Celulares

Por Lucas Mendes, para o TechTudo


Os usuários do iPhone (iOS) podem encontrar dificuldades ao tentar conectar o celular a uma rede Wi-Fi. Quando isso acontece, o smartphone da Apple só pode acessar a internet por meio do 4G/3G, o que gera gastos no fim do mês. Existem algumas causas que podem ser diagnosticadas ao realizar alguns passos simples no próprio telefone.

Para ajudar você a resolver esse problema, o TechTudo separou seis possíveis soluções para o seu iPhone. Veja as dicas abaixo e, caso o seu celular continue sem se conectar a nenhuma rede Wi-Fi, procure o suporte da Apple.

1. Cheque o seu roteador Wi-Fi

Verifique se o seu roteador está funcionando normalmente. Se você estiver longe do alcance dele, a conexão não será realizada. Outra possibilidade é tentar se conectar em outro dispositivo, como um notebook, por exemplo, para ter certeza de que o problema não está no seu roteador.

Veja se o seu roteador Wi-Fi está funcionando corretamente — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Veja se o seu roteador Wi-Fi está funcionando corretamente — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Veja se o seu roteador Wi-Fi está funcionando corretamente — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

2. Verifique se a rede está disponível para o seu iPhone

Para isso, ative o Wi-Fi e procure pela rede. Quando ela aparecer, digite a senha para tentar se conectar.

Veja as conexões disponíveis para seu iPhone — Foto: Reprodução/Lucas Mendes Veja as conexões disponíveis para seu iPhone — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Veja as conexões disponíveis para seu iPhone — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Passo 3. Certifique-se de que não há problemas na conexão

É comum aparecer a mensagem "Não foi possível conectar à Internet" ou "Sem conexão à Internet". Verifique se alguma dessas frases aparece para você durante tentativa de se conectar.

Veja se há algum problema na sua conexão — Foto: Divulgação/Apple Veja se há algum problema na sua conexão — Foto: Divulgação/Apple

Veja se há algum problema na sua conexão — Foto: Divulgação/Apple

Passo 4. Reinicie o iPhone

Se, após todos esses procedimentos, a conexão não funcionar, reinicie o iPhone e, depois, tente conectar novamente. Pode parecer um procedimento simples demais, mas às vezes funciona. Num dos casos recentes testemunhados pela redação do TechTudo, o iPhone estava dentro de uma aeronave e tentava se conectar ao Wi-Fi oferecido pela companhia aérea. A conexão só foi concretizada depois que o telefone foi reiniciado.

Passo 5. Redefina os Ajustes de Rede

Acesse "Ajustes" > "Geral" > "Redefinir" > "Redefinir Ajustes de Rede" para zerar todas as suas definições de rede. Depois, tente conectar novamente.

Redefina os Ajustes de Rede do iPhone — Foto: Reprodução/Lucas Mendes Redefina os Ajustes de Rede do iPhone — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Redefina os Ajustes de Rede do iPhone — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Caso o seu problema de conexão continue, procure o suporte da Apple para descobrir a verdadeira causa. Veja aqui como encontrar uma assistência técnica da Apple mais próxima de você.

Mais do TechTudo