Por Bruno Soares, para o TechTudo


Já imaginou ter alguém que organizasse as referências bibliográficas da sua monografia nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como num passe de mágica? No Google Docs, isso é possível. O complemento EasyBib Bibliography Creator, que está disponível para o Office do Google" de maneira gratuita, reúne normas técnicas de formatação do mundo inteiro, incluindo as mais usadas no Brasil. Assim, basta procurar pela edição do livro ou arquivo para o qual você quer criar uma citação e o aplicativo vai gerar automaticamente o modelo correto. A extensão ainda organiza suas referências em ordem alfabética pelo nome do autor.

Veja como instalar e utilizar esse recurso. Uma vez adicionada ao Google Docs, a extensão passa a ser uma ferramenta disponível a qualquer momento para o usuário. Saiba fazer as referências bibliográficas de forma correta e de maneira simples.

Como organizar referências em ABNT no Google Docs — Foto: Bruno Soares/TechTudo Como organizar referências em ABNT no Google Docs — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Como organizar referências em ABNT no Google Docs — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Primeiro uso: instalando o EasyBib no Google Docs

Passo 1. Com um documento aberto no Docs, selecione, no topo da tela, a guia "Complementos" e depois clique em "Instalar complementos";

Clique em "Instalar complementos" — Foto: Reprodução/Bruno Soares Clique em "Instalar complementos" — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Clique em "Instalar complementos" — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Passo 2. No pop-up que irá abrir, use a barra de pesquisas para buscar a extensão EasyBib. Quando encontrar, clique no botão "+ Grátis" para adicioná-la ao Docs;

Busque e instale a extensão EasyBib Bibliography Creator — Foto: Reprodução/Bruno Soares Busque e instale a extensão EasyBib Bibliography Creator — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Busque e instale a extensão EasyBib Bibliography Creator — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Passo 3. Para funcionar, o complemento irá pedir algumas permissões. Clique em "Permitir" para concedê-las.

Conceda as permissões pedidas pelo complemento — Foto: Reprodução/Bruno Soares Conceda as permissões pedidas pelo complemento — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Conceda as permissões pedidas pelo complemento — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Como criar referências em ABNT com o EasyBib

Passo 1. O procedimento anterior só é necessário no primeiro uso. Após a instalação, a extensão estará permanentemente disponível na guia "Complementos". Para usar, basta clicar sobre ela;

Novamente em "Complementos", abra o EasyBib — Foto: Reprodução/Bruno Soares Novamente em "Complementos", abra o EasyBib — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Novamente em "Complementos", abra o EasyBib — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Passo 2. Por padrão, o EasyBib vem configurado para o estilo de formatação da MLA (Modern Language Association), muito usado na América do Norte. Clique sobre o botão "Style" e busque por "Associação Brasileira de Normas Técnicas para mudar para o estilo da ABNT, o mais popular no Brasil;

Mude de MLA para ABNT — Foto: Reprodução/Bruno Soares Mude de MLA para ABNT — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Mude de MLA para ABNT — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Passo 3. Escolha se o texto que você quer citar é um livro (Book); artigo de periódico (Journal Article) ou Website; busque pelo título ou autor e selecione a edição que você está utilizando;

Selecione o tipo de publicação e depois busque e selecione a edição — Foto: Reprodução/Bruno Soares Selecione o tipo de publicação e depois busque e selecione a edição — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Selecione o tipo de publicação e depois busque e selecione a edição — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Passo 4. O EasyBib irá organizar, automaticamente, a citação da publicação nas normas da ABNT. Para adicioná-la ao documento, basta clicar no botão "Add Bibliography to Doc";

Adicione a citação gerada ao documento — Foto: Reprodução/Bruno Soares Adicione a citação gerada ao documento — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Adicione a citação gerada ao documento — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Passo 5. Se você adicionar outras publicações às referências, o EasyBib irá organizá-las por ordem alfabética do sobrenome do autor principal, como exigem as normas.

EasyBib organiza as referências em ordem alfabética — Foto: Reprodução/Bruno Soares EasyBib organiza as referências em ordem alfabética — Foto: Reprodução/Bruno Soares

EasyBib organiza as referências em ordem alfabética — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Como colocar o texto em duas colunas no Google Docs? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo