos baixados no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Google Drive

Passo 1. Abra o app do Google Drive e localize o arquivo que você quer baixar para acesso offline. Agora, toque sobre o botão com três pontos, à direita do nome do arquivo. Em seguida, deslize a tela para cima.

Disponibilizando arquivo offline no Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Disponibilizando arquivo offline no Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Disponibilizando arquivo offline no Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. A opção "Disponível off-line" será revelada. Basta marcá-la para que o arquivo seja baixado. Uma indicação de que o download foi feito e de que o arquivo está disponível para acesso offline será exibida à esquerda da data da última modificação, logo abaixo do nome.

Arquivo offline exibe identificação indicada no Google Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Arquivo offline exibe identificação indicada no Google Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Arquivo offline exibe identificação indicada no Google Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

OneDrive

Localize o arquivo que você quer baixar e toque sobre ele por alguns segundos. Agora, caso queira, você pode selecionar outros itens. Para baixá-los, toque no ícone de paraquedas, na parte superior da tela. Uma indicação de que o arquivo está disponível para uso offline será exibida abaixo do nome, à direita da data da última modificação.

Baixando arquivos para uso offline no OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Baixando arquivos para uso offline no OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Baixando arquivos para uso offline no OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para baixar seus arquivos mais usados e economizar dados da sua franquia 3G ou 4G.

MAIS DO TechTudo