Por Paulo Alves, para o TechTudo


Os aplicativos de escritório do G Suite (antigo Google Docs) são alternativas gratuitas ao Microsoft Office, mas as ferramentas do Google criam, por padrão, documentos, planilhas e apresentações com formato proprietário, o que exige conversão para abri-los no Word, Excel ou PowerPoint. No entanto, há um truque escondido que permite sempre gerar arquivos do Office (no formato .docx, .xslx ou .pptx) automaticamente ao trabalhar no celular. Veja como ativar a função no Android e iPhone (iOS).

Saiba como criar documentos do Google nos formatos do Office — Foto: Reprodução Saiba como criar documentos do Google nos formatos do Office — Foto: Reprodução

Saiba como criar documentos do Google nos formatos do Office — Foto: Reprodução

Google Docs

Passo 1. Abra o Google Docs no celular e acesse o menu lateral. Toque em “Configurações”.

Acesse as configurações do Google Docs — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as configurações do Google Docs — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as configurações do Google Docs — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Vire a chave ao lado de “Criar arquivos do Word”. Na tela inicial, toque no sinal de “Mais” para ver um novo botão para criar arquivos no formato .docx.

Habilite a criação de arquivos Word — Foto: Reprodução/Paulo Alves Habilite a criação de arquivos Word — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Habilite a criação de arquivos Word — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Google Planilhas (Sheets)

Passo 1. Abra o Google Planilhas (Sheets) no smartphone e acesse as configurações no menu à esquerda.

Acesse o menu lateral e abra as opções do Sheets — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse o menu lateral e abra as opções do Sheets — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse o menu lateral e abra as opções do Sheets — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Em “Criar arquivos do Excel”, certifique-se de que chave está ligada, na cor azul. Toque no botão flutuante da tela inicial para ver um atalho para “Novo arquivo do Excel”.

Crie o atalho para arquivos Excel — Foto: Reprodução/Paulo Alves Crie o atalho para arquivos Excel — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Crie o atalho para arquivos Excel — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Google Apresentações (Slides)

Passo 1. Abra o Google Apresentações (Slides) no dispositivo móvel e, em seguida, acesse o menu de opções na lateral. Toque em “Configurações”.

Vá até as configurações do Slides — Foto: Reprodução/Paulo Alves Vá até as configurações do Slides — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Vá até as configurações do Slides — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Habilite a opção “Criar arquivos do PowerPoint” para mostrar um botão extra ao tocar no ícone de “mais” e criar uma nova apresentação em .pptx.

Crie arquivos do PowerPoint com um toque — Foto: Reprodução/Paulo Alves Crie arquivos do PowerPoint com um toque — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Crie arquivos do PowerPoint com um toque — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Mais do TechTudo