Por Caio Bersot, para o TechTudo


O app de buscas do Google para Android pode ajudar a economizar internet do celular com uma função pouco conhecida. Chamada de Modo Lite, a ferramenta promete reduzir em até 80% o uso de dados móveis do smartphone ao simplificar os resultados da pesquisa.

Por padrão, fazer buscas pode consumir bastante do pacote de dados ao exibir gráficos, imagens e até sugestões de vídeos. Com o Modo Lite ativado, o Google App torna o processo mais simples, com menos conteúdo multimídia. Veja, a seguir, como usar a função no seu telefone. Antes de começar, vale ressaltar que o aplicativo vem de fábrica na maioria dos celulares Android, mas também pode ser baixado na Google Play Store.

Saiba como gastar menos dados em pesquisas do Google com app oficial — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Saiba como gastar menos dados em pesquisas do Google com app oficial — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Saiba como gastar menos dados em pesquisas do Google com app oficial — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Passo 1. Abra o Google App e, na parte superior da página principal, toque no ícone de três linhas para abrir o menu do aplicativo.

Abra o menu superior para acessar configurações — Foto: Reprodução/Caio Bersot Abra o menu superior para acessar configurações — Foto: Reprodução/Caio Bersot

Abra o menu superior para acessar configurações — Foto: Reprodução/Caio Bersot

Passo 2. Com a aba do menu aberta, desça até "Modo Lite". Na seção seguinte, toque em "Sempre ativado" para arrastar a chave e acionar o recurso de economia.

Arraste a chave para ativar o Modo Lite no Google App — Foto: Reprodução/Caio Bersot Arraste a chave para ativar o Modo Lite no Google App — Foto: Reprodução/Caio Bersot

Arraste a chave para ativar o Modo Lite no Google App — Foto: Reprodução/Caio Bersot

Passo 3. A partir disso, basta fazer pesquisas pelo aplicativo ou no widget do Google no Android para que você economize internet do celular. Enquanto o Modo Lite estiver ativo, a mensagem "Modo Lite - Toque para ativar o padrão" ficará no topo da interface do aplicativo. Para quem quiser desativar o modo econômico, basta tocar no aviso.

Na imagem abaixo, é possível perceber que o Google App reduz o consumo de dados ao deixar os resultados mais simples, com menos imagens e carrosséis de notícias, por exemplo.

Diferença nos resultados com Modo Lite ativado (esquerda) e desativado (direita) — Foto: Reprodução/Caio Bersot Diferença nos resultados com Modo Lite ativado (esquerda) e desativado (direita) — Foto: Reprodução/Caio Bersot

Diferença nos resultados com Modo Lite ativado (esquerda) e desativado (direita) — Foto: Reprodução/Caio Bersot

Como fazer o Google Now falar o meu nome? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo