Como configurar o código de operadora em um celular com Android

Função do Android permite salvar códigos de operadoras para ligações rápidas e mais econômicas.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

Os celulares Android permitem adicionar automaticamente o código da sua operadora de telefonia, para fazer ligações de longa distância de forma mais prática, sem precisar perder tempo decorando ou digitando esses números. A função pode ser configurada nativamente, sem precisar instalar nenhum aplicativo extra no smartphone. Assim, o prefixo é aplicado diretamente ao iniciar a chamada.

Além disso, o usuário garante a economia nas ligações, caso tenha um pacote de descontos ou até minutos gratuitos, nas chamadas de longa distância (DDD e DDI) utilizando o código específico da sua operadora de celular

Veja como adicionar códigos rápidos de operadoras no Android para fazer ligações mais econômicas e de forma mais prática (Foto: Aline Batista/TechTudo) Veja como adicionar códigos rápidos de operadoras no Android para fazer ligações mais econômicas e de forma mais prática (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Veja como adicionar códigos rápidos de operadoras no Android para fazer ligações mais econômicas e de forma mais prática (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Passo 1. Acesse o menu de aplicativos do Android e toque em "Configurar". Na sequência, selecione a opção "Cartões SIM", que está abaixo de "Configurações de redes".

Acesse as configurações de cartões SIM no Android  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações de cartões SIM no Android  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações de cartões SIM no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Certifique-se de que o chip esteja ativo – a chave deve estar à direita. Encontre a opção "Prefixo fácil" e ligue o recurso.

Selecione a opção de prefixo fácil no Android e ative (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Selecione a opção de prefixo fácil no Android e ative (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione a opção de prefixo fácil no Android e ative (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O "Prefixo fácil" será mostrado como "Ativado". Toque em "SIM 1" e, na tela que abrir, selecione o nome da operadora de telefonia de sua preferência. Note que o smartphone automaticamente informa qual é a operadora do chip, ao indicá-la com a palavra "sugerido". As mudanças serão salvas automaticamente.

Selecione um dos códigos de operadora para adicionar nas suas ligações de longa distância no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Selecione um dos códigos de operadora para adicionar nas suas ligações de longa distância no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione um dos códigos de operadora para adicionar nas suas ligações de longa distância no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Se preferir, escolha a opção "Personalizar" e adicione manualmente um código diferenciado. Confirme em "Concluído".

Personalize com um outro código além da lista no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Personalize com um outro código além da lista no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalize com um outro código além da lista no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Uma opção prática para os mochileiros de plantão é ativar também o "Modo viagem", que detecta o roaming internacional automaticamente, adicionando o código do país (no caso do Brasil: +55). Para isso basta mudar a chave da posição cinza (desligado) para verde (ligado) na mesma tela.

Ative a detecção automática de roaming no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Ative a detecção automática de roaming no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ative a detecção automática de roaming no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Toda vez que você fizer uma ligação em longa distância (DDD ou DDI), será utilizado automaticamente esse código de operadora, mesmo que a identificação não esteja salva na agenda do celular. Assim, você poupa tempo e ainda economiza no dia a dia.

Abaixo está a lista com os códigos de discagem das principais operadoras do Brasil.

  • Claro: 21
  • CTBC: 12
  • Oi: 31
  • Oi/Brasil Telecom Móvel: 14 (a operadora tem esse segundo número para chamadas de longa distância)
  • Nextel: 99
  • Sercomtel: 4
  • TIM: 41
  • Vivo: 15

MAIS DO TechTudo