Por Barbara Mannara, para o TechTudo


O Google Drive é um popular serviço de nuvem do Google que oferece 15 GB de espaço gratuito. No entanto, para conseguir mais armazenamento é necessário pagar um valor extra no plano Premium. Para quem não quer ter gastos, algumas dicas rápidas podem ajudar a economizar e até liberar espaço online na sua conta pelo celular.

Para começar, o aplicativo nativo Google Fotos no smartphone Android permite selecionar quais álbuns o usuário deseja fazer backup no Drive, para não lotar com conteúdo desnecessário. Além disso, um filtro ajuda a descobrir quais arquivos estão pesando mais na nuvem e apagar com poucos toques. Confira como usar todos os truques neste tutorial.

Veja as dicas rápidas para economizar ou liberar espaço no Google Drive pelo Android. — Foto: Divulgação/Google

1. Remover backup de álbuns de fotos

Passo 1. Com esse truque no app Google Fotos, galeria nativa no Android, você mantém o backup apenas de álbuns importantes e não lota a nuvem com arquivos desnecessários. Para ativar e desativar, abra o aplicativos de Fotos no Android. Em seguida, selecione o botão de "Álbuns" e escolha um dos álbuns no seu celular.

Selecione o álbum do Drive que deseja remover o backup no Android — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Note que há uma chave no topo do álbum indicando o "Backup e sincronização". Para impedir que essas imagens fiquem salvas no Google Drive automaticamente, basta desligar essa chave, deixando-a na posição cinza.

Remova o backup e sincronização com Drive para poupar espaço — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

2. Listar arquivos por tamanho de armazenamento e apagar o que não precisar

Passo 1. Para ganhar espaço na nuvem do Google Drive, abra o aplicativo no Android e toque no menu do topo direito, indicado por três pontos. Selecione "Classificar por". Na aba exibida na base da tela, marque a opção "Armazenamento usado".

Use o filtro para classificar por tamanho do armazenamento no Drive — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Agora, basta observar no Drive que os itens serão organizados pelo maior armazenamento, inclusive dentro de pastas específicas. Quer liberar espaço? Toque no menu com "três pontos" ao lado do item e selecione "Remover" para apagar do Drive.

Apague arquivos desnecessário pesados no Drive — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

3. Limpar a lixeira do Drive no Android

Passo 1. Mesmo depois de apagados, os arquivos se mantém na nuvem por um tempo. Para limpar de vez e liberar espaço logo, abra o menu lateral, na esquerda do app do Drive, indicado por três linhas, e selecione "Lixeira". Todos os arquivos que ainda estão na nuvem serão mostrados. Toque no botão de menu da tela, com ícone de três pontos.

Abra a lixeira do Drive pelo Android — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Depois, selecione "Esvaziar lixeira" e confirme em "Excluir definitivamente".

Apague definitivamente os arquivos do Drive para liberar espaço — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

4. Gerenciar Backups no Google Drive

Passo 1. O seu Google Drive pode estar salvando dados e arquivos de aparelhos antigos ou de apps desnecessariamente, o que pode lotar seu espaço. Para resolver e gerenciar, abra o menu lateral e selecione "Backups". A lista com todos os backups vinculados a sua conta Google Drive será mostrada. Para remover, toque no menu em um dos itens.

Acesse os backups salvos no Google Drive pelo Android — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Por fim, selecione "Excluir backup" na janela exibida. Confirme em "Excluir".

Exclua o backup para não salvar mais informações no Drive — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

5. Limpar o cache do Drive

Passo 1. Uma boa dica é limpar o cache, que pode ocupar desde 100 MB até 1000 MB. Para isso, abra o menu lateral na esquerda do app e selecione "Configurações". Depois, selecione "Limpar cache" e confirme em "OK".

Limpe o cache do Google Drive pelo Android — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

O Google Drive é seguro? Vale a pena pagar? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo