Como apagar arquivos do Messenger para liberar espaço no Android

Aplicativo PSafe DFNDR promete excluir itens inúteis do mensageiro do Facebook e, assim, aumentar memória disponível no celular.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Facebook Messenger é um dos vilões de armazenamento no celular, pois pode ocupar muito espaço do Android com arquivos inúteis. O PSafe DFNDR é um aplicativo que promete analisar o smartphone em busca de lixo eletrônico e limpar o dispositivo. Assim, a aplicação é capaz de liberar memória para o usuário guardar novas fotos, vídeos, entre outros itens.

O procedimento também ajuda a acelerar um telefone lento ao se livrar de mensagens e arquivos compartilhados em conversas, mas que não precisam ficar guardados. No tutorial a seguir, você aprende a usar o PSafe DFNDR, app disponível para baixar grátis em smartphones com o sistema do Google.

Facebook Messenger pode acumular muitos arquivos inúteis e lotar a memória do celular (Foto: Melissa Cruz /TechTudo) Facebook Messenger pode acumular muitos arquivos inúteis e lotar a memória do celular (Foto: Melissa Cruz /TechTudo)

Facebook Messenger pode acumular muitos arquivos inúteis e lotar a memória do celular (Foto: Melissa Cruz /TechTudo)

Passo 1. Faça o download e instale o aplicativo PSafe DFNDR no Android. No primeiro acesso, toque em “Iniciar” e conceda as permissões ao programa no seu aparelho.

Conceda permissões ao PSafe DFNDR (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Conceda permissões ao PSafe DFNDR (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Conceda permissões ao PSafe DFNDR (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O PSafe DFNDR irá iniciar uma varredura automática no aparelho. Toque no botão de voltar do Android para cancelar e acessar o menu principal do app. Em seguida, toque na aba “Ferramentas”.

Pule a análise inicial e acesse as ferramentas (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Pule a análise inicial e acesse as ferramentas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pule a análise inicial e acesse as ferramentas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Acesse o recurso “Limpeza do Messenger” para abrir um menu de opções para remover fotos, vídeos, GIFs e áudios do aplicativo do Facebook.

Acesse o limpador do Messenger (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o limpador do Messenger (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o limpador do Messenger (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione o item “Limpar fotos” e selecione imagens da lista para remover do aparelho. Por padrão, o PSafe DFNDR marca todos os itens presentes na memória para remoção automática.

Limpe fotos e outros itens do Messenger (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Limpe fotos e outros itens do Messenger (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Limpe fotos e outros itens do Messenger (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Outra opção é acessar o filtro, localizado no menu superior, e marcar somente fotos dos últimos dias, meses ou do ano anterior inteiro. Ao final, toque em “Excluir arquivos selecionados” e confirme sua escolha na janela pop-up.

Filtre por período e apague (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Filtre por período e apague (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Filtre por período e apague (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Repita os passos com vídeos e outros tipos de arquivos enviados pelo Messenger. Em seguida, o PSafe DFNDR deixará o smartphone Android livre de itens desnecessários, liberando memória para apps e mais mídias.

Mais espaço no Android: como mover aplicativos do celular para o cartão de memória

Mais espaço no Android: como mover aplicativos do celular para o cartão de memória

Como transformar cartão SD em memória interna no celular? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo