Facebook: como desativar o histórico de localização no iPhone

Aprenda impedir que a rede social registre o histórico da sua localização.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O aplicativo do Facebook usa o GPS do iPhone (iOS) para registrar cada passo do usuário e criar um mapa com todos os lugares visitados ao longo do dia. O monitoramento funciona mesmo com o app fechado e, de acordo com a rede social, ajuda a coletar dados para melhorar a experiência de uso. A função, entretanto, pode ser considerada invasiva e pode comprometer a privacidade.

Se você não se sente confortável em saber que o Facebook registra o seu histórico de localização, siga o tutorial abaixo e aprenda a desativar o recurso no iPhone. As dicas valem para todos os modelos do smartphone da Apple, além do iPad e iPod touch, que também rodam iOS.

Veja como impedir que o Facebook registre o seu histórico de localização no iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Veja como impedir que o Facebook registre o seu histórico de localização no iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Veja como impedir que o Facebook registre o seu histórico de localização no iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Abra o aplicativo do Facebook e toque sobre o menu sanduíche localizado no canto inferior direito da tela. Em seguida, deslize a tela até o fim e toque em "Configurações".

Acesse as configurações do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, toque em "Configurações da conta" e, na página de configurações, toque em "Localização".

Abra as configurações de localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações de localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra as configurações de localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, desative a opção "Histórico de Localização" e confirme tocando em "Desativar".

Desativando o histórico de localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desativando o histórico de localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desativando o histórico de localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso queira impedir que o Facebook tenha acesso à sua localização, toque em "Local". O app de ajustes do iOS, já na tela de configurações de privacidade do aplicativo, será aberto.

Abra as configurações de privacidade do app do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações de privacidade do app do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra as configurações de privacidade do app do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por lá, toque em "Localização". Escolha a opção "Nunca", para impedir que o Facebook obtenha a sua localização, ou "Durante Uso do App", caso queira permitir que a rede social saiba onde você está apenas quando estiver usando o aplicativo.

Impedindo que o Facebook acesse a sua localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Impedindo que o Facebook acesse a sua localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Impedindo que o Facebook acesse a sua localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite a dica para desativar o histórico de localização do aplicativo do Facebook no iPhone (iOS) e tenha mais privacidade.

Como ficar invisível no chat do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo