Nove recursos úteis do Waze que podem facilitar a sua vida

Lista traz funções úteis que são pouco conhecidas e podem deixar o seu dia a dia mais fácil

Nove recursos úteis do Waze que podem facilitar a sua vida Nove recursos úteis do Waze que podem facilitar a sua vida
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Waze, famoso aplicativo de GPS para celulares Android e iPhone (iOS), tem algumas funcionalidades que ajudam a tornar o dia a dia do usuário mais fácil. São recursos que vão desde dicas simples, como lembrar de acender os faróis, até funções que podem salvar vidas, como alertas de excesso de velocidade e lembrete de criança no carro.

Confira, nesta lista do TechTudo, nove funções pouco conhecidas do Waze que podem facilitar a sua vida. A maioria está disponível para as plataformas do Google e da Apple.

Descubra rapidamente o tempo de viagem

No iPhone (iOS), o Waze tem um widget acessível diretamente da central de notificações do celular. Com ele, o usuário pode descobrir de forma rápida o tempo de deslocamento para a sua casa e para o trabalho, sem precisar abrir o aplicativo. O recurso funciona, inclusive, com o aparelho bloqueado.

Para ativá-lo, basta acessar a central de notificações do iOS e tocar em "Editar", na parte inferior da tela. Em seguida, procure pelo widget do Waze e toque sobre o botão "+", à esquerda do nome. Por fim, vá em "OK", no canto superior direito da tela.

Adicionando widget do Waze ao iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Adicionando widget do Waze ao iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Adicionando widget do Waze ao iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ouça músicas do Spotify direto do Waze

O Waze possui integração com o app do Spotify. Assim, é possível ouvir suas músicas no carro sem precisar ficar alternando entre os dois aplicativos. O recurso é ideal para quem precisa das orientações de GPS e não abre mão de ouvir músicas enquanto está dirigindo. A funcionalidade está disponível apenas para usuários de Android.

Acesse as configurações do Spotify e habilite a opção "Navegação com Waze". Em seguida, basta confirmar e permitir que o app de músicas acesse as informações de navegação do Waze. Feito isso, o ícone do Spotify aparecerá sobre o mapa. Toque nele para controlar suas músicas.

Opção para controlar suas músicas do Spotify diretamente pelo Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Opção para controlar suas músicas do Spotify diretamente pelo Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Opção para controlar suas músicas do Spotify diretamente pelo Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Localize estacionamentos próximos

O Waze pode dar sugestões de estacionamentos próximos do seu destino. O recurso é interessante para quem está viajando ou indo a um local desconhecido e não conhece um lugar seguro para deixar o carro. As sugestões de estacionamentos são exibidas na mesma tela com os resultados de busca e basta um toque para alterar o destino.

Você pode usar o recurso sempre que realizar qualquer busca. Caso o Waze possua sugestão de estacionamentos próximo ao seu destino, você verá um alerta chamado "Estacionamento mais próximo". Nesse caso, toque sobre ele e, por fim, escolha "Estacionar aqui".

Localizando estacionamento próximo ao destino no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Localizando estacionamento próximo ao destino no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Localizando estacionamento próximo ao destino no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Saiba onde estacionou o carro

O Waze permite marcar no mapa o local em que você estacionou o carro, inclusive com a opção de adicionar uma foto. Dessa forma, fica fácil saber o local exato em que o automóvel está. A funcionalidade é útil para quem tem memória curta ou costuma deixar o carro em grandes estacionamentos a céu aberto.

Para marcar o lugar em que você estacionou, basta pressionar o dedo sobre o mapa por alguns instantes. Se você ainda está no carro, pressione sobre a sua localização atual. Em seguida, toque sobre o botão "..." e vá em "Marque seu local de estacionamento".

Marcando local de estacionamento no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Marcando local de estacionamento no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Marcando local de estacionamento no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Lembrete de faróis

No Android, o Waze pode lembrá-lo de acender os faróis do seu carro. O recurso é útil para quem costuma dirigir na rodovia com frequência. Nesse caso, não é necessário fazer nada. O lembrete vem ativado por padrão e é disparado assim que o GPS identificar que você está em uma via onde o farol ligado é obrigatório.

Lembrete de criança no carro

O Waze pode alertá-lo sobre a possibilidade de você ter esquecido uma criança no carro sempre que chegar ao seu destino. A função é ideal para quem possui filhos, mas também pode ser usada pelos usuários que costumam andar com animais de estimação.

Para ativá-la, acesse as configurações do Waze e vá em "Geral". Toque em "Lembrete de criança" e, por fim, selecione a opção "Permitir lembretes". Caso queira, você pode definir uma mensagem personalizada para o lembrete.

Ativando lembrete de criança no carro no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando lembrete de criança no carro no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando lembrete de criança no carro no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Caminhos alternativos em dia de rodízio

Disponível apenas na cidade de São Paulo, o Waze permite mapear rotas em dias de rodízio de carros. O motorista pode registrar a placa do veículo no aplicativo e, desse modo, obter trajetos alternativos para o trabalho ou passeio em dias de restrições de tráfego nas vias, evitando multas.

Ative o recurso nas opções do Waze, em "Navegação". Toque em "Rodízio veicular" e, por fim, informe os dois últimos dígitos da placa do seu carro. Dessa forma, nos dias em que houver restrição para o seu veículo, o Waze automaticamente o guiará por caminhos alternativos.

Faça rotas alternativas no Waze em dias de rodízio (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Faça rotas alternativas no Waze em dias de rodízio (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Faça rotas alternativas no Waze em dias de rodízio (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Seja alertado em caso de excesso de velocidade

O Waze sabe a velocidade máxima permitida das vias e pode emitir um alerta sonoro caso você esteja acima do limite. Essa funcionalidade é interessante para quem está dirigindo em uma cidade ou rodovia que não conhece ou que está mal sinalizada. Além da segurança, o recurso pode evitar que você seja multado.

Para configurar o aviso, acesse as configurações do Waze e toque em "Velocímetro". Em seguida, ative as opções "Mostrar velocímetro" e "Tocar som de alerta". Você também pode definir uma tolerância para os alertas em "Quando mostrar alerta".

Ativando alertas de excesso de velocidade no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando alertas de excesso de velocidade no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando alertas de excesso de velocidade no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Planeje suas viagens

O Waze permite configurar percursos planejados no aplicativo. Você pode agendar previamente os seus destinos e, dessa forma, recebe um lembrete no momento certo em que deve sair para chegar a tempo em seus compromissos. O recurso é ideal para quem mora em grandes centros urbanos e frequentemente precisa lidar com congestionamentos.

Para planejar um percurso, acesse o menu do aplicativo e toque em "Percursos planejados". Em seguida, basta tocar em "+", no canto inferior direito da tela, e escolher o seu destino. Por fim, defina quando você quer chegar ao local.

Configurando um percurso planejado no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando um percurso planejado no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Configurando um percurso planejado no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Waze para carros com Android Auto: como usar? Descubra no Fórum TechTudo.

MAIS DO TechTudo