Como desativar o aviso de 'Perfil Ausente' do Photoshop

Cansado de ter que pressionar "Enter" ao abrir uma foto no Photoshop? Veja como se livrar do aviso.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Elson de Souza, para o TechTudo

As versões mais recentes do Photoshop costumam exibir um alerta de "Perfil ausente" Ao abrir ou fazer manipulações de fotos. Isso ocorre por conta da ausência ou diferença entre os sistemas de cores das imagens e do utilizado pelo programa. Essa característica pode afetar o trabalho de profissionais. No entanto, usuários comuns, que fazem edição para uso próprio, podem desativar esse aviso sem grandes prejuízos para abrir o editor mais rapidamente. Confira a seguir como desativar.

Adobe Photoshop exibe janela de perfil ausente que pode incomodar usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Adobe Photoshop exibe janela de perfil ausente que pode incomodar usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Adobe Photoshop exibe janela de perfil ausente que pode incomodar usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Por que este aviso aparece?

Os sistemas de gerenciamento de cores existem para dar mais segurança de que as imagens vistas em um dispositivo serão reproduzidas fielmente mesmo usando outros suportes. Com a ajuda de perfis de cores, esses sistemas convertem as tonalidades para valores matemáticos para que estes sejam precisamente reproduzidos em outros dispositivos. Caso os aparelhos não se comuniquem com o mesmo sistema de código, poderá haver alterações nas cores finais.

Os perfis mais conhecidos são RGB e CMYK. O RGB utiliza a mistura entre o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue) da mesma forma que os pixels de uma tela para formar imagens, sendo indicado para publicações eletrônicas como sites.

O CMYK, por sua vez, vem de Cian (ciano), Magenta, Yellow (Amarelo) e Black (Preto), que são os tons mais usados por impressoras para formar as imagens no papel. Ou seja, tende a ser um perfil mais preciso para trabalhos impressos. Além destes, existe diversos outros padrões, como o Pantone e HKS.

Finalmente, o aviso do Photoshop aparece justamente quando o programa não encontra um perfil de cores na imagem ou quando este é diferente do que o usuário está trabalhando no momento. Profissionais ou quem precisa de grande precisão de cores devem encarar este aviso com cuidado e escolher a opção mais adequada. Já o usuário comum, que faz edições amadoras ou pra redes sociais, não tende a perder muito ao desativar o aviso sem faze qualquer ajuste.

Como desativar a mensagem de "perfil ausente"

Passo 1. Clique no menu "Editar" e selecione a opção “Configurações de cores”. Se preferir, use o atalho “Ctrl+Shift+K”;

Abra as configurações de cores do Photoshop para desativar aviso (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Abra as configurações de cores do Photoshop para desativar aviso (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Abra as configurações de cores do Photoshop para desativar aviso (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na janela que se abre, procure pela caixa “Diretrizes de Gerenciamentos de cores”. Em seguida, desmarque a opção de ser perguntado ao abrir ou colar nos itens “Perfis Não Correspondentes” e “Perfis ausentes”;

Desmarque as opções para desabilitar aviso de perfil ausente (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Desmarque as opções para desabilitar aviso de perfil ausente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Desmarque as opções para desabilitar aviso de perfil ausente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Clique em "OK" para finalizar;

Clique em OK para que salvar as alterações no Adobe Photoshop (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Clique em OK para que salvar as alterações no Adobe Photoshop (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Clique em OK para que salvar as alterações no Adobe Photoshop (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você não será mais questionado ao abrir uma imagem com problemas no gerenciamento de cores. Contudo, caso queira reverter a decisão, basta marcar as caixas novamente.

Como recortar fotos no Photoshop? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo