iPhone permite checar quais apps mais gastam o 4G; aprenda a bloqueá-los

Tutorial ensina a encontrar os aplicativos que mais usam a internet móvel.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O iPhone (iOS) permite que o usuário descubra facilmente quais aplicativos são os vilões da franquia de internet móvel. Dessa forma, é possível bloquear apenas os apps que mais consomem, impedindo que eles acessem a rede 4G ou 3G. No fim das contas, a dica serve para economizar no pacote de dados.

O recurso é útil para quem acha que a franquia está acabando muito rápido ou durando menos do que deveria. Neste tutorial, veja também como bloquear o acesso dos apps beberrões à internet móvel.

Descubra quais apps gastam mais dados móveis no iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Descubra quais apps gastam mais dados móveis no iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Descubra quais apps gastam mais dados móveis no iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do iPhone, em "Ajustes", e toque em "Celular". Agora, role a tela até a seção "Usar dados celulares para" e observe a quantidade de dados usado por cada app, logo abaixo do nome.

Acesse as configurações do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Aplicativos desinstalados e serviços do sistema também podem ter consumido dados. Para descobrir, role a lista até o fim e toque em "Serviços do Sistema". Observe o item "Apps Desinstalados". Repare, ainda, a data em que as estatísticas foram zeradas. O ideal é redefini-las todos os meses para ter informações mais precisas.

Visualizando o consumo de dados do sistema no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Visualizando o consumo de dados do sistema no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Visualizando o consumo de dados do sistema no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Para bloquear um app que consome muitos dados, desative o seletor à direita do nome. Dessa forma, sempre que você abrir o aplicativo, será informado que a internet móvel está desabilitada para aquele app. Caso queira, basta tocar em "Ajustes" e reativar o acesso do aplicativo aos dados móveis.

Impedindo que um app acesse a Internet móvel do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Impedindo que um app acesse a Internet móvel do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Impedindo que um app acesse a Internet móvel do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para descobrir quais apps são os vilões da sua franquia de Internet e impedir que eles se conectem à rede.

MAIS DO TechTudo