Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Candy Crush é o jogo de puzzle gratuito desenvolvido pela King. Com versões para Android, iOS, Windows Phone e Facebook, o game sobre conectar balinhas coloridas é viciante. Confira nosso tutorial completo e descubra como destruir geradores de bloqueadores, relógios e ingredientes presentes nos níveis mais avançados:

Enquanto as primeiras fases de Candy Crush se resumem a quebrar gelatinas simples, após dezenas de níveis começam a aparecer desafios mais intensos. Relógios surgem e geram bloqueadores e ingredientes muito difíceis de eliminar. Confira como superá-los passo a passo.

Passo 1. O modo mais simples de realizar eliminações em Candy Crush é unir três balas idênticas em uma linha reta horizontal ou vertical, já que o processo elimina todos os obstáculos diretamente adjacentes.

Candy Crush: apenas unir três balas iguais não basta para vencer os relógios — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

No entanto, esse movimento para de funcionar nas fases mais avançadas, já que os obstáculos são colocados fora do raio de alcance dos golpes normais. É necessário, então, usar golpes mais avançados, como explicaremos a seguir;

Passo 2. Relógios, mesmo dentro do mesmo tabuleiro que suas balas, criam novos ingredientes que bloqueiam o seu progresso, tornando os geradores de bloqueadores rapidamente inalcançáveis.

Candy Crush: relógios infestam a área ao seu redor com ingredientes — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

O modo mais simples de acertá-los é utilizar balas listradas alinhadas diretamente em linha reta horizontal ou vertical com o relógio, já que uma bala listrada emite um grande raio que toma as linhas inteiras, e consegue superar a sujeira e acertar o relógio distante;

Passo 3. Para criar balas listradas, é preciso realizar combos e unir, em apenas um movimento, quatro balas de uma só vez.

Candy Crush: use combos como o da imagem para criar balas mais poderosas — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Caso você una cinco balas em um movimento, ganhará um doce embrulhado, que possui um raio de explosão ainda maior, capaz de eliminar todos os doces a sua volta duas vezes;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 4. Doces listrados e embrulhados são suas melhores armas para acertar relógios e ingredientes distantes, já que, quando combinados em um mesmo movimento, aumentam consideravelmente o estrago causado.

Candy Crush: unir doces poderosos causa resultados muito úteis — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Caso um doce listrado seja eliminado no mesmo combo de um embrulhado, o super doce gerado irá atacar as três linhas horizontais e verticais adjacentes. Dominar este movimento é essencial para superar os relógios;

Passo 5. A cada turno que passa, os geradores de bloqueadores criam novos ingredientes para atrapalhar seu caminho, como blocos de chantili muito resistentes, que precisam de até cinco golpes para sumir.

Candy Crush: ataque os relógios distantes com doces listrados — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Quando o mapa estiver poluído demais, sua única estratégia possível é utilizar o espaço que concentra o maior número de balinhas para criar os combos explicados acima, e então atacar os relógios à distância.

Passo 6. Os relógios geradores de bloqueadores são resistentes e também precisam de cinco golpes diretos para ser destruídos. Tenha paciência e calcule cada movimento disponível a fim de destruir os obstáculos dentro do limite de tempo.

Candy Crush: calcule bem seus movimentos limitados para destruir os relógios a tempo — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

O ideal é que você cause dano a eles desde o começo do tabuleiro, e então os destrua com pelo menos seis ou sete movimentos sobrando, a fim de concluir o objetivo de cada fase no tempo restante.

Lembre que a disposição das balas no tabuleiro é aleatória e dependente da sorte, então você pode precisar reiniciar a mesma fase várias vezes até ter as balas necessárias para criar os combos que destroem os relógios, geradores de bloqueadores e ingredientes.

Como conseguir vidas infinitas no Candy Crush? Descubra no fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo