Como converter várias fotos ao mesmo tempo no Windows e no macOS

Utilitário gratuito compatível com Windows e macOS facilita a conversão de arquivos em lote.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

Converter fotos de um formato para outro pode ser útil para reduzir o tamanho dos arquivos e enviá-los por e-mail, transferir para um pendrive ou economizar espaço no disco do computador (HD), por exemplo. É possível converter uma imagem usando as ferramentas do Windows ou do macOS Paint e Preview, respectivamente — sem precisar instalar nada adicional no computador.

Entretanto, os aplicativos nativos dos sistemas operacionais da Microsoft e da Apple não suportam a conversão de arquivos em lote. Ou seja, de vários arquivos ao mesmo tempo. Para auxiliar nessa tarefa, confira como usar o XnConvert para processar várias imagens de uma vez só. A ferramenta, que é gratuita, tem versão para Windows, macOS e até mesmo para o Linux.

Converta todas as fotos de uma pasta no Windows (Foto: Reprodução/Microsoft) Converta todas as fotos de uma pasta no Windows (Foto: Reprodução/Microsoft)

Converta todas as fotos de uma pasta no Windows (Foto: Reprodução/Microsoft)

Passo 1. Acesse o download do XnConvert e clique em "Baixar".

Você será encaminhado para o site do aplicativo, onde deve escolher o sistema operacional do seu computador para baixar os arquivos de instalação;

Escolha o sistema operacional do seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escolha o sistema operacional do seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Escolha o sistema operacional do seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora é só instalar o XnConvert no seu computador. No Windows, basta executar o instalar e avançar algumas vezes. No macOS, é só descompactar o arquivo e executar o app;

Instale o XnConvert no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instale o XnConvert no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Instale o XnConvert no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Abra o XnConvert e, na aba "Entrada", clique em "Adicionar arquivos..." para selecionar as fotos que você deseja converter. Note que é possível usar a opção "Adicionar pasta..." para selecionar uma pasta de fotos;

Escolha as fotos que você quer converter (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escolha as fotos que você quer converter (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Escolha as fotos que você quer converter (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na aba "Saída", primeiro selecione o local em que as fotos serão salvas. Você pode usar a pasta de origem ou definir um diretório de sua preferência clicando no botão "...". Em "Formato", escolha o formato para o qual as imagens serão convertidas;

Configurando pasta e formato de saída (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando pasta e formato de saída (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Configurando pasta e formato de saída (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, clique em "Converter" e aguarde.

O processo será iniciado e, dependendo do número de arquivos selecionados no terceiro passo, pode demorar alguns minutos. As imagens convertidas serão salvas na pasta escolhida no passo anterior.

Convertendo vários arquivos de imagem de uma vez (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Convertendo vários arquivos de imagem de uma vez (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Convertendo vários arquivos de imagem de uma vez (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite o XnConvert e as dicas para converter fotos para outros formatos e diminuir o tamanho dos arquivos.

MAIS DO TechTudo