Por Paulo Alves, para o TechTudo


É normal perceber lentidão no celular com Android após certo tempo de uso, especialmente entre os modelos mais baratos, e a culpa quase sempre é da memória. Com a RAM quase toda ocupada, o smartphone pode travar e dificultar a abertura de múltiplos apps, mas programas como o Storm Clean prometem ajudar na resolução desse problema.

O aplicativo é capaz de limpar histórico de navegação, cache e cookies para deixar o Android mais rápido. Assim, você aumenta o tempo de uso do telefone sem precisar comprar um novo. Aprenda como realizar a tarefa.

Storm Clean deixa seu Android mais rápido — Foto: Paulo Alves/TechTudo Storm Clean deixa seu Android mais rápido — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Storm Clean deixa seu Android mais rápido — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Storm Clean no seu Android. Abra o app e toque na opção “Melhoria de memória”, responsável por acessar a memória RAM e limpá-la. Selecione os aplicativos que devem passar pela limpeza – normalmente o indicado é escolher todos eles – e toque em "Reforçar". Será preciso conceder permissões no celular ao executar o app pela primeira vez.

Conceda permissão de uso ao Storm Clean — Foto: Reprodução/Paulo Alves Conceda permissão de uso ao Storm Clean — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Conceda permissão de uso ao Storm Clean — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Ao conceder a permissão, o Storm Clean mostra a animação de um foguete, enquanto realiza a limpeza.

Passo 2. De volta à primeira tela do aplicativo, toque em "Arquivos de lixo". O Storm Clean vai exibir uma tela como a abaixo, com os documentos desnecessários para o funcionamento do telefone. Toque em "Limpar".

Limpe o lixo de todos os apps instalados — Foto: Reprodução/Paulo Alves Limpe o lixo de todos os apps instalados — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe o lixo de todos os apps instalados — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. O WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil, com 120 milhões de adeptos. Com tanta gente, é normal trocar muitas fotos e vídeos, justamente os arquivos que mais ocupam espaço no smartphone.

O Storm Clean oferece a opção de limpar as mídias e outros arquivos salvos pelo mensageiro. Na tela inicial do app, toque no ícone em formato de três linhas, no canto superior esquerdo. Depois escolha "Limpador do WhatsApp". O Storm Clean vai mostrar uma lista de funções de limpeza, como apagar o cache, vídeos ou fotos. Toque em “Limpar” ou “Analisar” para avançar.

Storm Clean rastreia lixo de conversas do WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves Storm Clean rastreia lixo de conversas do WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Storm Clean rastreia lixo de conversas do WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Em alguns casos você poderá verificar se deseja manter alguns arquivos guardados. Ao finalizar a seleção, toque em excluir e veja o espaço ocupado pelo WhatsApp diminuir.

Limpe arquivos desnecessários do WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves Limpe arquivos desnecessários do WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe arquivos desnecessários do WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O Storm Clean é um app que libera a memória RAM e também apaga arquivos desnecessários. Essa, no entanto, não é única providência que você pode tomar para acelerar o celular. Também é válido desinstalar apps pesados e baixar versões mais leves de aplicativos populares, como é o caso do Facebook Lite.

Android: cinco dicas para ganhar mais espaço no celular

Android: cinco dicas para ganhar mais espaço no celular

Mais do TechTudo