Por Murilo Molina, para o TechTudo


Em League of Legends, a arte de "farmar" as tropas adversárias é importante para acumular mais ouro e turbinar o desempenho do seu Ad Carry logo no início da partida. Apesar de parecer simples, a técnica requer muita atenção, tempo e colaboração dos seus companheiros de equipe. Confira o significado e dicas para farmar bem no LoL.

Coordene seus ataques às tropas inimigas

Farmar significa muito mais do que simplesmente atacar os minions até que eles sejam destruídos. Um pequeno descuido, e as tropas serão derrotadas antes que você desfira o último golpe, que é o que garante os pontos.

League of Legends: entenda como funciona o jogo

League of Legends: entenda como funciona o jogo

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Uma boa dica é deixar de atacar os minions assim que a vida deles ficar abaixo da metade. Nesse momento, fique atento, e ataque somente quando tiver certeza que o golpe irá matá-los. Dessa forma, será mais fácil conseguir assegurar todas as mortes para você.

Comunique-se com sua equipe

Comunique-se com sua equipe em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina Comunique-se com sua equipe em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Comunique-se com sua equipe em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Farmar jogando em equipes pouco experientes ou com jogadores desconhecidos pode ser bastante complicado. Em algumas oportunidades, jogadores de outras posições insistem em destruir os minions e deixam poucas alternativas para o Ad Carry.

Não deixe de usar o chat do jogo ou mesmo um programa de bate-papo para se comunicar com seus companheiros de equipe. Com a ajuda deles, farmar será ainda mais fácil e garantirá bastante gás ao caçador para enfrentar os inimigos no começo da partida.

Use habilidades para acertar múltiplos oponentes

Use habilidades para abater minions em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina Use habilidades para abater minions em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Use habilidades para abater minions em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Alguns campeões de League of Legends possuem habilidades especialmente boas para farmar. Essas skills causam dano em área, e são capazes de abater múltiplas tropas, enquanto causam dano nos heróis rivais que estiverem por perto.

Outra boa opção são campeões que têm o tempo de recarga de suas habilidades reduzido ao abaterem alguma unidade. Annie, Kalista e Cassiopeia são bons exemplos, já que com elas dá para abusar das skills com muita frequência, e farmar bem mais rapidamente.

Use suas torres para farmar

Use a ajuda das torres para farmar em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina Use a ajuda das torres para farmar em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Use a ajuda das torres para farmar em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Quando tropas oponentes entram nos domínios da sua torre, elas serão atingidas por potentes ataques. Se você agir rapidamente, pode usar isso como uma ferramenta para farmar, finalizando os inimigos danificados com ataques bem posicionados.

Note que os soldados minion suportam dois ataques da torre antes de estarem prontos para serem finalizados. Enquanto isso, magos resistem a um golpe da torre e dois do campeão, e canhões podem receber seis ataques da torre e um do campeão para serem derrotados.

Use o cancelamento de ataques

Cancele ataques em League of Legends com a tecla S — Foto: Reprodução/Murilo Molina Cancele ataques em League of Legends com a tecla S — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Cancele ataques em League of Legends com a tecla S — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Basta um clique errado para fazer com que você perca o tempo certo e deixe de ganhar o bônus por matar uma das unidades inimigas. Para evitar esse problema, League of Legends conta com um comando especial, para cancelar ataques básicos a qualquer momento. Basta teclar S para que seu campeão pare imediatamente de atacar.

Outra técnica útil é clicar no chão do mapa imediatamente depois de atacar. Isso também interrompe os golpes automáticos do game e garante mais controle no tempo dos ataques, para facilitar o farm.

Treine com campeões mais fracos

Treine com campeões de ataques mais fracos em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina Treine com campeões de ataques mais fracos em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Treine com campeões de ataques mais fracos em League of Legends — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Uma das melhores maneiras de treinar e desenvolver suas habilidades de farm no League of Legends são as partidas personalizadas contra bots. Nelas, você terá um ambiente mais casual e leve para praticar a técnica.

Experimente começar com personagens de ataques básicos mais fracos. Como esses campeões causam menos dano, será mais fácil monitorar o dano causado às tropas e não deixar os últimos golpes escaparem.

Quer ver as suas vitórias e derrotas de LoL? Saiba como no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo