Imagens perfeitas: aprenda a postar fotos e vídeos no Facebook para Android

Ferramentas de edição de imagens marcam presença na rede social. Com poucos toques, usuário tem acesso a filtros, adesivos e cortes.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

O aplicativo do Facebook oferece ferramentas para edição de fotos e vídeos pelo celular, antes mesmo de publicar na rede social. Com poucos toques, o usuário pode adicionar filtros nas fotos, fazer cortes e personalizar com adesivos divertidos e textos. Os vídeos podem ser reduzidos aos trechos mais importantes, rotacionados e até exibir uma miniatura especial.

Para completar, o app para Android permite criar apresentações multimídia, que combinam suas fotos em um vídeo divertido, podendo adicionar música e título. Tudo isso de forma simples, sem precisar baixar aplicativos extras. Descubra como usar os truques de edição do Facebook neste tutorial.

Veja como editar suas fotos e vídeos antes de postar no Facebook pelo Android (Foto: Aline Batista/TechTudo) Veja como editar suas fotos e vídeos antes de postar no Facebook pelo Android (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Veja como editar suas fotos e vídeos antes de postar no Facebook pelo Android (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Como editar as fotos

Passo 1. Abra o aplicativo do Facebook no Android e toque no campo de compartilhamento de conteúdo pessoal. Em seguida, selecione "Foto/vídeo".

Acesse o compartilhamento do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse o compartilhamento do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse o compartilhamento do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione a foto na galeria do seu celular e confirme em "Concluir". Quando a imagem abrir na pré-visualização, toque no botão de "Editar".

Inicie a edição da foto no Facebook para celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Inicie a edição da foto no Facebook para celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie a edição da foto no Facebook para celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Na aba "Filtros", o usuário só precisa arrastar para a direita ou esquerda para verificar a aplicação dos efeitos na foto. Já na função "Cortar", você pode deixar apenas a parte que interessar da imagem, removendo elementos extras na paisagem. Para isso, arraste as bordas azuis até enquadrar o trecho que preferir. O ícone central (com uma seta) permite rotacionar a foto.

Aplique filtros nas imagens e corte no formato que preferir pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Aplique filtros nas imagens e corte no formato que preferir pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplique filtros nas imagens e corte no formato que preferir pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Vale a pena conhecer as ferramentas de "Figurinhas" (ícone de carinha feliz) e texto (botão Aa). O primeiro aplica adesivos divertidos na foto. Basta selecionar o que preferir e posicionar na imagem. O segundo permite adicionar textos personalizados: digite o que desejar e altere a cor na barra lateral.

Aplique adesivos divertidos e textos personalizados na imagem pelo Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Aplique adesivos divertidos e textos personalizados na imagem pelo Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplique adesivos divertidos e textos personalizados na imagem pelo Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Por fim, o botão "Doodle" permite fazer desenhos à mão livre na foto. Ao terminar, confirme em "Salvar". Depois basta escrever a legenda e postar a foto para seus amigos no Facebook no botão de "Publicar".

Faça desenhos na imagem e publique para seus amigos no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Faça desenhos na imagem e publique para seus amigos no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Faça desenhos na imagem e publique para seus amigos no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como editar vídeos

Passo 1. Abra o Facebook e toque na área de compartilhamento de conteúdo. Em seguida, selecione "Foto/vídeo".

Acesse o compartilhamento do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse o compartilhamento do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse o compartilhamento do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Escolha na galeria do celular um dos seus vídeos. Ao abrir a pré-visualização, toque no botão "Editar".

Edite o vídeo no Facebook antes de postar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Edite o vídeo no Facebook antes de postar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Edite o vídeo no Facebook antes de postar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para começar, você pode ativar ou desativar o áudio do vídeo com um toque no ícone de alto-falante, no topo ou até ativar o carregamento em HD, para oferecer maior qualidade de imagem. Já na ferramenta "Cortar", o usuário pode deixar apenas o trecho que preferir, ideal para vídeos muito longos. Apare o início e fim da mídia usando as barras em azul. Note que o tamanho final do vídeo será mostrado. Aproveite para rotacionar o conteúdo no botão de "seta circular" central.

Ative o carregamento em HD, som e corte o trecho que preferir no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Ative o carregamento em HD, som e corte o trecho que preferir no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ative o carregamento em HD, som e corte o trecho que preferir no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Já no botão "Miniatura" você escolhe uma imagem de capa, para aparecer no vídeo antes que ele seja executado, na galeria do Facebook ou ao ser compartilhado. Basta selecionar um dos quadros já separados. Ao final das edições, toque em "Salvar". O novo vídeo será carregado para postagem no Facebook. Agora basta adicionar a legenda e tocar em "Publicar".

Altere a miniatura do vídeo e publique para seus amigos no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Altere a miniatura do vídeo e publique para seus amigos no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Altere a miniatura do vídeo e publique para seus amigos no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Criar apresentação multimídia

Passo 1. Abra o campo de compartilhamento pessoal do Facebook no Android e selecione "Apresentação multimídia".

Acesse o recurso de apresentação multimídia no Facebook para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse o recurso de apresentação multimídia no Facebook para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse o recurso de apresentação multimídia no Facebook para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na aba "Foto", selecione "Adicionar fotos". Depois, marque todas as imagens que deseja adicionar na montagem, com no mínimo 3 itens. Confirme em "Avançar".

Adicione as fotos na sua montagem multimídia no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Adicione as fotos na sua montagem multimídia no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione as fotos na sua montagem multimídia no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. É possível ainda personalizar a trilha sonora ao tocar em "Música". O Facebook traz temas especiais, então basta tocar em uma delas para aplicar a nova sonorização. Em seguida, na aba "Título", adicione um texto pessoal para a abertura do vídeo. Ao final das edições, confirme em "Avançar".

Personalize com música e título no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Personalize com música e título no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalize com música e título no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Sua apresentação multimídia será carregada em um formato vídeo. Assista à prévia clicando no botão de play, no centro do vídeo. Agora, escreva uma legenda e confirme em "Publicar" no Facebook. Antes de postar você também pode aplicar as edições extras já mostradas neste tutorial.

Pré-visualize o vídeo e publique no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Pré-visualize o vídeo e publique no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pré-visualize o vídeo e publique no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

MAIS DO TechTudo