Veja como usar o Chromecast com um projetor

Veja como conectar o seu Chromecast em um projetor para assistir filmes e séries na tela grande

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thiago Rocha, para o TechTudo

Quem utiliza um projetor com frequência sabe o como não é nada prazeroso conectar diversos cabos para fazer o aparelho funcionar. Por isso, uma das melhores soluções é utilizar um Chromecast para assistir seus filmes e séries da Netflix, na tela grande.

O Chromecast utiliza uma porta HDMI para realizar a transferência de dados, o que é um problema para quem possui um projetor apenas com a antiga conexão VGA. Pensando nisso, elaboramos este tutorial para funcionar nos dois casos sem nenhum problema, além disso, ensinaremos a como configurar o aparelhinho da Google, confira.

Aprenda como usar o Chromecast com um projetor (Foto: Divulgação/BenQ) Aprenda como usar o Chromecast com um projetor (Foto: Divulgação/BenQ)

Aprenda como usar o Chromecast com um projetor (Foto: Divulgação/BenQ)

Projetor com entrada HDMI

Esta etapa é bem simples e fácil, basta você conectar a saída HDMI do Chromecast na entrada HDMI do seu projetor e em seguida, ligar uma ponta do cabo USB (já incluso) no dongle e a outra ponta em uma entrada USB disponível no projetor. Vale a pena lembrar, que em alguns casos o projetor não possuirá portas USB e em outros não será capaz de fornecer energia necessária para ligar o Chromecast, dessa forma será necessário utilizar a fonte do dispositivo.

Para usar o Chromecast com o projetor é só conectar a saída HDMI do dongle à entrada HDMI no projetor. Também é preciso conectar o Chromecast na fonte de energia (Foto: Arte/TechTudo) Para usar o Chromecast com o projetor é só conectar a saída HDMI do dongle à entrada HDMI no projetor. Também é preciso conectar o Chromecast na fonte de energia (Foto: Arte/TechTudo)

Para usar o Chromecast com o projetor é só conectar a saída HDMI do dongle à entrada HDMI no projetor. Também é preciso conectar o Chromecast na fonte de energia (Foto: Arte/TechTudo)

Projetor com entrada VGA

Neste caso, para que seja possível usar o aparelho com o seu projetor, será necessário comprar um adaptador HDMI fêmea (Input) para VGA Macho (Output).

Caso seu projetor não possua entrada HDMI, será necessário comprar um adaptador (Foto: Divulgação/FRV) Caso seu projetor não possua entrada HDMI, será necessário comprar um adaptador (Foto: Divulgação/FRV)

Caso seu projetor não possua entrada HDMI, será necessário comprar um adaptador (Foto: Divulgação/FRV)

Assim que você já estiver com o adaptador em mãos, conecte-o no seu projetor e depois ligue a saída HDMI do Chromecast na entrada do adaptador. Agora é só conectar o cabo USB no Chromecast e a outra ponta no projetor ou na fonte de energia.

Configurando o Chromecast

Passo 1. Lique o projetor e veja se o Chromecast iniciou corretamente. Depois, baixe o aplicativo Google Cast em seu smartphone ou tablet e não se esqueça de estar conectado a mesma rede Wi-Fi do dongle. Abra o aplicativo, clique em "Configurar" e aguarde o celular se comunicar com o dispositivo;

Conecte o celular ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Conecte o celular ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Conecte o celular ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Assim que seu celular se conectar, irá aparecer um código na imagem reproduzida pelo projetor no canto inferior direito, se você conseguir ver o código clique em "Estou vendo o código", caso contrário toque em "Não estou vendo o código" e, posteriormente, defina um nome para o seu Chromecast;

Nomeie seu Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Nomeie seu Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Nomeie seu Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Por fim, digite a senha da sua rede Wi-Fi para conectar o Chromecast na internet. Pronto, agora seu aparelho está instalado e configurado para exibir o que você desejar em seu projetor.

Vale lembrar que a maioria dos projetores não possui alto-falantes potentes, então pode ser interessante utilizar uma caixa de som, Bluetooth ou com fio, para obter melhores resultados.

MAIS DO TechTudo