Como usar o navegador do Kindle para acessar a Internet

Navegue em sites e faça download de arquivos diretamente no dispositivo da Amazon

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, para o TechTudo

O Kindle conta com um navegador experimental que permite acessar sites pelo dispositivo. O browser pode ser muito útil quando o usuário não dispõe de um smartphone ou computador por perto. Para dispositivos com Internet 3G grátis, como o modelo Paperwhite 3G, o acesso é restrito às páginas da Amazon e da Wikipédia. No entanto, quando conectados a uma rede via Wi-Fi, é possível visualizar o que desejar, respeitando as limitações da aplicação.

O aplicativo suporta JavaScript, SSL e cookies, mas não é compatível com flash, efeitos multimídia Shockwave ou applets Java, e nem roda vídeos. Você também pode baixar arquivos nos formatos .AZW, .AZW1, .AZW3, e .KFX, eBooks Mobipocket não protegidos (.MOBI, .PRC) e de texto (.TXT), de acordo com o guia da fabricante. Veja, no tutorial a seguir, como usar o navegador no e-reader da Amazon.

O navegador experimental do Kindle permite navegar através de sites da web (Foto: TechTudo/ Bárbara Mannara) O navegador experimental do Kindle permite navegar através de sites da web (Foto: TechTudo/ Bárbara Mannara)

O navegador experimental do Kindle permite navegar através de sites da web (Foto: TechTudo/ Bárbara Mannara)

Passo 1. Acesse a página inicial do Kindle. Caso esteja no meio da leitura de um livro, basta tocar na parte superior da página e, em seguida, no ícone que remete a uma casa.

Toque na parte superior da tela para acessa o menu no Kindle (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Toque na parte superior da tela para acessa o menu no Kindle (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Toque na parte superior da tela para acessa o menu no Kindle (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Já na página inicial, vá no símbolo representado por três pontos na vertical.

Clique no ícone em destaque na página inicial do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Clique no ícone em destaque na página inicial do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Clique no ícone em destaque na página inicial do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. No menu que abrir, selecione a opção “Navegador experimental”.

Selecione a opção "Navegador experimental" do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Selecione a opção "Navegador experimental" do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Selecione a opção "Navegador experimental" do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Caso não esteja conectado à rede Wi-Fi, abrirá uma lista com as redes disponíveis. Escolha a de sua preferência.

Para usar o navegador experimental, conecte o Kindle a uma rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Para usar o navegador experimental, conecte o Kindle a uma rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Para usar o navegador experimental, conecte o Kindle a uma rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Agora, basta digitar o endereço do site na barra e, em seguida, pressionar “Enter”;.

Digite o endereço na barra do navegador experimental do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Digite o endereço na barra do navegador experimental do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Digite o endereço na barra do navegador experimental do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. Caso queira aumentar a fonte do texto, basta arrastar dois dedos do centro para fora da tela.

É possível ampliar o texto do site no navegador experimental do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) É possível ampliar o texto do site no navegador experimental do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

É possível ampliar o texto do site no navegador experimental do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 7. Se preferir tornar a página mais leve, é possível remover as imagens. Para isso, basta acessar o ícone de três pontos na vertical e, em seguida, selecionar a opção “Configurações do navegador”.

É possível remover as imagens da página, para tornar o carregamento mais fácil (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) É possível remover as imagens da página, para tornar o carregamento mais fácil (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

É possível remover as imagens da página, para tornar o carregamento mais fácil (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 8. Agora, toque em “Desativar imagens”.

Selecione a opção "Desativar imagens" nas configurações do navegador do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Selecione a opção "Desativar imagens" nas configurações do navegador do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Selecione a opção "Desativar imagens" nas configurações do navegador do Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Caso queira rever as figuras da página, é só seguir o mesmo caminho e clicar em “Ativar imagens”.

Kindle, Kobo ou Lev? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo