Vida offline no Android: aprenda a baixar conteúdo na Netflix e Spotify

Tutorial ensina como fazer o download de filmes da Netflix e de músicas no Spotify.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

O Netflix e o Spotify são populares serviços de streaming que ofecerem a opção de baixar os filmes, séries e músicas disponíveis para acessar offline. Assim o usuário pode fazer todos os downloads pelo Wi-Fi e executar no celular enquanto estiver na rua, sem precisar gastar dados do plano de 3G ou 4G.

Para usar essa função é necessário ser assinante dos serviços. Com poucos toques no smartphone você cria seu acervo de vídeos ou playlist de trilhas sonoras particular. Aprenda ainda como gerenciar os arquivos baixados para descobrir como filtrar conteúdo, ou até excluir o que não deseja mais para liberar espaço no smartphone. Conheça todas as dicas no passo a passo deste tutorial para Android.

Descubra como baixar filmes, séries e músicas pelo Netflix e Spotify (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Descubra como baixar filmes, séries e músicas pelo Netflix e Spotify (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Descubra como baixar filmes, séries e músicas pelo Netflix e Spotify (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Como baixar filmes e séries na Netflix

Passo 1. Para descobrir quais títulos estão liberados para baixar na Netflix, toque no menu lateral do aplicativo e selecione "Disponível para download". Será exibida uma lista de filmes, séries e demais conteúdos disponíveis. Selecione um deles.

Veja os filmes e séries disponíveis para download no Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Veja os filmes e séries disponíveis para download no Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Veja os filmes e séries disponíveis para download no Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Caso você tenha escolhido uma série, note que o botão de download é indicado por uma seta ao lado de cada episódio. No caso de um filme há um botão de "Baixar" logo abaixo da descrição.

Encontre o botão para baixar séries ou filmes no Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Encontre o botão para baixar séries ou filmes no Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre o botão para baixar séries ou filmes no Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Será indicada uma barra de download na base do aplicativo, com a porcentagem de progresso. Mas você não precisa ficar na mesma tela: pode usar outros apps, se preferir, e acompanhar o download pela barra de notificações do Android. Pela notificação você pode, inclusive, cancelar ou pausar o download.

Acompanhe o download da sua mídia do Netflix no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acompanhe o download da sua mídia do Netflix no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acompanhe o download da sua mídia do Netflix no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Apesar de permitir o download de conteúdo para exibição offline, a Netflix pode aplicar algumas restrições. Por exemplo, os episódios da aclamada série "House of Cards" só podem ser baixados uma vez.

Como gerenciar episódios e filmes baixados na Netflix

Passo 1. Assim que o download terminar você pode encontrar com facilidade seu conteúdo. Para isso, toque no menu lateral do Netflix e selecione "Meus Downloads". Serão exibidos na tela todos os títulos baixados por você, em um acervo pessoal.

Encontre os filmes e séries baixados do Netflix no seu celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Encontre os filmes e séries baixados do Netflix no seu celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre os filmes e séries baixados do Netflix no seu celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ao tocar em um dos títulos baixados, são mostradas mais informações sobre ele, como o tamanho do arquivo, tempo de duração e de qual episódio se trata. Note que há um botão na base da tela para "Exibir mais episódios".

Assim você pode baixar novos itens da mesma série de forma prática. Para assistir sem precisar de internet no celular, basta tocar no botão de "Play" no ícone. Caso esteja precisando liberar espaço no smartphone, pressione um dos itens da lista e apague no ícone de "lixeira" do topo.

Gerencie seus downloads do Netflix e apague se preferir  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Gerencie seus downloads do Netflix e apague se preferir  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Gerencie seus downloads do Netflix e apague se preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como baixar músicas no Spotify

Passo 1. Para fazer o download de músicas, abra o aplicativo do Spotify no seu Android e toque no botão de "Buscar". Em seguida, digite a música, artista ou outra palavra-chave na barra de pesquisa para encontrar o áudio que deseja baixar. Escolha um dos itens da lista.

Busque pela música ou artista que deseja baixar no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Busque pela música ou artista que deseja baixar no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Busque pela música ou artista que deseja baixar no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Caso o álbum esteja disponível para download, você poderá encontrar o botão de "Baixar". Ative a chave, mudando do cinza para o verde. O conteúdo começará a ser baixado no seu celular. Você não precisa ficar esperando na mesma tela: pode continuar ouvindo suas músicas ou abrir outros aplicativos que o download não será interrompido. Note que as músicas já baixadas serão mostradas com uma seta em verde.

Inicie o download do seu álbum de músicas do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Inicie o download do seu álbum de músicas do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie o download do seu álbum de músicas do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Tem uma playlist com suas músicas preferidas e quer baixar apenas essas canções? No menu do Spotify, selecione "Sua Biblioteca" e toque em "Playlists". Encontre a Playlist preferida para salvar no celular.

Acesse suas playlists na biblioteca do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse suas playlists na biblioteca do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse suas playlists na biblioteca do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Agora basta ativar a chave ao lado de "Baixar", alterando do cinza para o verde. Será indicada a barra de progresso do download e você poderá ouvir sem precisar internet móvel. Todas as músicas que você adicionar nessa playlist serão baixadas automaticamente. Se preferir depois encerrar esse processo e impedir novos downloads, basta desativar novamente a chave de "Baixar".

Ative o botão para baixar a playlist no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Ative o botão para baixar a playlist no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ative o botão para baixar a playlist no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Gerenciar conteúdo baixado do Spotify

Passo 1. Você pode encontrar músicas, playlists e mais itens baixados de forma simples. Para isso acesse "Sua Biblioteca" e selecione uma das opções de conteúdo. Neste caso vamos encontrar as "Playlists" baixadas, mas o procedimento é semelhante para músicas, artistas e álbuns. Ao abrir a listagem, arraste a tela para baixo para revelar o menu de filtros, indicado por "três linhas". Selecione "Downloads".

Encontre todas suas playlists, musicas, artistas ou álbuns baixados no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Encontre todas suas playlists, musicas, artistas ou álbuns baixados no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre todas suas playlists, musicas, artistas ou álbuns baixados no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Serão listadas todas suas playlists baixadas no Android. Para gerenciar os downloads toque no menu indicado por "três pontos" ao lado da lista de reprodução. Por lá você poderá "Remover download", caso precise liberar espaço no celular, por exemplo.

Gerencie e remova o download do conteúdo no Spotify pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Gerencie e remova o download do conteúdo no Spotify pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Gerencie e remova o download do conteúdo no Spotify pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual melhor concorrente para o Netflix? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo