Como usar o recurso Super Digitalização do OneDrive no iPhone

Aplicativo copia recurso do rival Google Drive para digitalizar documentos na nuvem

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O OneDrive para iPhone (iOS) oferece uma função avançada de escaner que permite criar cópias virtuais de documentos impressos usando a câmera do celular. O recurso Super Digitalização, presente em rivais como o Google Drive, facilita na hora de digitalizar documentos, já que usa a tecnologia do Microsoft Office Lens para capturar várias páginas e juntar o resultado em um único arquivo PDF.

No final, o usuário tem a opção de salvar o conteúdo online na nuvem ou compartilhar nas redes sociais. Veja, neste tutorial, o passo a passo de como usar o iPhone para digitalizar documentos pelo OneDrive.

OneDrive tem recurso para digitalização de documentos no iPhone (Foto: Divulgação/OneDrive) OneDrive tem recurso para digitalização de documentos no iPhone (Foto: Divulgação/OneDrive)

OneDrive tem recurso para digitalização de documentos no iPhone (Foto: Divulgação/OneDrive)

Passo 1. Baixe o OneDrive para iPhone na versão 9.1 ou superior, disponível na App Store e faça login. O app requer uma conta Microsoft para entrar, como Hotmail ou Outlook.

Passo 2. Abra o aplicativo e acesse a aba "Eu". Em seguida, toque no item "Ingresse no TestFlight do OneDrive" para entrar no programa de testes do aplicativo e liberar todas as funções experimentais, como a digitalização avançada.

Entre no programa de teste do OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Entre no programa de teste do OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Entre no programa de teste do OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Complete o cadastro informando sua Apple ID e respondendo a um pequeno questionário.

Faça login e responda o questionário no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça login e responda o questionário no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça login e responda o questionário no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Volte à tela inicial, abra o menu principal do OneDrive e toque em “Digitalizar”. Selecione no rodapé a opção “Documento”, foque no objeto a ser escaneado e fotografe.

Use a câmera para digitalizar documentos no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Use a câmera para digitalizar documentos no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use a câmera para digitalizar documentos no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O OneDrive oferece opções para recortar e girar a página. Edite o documento como desejar, alinhando as bordas para remover o fundo. Ao terminar, toque em "Concluído", no topo da tela.

Recorte e gire a imagem no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Recorte e gire a imagem no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Recorte e gire a imagem no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Para adicionar mais páginas ao mesmo documento PDF, toque no sinal de mais (+), no canto inferior. Para usar essa função é preciso ser assinante do serviço Office 365, da Microsoft.

Adicione mais páginas ao documento no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione mais páginas ao documento no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione mais páginas ao documento no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Edite as páginas adicionais e, ao finalizar a digitalização, toque em "Carregar".

Finalize a edição no OneDrive e salve na nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Finalize a edição no OneDrive e salve na nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Finalize a edição no OneDrive e salve na nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. O OneDrive irá carregar o seu documento digitalizado na nuvem. Aguarde o fim do upload para ver o seu arquivo PDF armazenado no diretório online.

Aguarde o carregamento no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Aguarde o carregamento no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aguarde o carregamento no OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Os documentos digitalizados são salvos automaticamente na sua nuvem do OneDrive. Uma vez salvos, o usuário pode baixar os arquivos para acessar offline (ícone de paraquedas) ou compartilhar em qualquer lugar (ícone de pasta).

Salve offline ou envie para um amigo pelo OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Salve offline ou envie para um amigo pelo OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Salve offline ou envie para um amigo pelo OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A Super Digitalização estreou na versão 9.1 do OneDrive para iPhone. A atualização também trouxe novas funções como o acesso a pastas offline, compartilhamento temporário de arquivos e um recurso que permite descobrir documentos interessantes criados por colegas de classe ou do trabalho ─ nesse último caso, requer conta Microsoft Education ou For Business.

MAIS DO TechTudo