Como usar o G Suite (antigo Google Docs) para criar documentos do Office

Aprenda a criar arquivos em formato de Word, Excel e PowerPoint no celular ou tablet.

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Por Paulo Alves, para o TechTudo

Os aplicativos de escritório do G Suite (antigo Google Docs) são alternativas gratuitas ao Microsoft Office, mas as ferramentas do Google criam, por padrão, documentos, planilhas e apresentações com formato proprietário, o que exige conversão para abri-los no Word, Excel ou PowerPoint. No entanto, há um truque escondido que permite sempre gerar arquivos do Office (no formato .docx, .xslx ou .pptx) automaticamente ao trabalhar no celular. Veja como ativar a função no Android e iPhone (iOS).

Saiba como criar documentos do Google nos formatos do Office (Foto: Reprodução) Saiba como criar documentos do Google nos formatos do Office (Foto: Reprodução)

Saiba como criar documentos do Google nos formatos do Office (Foto: Reprodução)

Google Docs

Passo 1. Abra o Google Docs no celular e acesse o menu lateral. Toque em “Configurações”.

Acesse as configurações do Google Docs (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações do Google Docs (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do Google Docs (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Vire a chave ao lado de “Criar arquivos do Word”. Na tela inicial, toque no sinal de “Mais” para ver um novo botão para criar arquivos no formato .docx.

Habilite a criação de arquivos Word (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Habilite a criação de arquivos Word (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Habilite a criação de arquivos Word (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Google Planilhas (Sheets)

Passo 1. Abra o Google Planilhas (Sheets) no smartphone e acesse as configurações no menu à esquerda.

Acesse o menu lateral e abra as opções do Sheets (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o menu lateral e abra as opções do Sheets (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o menu lateral e abra as opções do Sheets (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em “Criar arquivos do Excel”, certifique-se de que chave está ligada, na cor azul. Toque no botão flutuante da tela inicial para ver um atalho para “Novo arquivo do Excel”.

Crie o atalho para arquivos Excel (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Crie o atalho para arquivos Excel (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie o atalho para arquivos Excel (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Google Apresentações (Slides)

Passo 1. Abra o Google Apresentações (Slides) no dispositivo móvel e, em seguida, acesse o menu de opções na lateral. Toque em “Configurações”.

Vá até as configurações do Slides (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Vá até as configurações do Slides (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Vá até as configurações do Slides (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Habilite a opção “Criar arquivos do PowerPoint” para mostrar um botão extra ao tocar no ícone de “mais” e criar uma nova apresentação em .pptx.

Crie arquivos do PowerPoint com um toque (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Crie arquivos do PowerPoint com um toque (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie arquivos do PowerPoint com um toque (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

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