O som do Windows não está funcionando? Saiba como resolver

Drivers e controladores de som desatualizados podem deixar o PC sem áudio.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Edivaldo Brito, para o TechTudo

Como acontece com outros recursos do computador, o som do seu PC com Windows pode parar de funcionar sem um motivo aparente. Há várias possibilidades para isso acontecer, como interferências causadas pela troca entre fones de ouvido e modo alto-falante ou drivers e controladores de som desatualizados, por exemplo. Veja os possíveis problemas relacionados ao áudio do computador e dicas para fazer com que o som volte a funcionar de novo.

Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

1. Use a opção "Dispositivos de reprodução"

Se você troca regularmente entre fones de ouvido, saídas de áudio digital e alto-falantes padrão, existe uma chance disso interferir na saída de som "padrão" do seu PC, e do sistema não voltar ao normal.

Passo1. Se esse for o caso, clique com o botão direito do mouse no ícone do alto-falante, no canto inferior direito da barra de tarefas do Windows. Verifique se a configuração não está em "sem som" e, em seguida, clique em "Dispositivos de reprodução";

Acessando a opção Acessando a opção

Acessando a opção "Dispositivos de reprodução" no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Verifique se a saída de áudio que você deseja usar possui um ''tique verde'' ao lado. Se não tiver, clique com o botão direito do mouse na saída de áudio preferida e, depois, em "Definir como dispositivo padrão";

Passo 3. Se sua saída de som escolhida for exibida, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em "Habilitar". Depois, em "Definir como Dispositivo Padrão";

Ativando uma saída de áudio no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Ativando uma saída de áudio no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Ativando uma saída de áudio no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Se isso não funcionar, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da sua lista de dispositivos e, depois, clique em "Mostrar Dispositivos Desabilitados". Quando a saída de áudio que você deseja usar for exibida, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em "Habilitar". Depois, em "Definir como Dispositivo Padrão".

Ativando a exibição de dispositivos desabilitados (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Ativando a exibição de dispositivos desabilitados (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Ativando a exibição de dispositivos desabilitados (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

2. Atualize seus drivers de som

Passo 1. Se depois do procedimento acima o som não voltar ao normal, os drivers podem estar desatualizados. Para resolver isso, abra o ''Gerenciador de dispositivos''. Procure "Gerenciador de dispositivos" no menu Iniciar ou pressione as teclas ''Windows + X'' e clique nessa opção no menu que será exibido;

Executando o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Executando o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Executando o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Em seguida, clique na seta ao lado do item "Entradas e saídas de áudio" para ver a marca da sua placa de som;

Visualizando os dispositivos de entrada e saída de áudio (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Visualizando os dispositivos de entrada e saída de áudio (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Visualizando os dispositivos de entrada e saída de áudio (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse no hardware de áudio. Se estiver desativado, clique na opção "Ativar" ou "Procurar alterações de hardware". Se estiver ativo, clique em "Atualizar Driver";

Atualizando, desinstalando e verificando  o hardware de áudio (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Atualizando, desinstalando e verificando  o hardware de áudio (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Atualizando, desinstalando e verificando o hardware de áudio (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Se o problema persistir, você pode desinstalar o driver do gerenciador de dispositivos (usando a opção "Desinstlar dispositivo" do menu de contexto) e, quando reiniciar seu PC, o Windows irá reinstalá-lo automaticamente.

3. Atualize/reinstale os controladores de som

Passo 1. No Gerenciador de dispositivos, clique e abra o item "Controladores de som, vídeo e jogos" e veja se você tem a opção "IDT High Definition Audio CODEC". Desinstale todos os dispositivos que você encontrar nesse item, clicando com o botão direito do mouse em cada um deles e escolhendo a opção "Desinstalar dispositivo" no menu de contexto. Esses dispositivos serão reinstalados mais tarde;

Desinstalando os controladores de som do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Desinstalando os controladores de som do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Desinstalando os controladores de som do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Se agora você consegue visualizar o codec, clique com o botão direito do mouse e, depois, em "Atualizar driver". Na primeira tela, clique na opção "Procurar software de driver no computador";

Clicando em Clicando em

Clicando em "Procurar software de driver no computador" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, clique em "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador";

Clicando na opção que permite escolher o driver em uma lista (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Clicando na opção que permite escolher o driver em uma lista (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Clicando na opção que permite escolher o driver em uma lista (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Na tela seguinte, clique em "Dispositivo de High Definition Audio". Clique no botão "Avançar" e confirme a instalação.

Instalando o driver Instalando o driver

Instalando o driver "Dispositivo de High Definition Audio" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

MAIS DO TechTudo