Por Raquel Freire, para o TechTudo


Uma boa alternativa para reserva de restaurantes é o Grubster. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app dá desconto de 30% nos estabelecimentos credenciados. O número de cidades atendidas está em expansão, mas até o momento o aplicativo funciona em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Marília, Joinville, Ribeirão Preto e Campinas (e região).

Embora o serviço seja pago, é possível usá-lo por 30 dias grátis sem precisar inserir dados bancários ou de cartão de crédito. Veja, a seguir, como funciona o Grubster e economize na conta do restaurante.

Veja como fazer reservas e ganhar descontos em restaurantes com app Grubster — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Passo 1. Na primeira tela, o Grubster irá solicitar permissão de acesso à localização. Toque no botão "Ok, entendi" e depois pressione "Permitir" na caixa de mensagens que será aberta.

Permissão de acesso à localização do dispositivo para o Grubster — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. O aplicativo permite fazer login com o perfil do Facebook, Google ou fazendo cadastro na própria plataforma. Neste exemplo selecionamos a opção "Entrar com o Facebook". Toque no botão "Continuar".

Login no Grubster via Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. A tela principal do Grubster mostrará os restaurantes com disponibilidade para o dia e horário correntes. Para selecionar outro período, toque no ícone de calendário e escolha quantidade de pessoas, data e hora. Você pode definir um horário entre meia-noite e 23h30, sempre com intervalos de 30 minutos, ou selecionar "almoço", "jantar" ou "todos". Quando terminar, toque no botão "Feito".

Definição de data, horário e número de pessoas para reserva — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. O app exibirá os restaurantes dentro dos filtros aplicados. Além do nome do estabelecimento, a lista informará o tipo cozinha, o percentual de desconto e a distância para sua localidade. Dê um toque sobre o restaurante para ver detalhes como endereço, avaliações de clientes, faixa de preço e informações extras. Para efetivar a reserva, pressione o botão "Reservar".

Informações detalhadas sobre restaurante — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 5. O aplicativo mostrará as informações de reserva para que você confirme. Toque nas setinhas para fazer os ajustes necessários, se for o caso, e continue em "Prosseguir".

Ajuste nas informações de reserva do restaurante — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 6. Se você tiver feito login via Facebook ou Google, na primeira vez que realizar a reserva será preciso informar o número de celular e o CPF. Insira os dados e toque no botão "Salvar". Na tela seguinte, pressione "Começar mês grátis" para fazer a reserva usando os 30 dias de teste gratuitos.

Seleção do plano para início do período de testes gratuito — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 7. Será aberta uma caixa de mensagem informando que seu período de testes foi iniciado. Toque em "Ok, entendi" para fechar a mensagem e visualizar os detalhes da reserva. Se quiser enviar para alguém, clique em "Compartilhe" e selecione o aplicativo.

Compartilhamento de reserva por outros aplicativos — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 8. Para ver as suas reservas confirmadas, toque na aba "Perfil" na tela principal do Grubster e então selecione "Minhas reservas". Dê um toque sobre a reserva desejada.

Lista de reservas confirmadas no Grubster — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 9. Consulte as informações da reserva sempre que desejar. Se quiser cancelar a reserva, toque no ícone "Ver mais" e então pressione o botão "Cancelar reserva".

Cancelamento de reserva de restaurante feita pelo Grubster — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo